10 cidades para quem deseja curtir o Carnaval no Nordeste

O Carnaval no Nordeste se popularizou ao longo dos anos, como uma alternativa para quem não perde a folia e busca, ao mesmo tempo, belas paisagens, praias incríveis e uma receptividade única. Afinal, trata-se da região mais visitada no Brasil por turistas nacionais e estrangeiros.

E não é por menos! O Nordeste respira cultura, arte, história e uma riqueza natural de encher os olhos. Para se ter ideia, de acordo com dados do Ministério do Turismo, 60% dos viajantes durante o Carnaval de 2023 procuraram uma cidade nordestina para curtir a festa do Rei Momo.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou um artigo completo com as melhores dicas para quem pretende curtir o Carnaval no Nordeste. Confira conosco e aproveite para já fazer a cotação de um seguro viagem nacional e ter maior tranquilidade durante o feriado. Boa leitura!

Dicas para aproveitar o melhor do Carnaval no Nordeste

Antes de escolher o seu destino para curtir o Carnaval no Nordeste, atente-se para fazer um comparativo dos preços de um ou mais aeroportos. Isso porque há casos em que uma cidade tem maior fluxo de turistas e as passagens são bem mais caras. Contudo, é possível desembarcar em outro local para chegar ao destino.

Por exemplo, para quem opta pelo Carnaval em Recife ou Olinda, o aeroporto de João Pessoa fica a apenas 2 horas e pode ser uma alternativa com melhor custo-benefício.

Além disso, pesquise anteriormente quais bairros ou regiões da cidade acontece a folia, dependendo de onde você prefere se hospedar. Por exemplo, em Salvador, a maior parte dos blocos saem entre a Barra e Ondina, na parte baixa da cidade. Dessa forma, se você não quer se deslocar grandes distâncias para estar no meio da agitação, precisa escolher uma hospedagem nesta região.

Principais cidades para curtir o Carnaval no Nordeste

1 | Salvador (Bahia)

É claro que nossa lista de melhores destinos para o Carnaval no Nordeste abriria com a capital da Bahia. Afinal, ele remonta desde o Século 17 e se tornou um patrimônio imaterial na década de 1980, quando popularizou com Dodô e Osmar os trios elétricos.

Além disso, Salvador é referência quando o assunto é energia, música e dança. Sendo assim, há uma infinidade de sons como a axé music, samba, pagode, maracatu, dentre outros que tomam as ruas da cidade durante todo o feriado.

Alguns dos blocos mais famosos do Carnaval de Salvador incluem o Olodum, conhecido por suas batidas de percussão e por promover a cultura afro-brasileira, e o Bloco Eva, que é um dos mais antigos e tradicionais da cidade. Outros blocos populares são o Chiclete com Banana, o Timbalada e o Ilê Aiyê.

Para os fãs da música brasileira, ainda é possível conferir shows de artistas como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Gilberto Gil e muito mais. Ou seja, tudo isso explica o mais popular Carnaval do Nordeste e o porquê quase 3 milhões de turistas vão para Salvador nessa época.

Leia também | O que fazer em Salvador

2 | Recife (Pernambuco)

Com números de foliões bem próximos ao de Salvador, Recife é um dos melhores destinos para o Carnaval do Nordeste e une tradição e modernidade numa festa grandiosa. Isso porque há desde blocos como o Galo da Madrugada, que sai sempre no sábado, até palcos montados por toda a cidade.

Para 2024, foram anunciadas mais de 100 atrações, como por exemplo, Nação Zumbi, Alceu Valença, Ludmilla, Gilberto Gil, Lenine, Otto e Paralamas do Sucesso. Ou seja, há shows gratuitos para fãs de qualquer estilo musical.

Além disso, a cidade aposta em uma programação que valoriza a cultura local, como a Terça Gorda, o Bloco do Zé Pereira, as orquestras de frevo e mais de 500 manifestações como caboclinhos, afoxés e maracatus.

Leia também | O que fazer no Recife

3 | Olinda e o Carnaval no Nordeste (Pernambuco)

Há pouco mais de 20 minutos do centro de Recife, a cidade de Olinda é um polo da folia brasileira tão tradicional quanto Ouro Preto, em Minas Gerais. Isso porque, por suas ladeiras e casarios coloniais, os foliões podem acompanhar diversos blocos  com estilos musicais famosos no Nordeste.

De modo geral, destaca-se no Carnaval de Olinda a apresentação anual do cantor Alceu Valença, que acontece no primeiro dia da sacada de sua residência no alto da cidade. Além disso, são famosos os bonecos com mais de dois metros de altura, que saem às ruas juntamente com os foliões.

Para animar, o som do frevo costuma ser o principal condutor, além de uma dança típica que conta com muitas cores e pequenas sombrinhas. Ao todo, Olinda possui mais de 500 blocos oficiais, além de outras agremiações que reúnem amigos e moradores da cidade.

Leia também | Turismo histórico no Brasil

4 | Porto Seguro (Bahia)

Outro destino baiano em nossa lista, mas desta vez, ele fica no extremo sul do estado, na Costa do Descobrimento. Aliás, Porto Seguro é uma opção para passar o Carnaval no Nordeste muito querida entre mineiros e capixabas, devido a proximidade com estes estados.

Por lá você encontra uma programação ampla e versátil, que conta com festas privadas e palcos na rua, com muito pagode, axé, sertanejo e pop. Por sua vez, a conhecida Passarela do Álcool se estrutura com barracas e complexos de lazer, de modo que o folião possa acompanhar os blocos de rua com maior segurança e comodidade.

Dentre os destaques podemos citar os eventos da Arena Axé Moi, que conta com o Carnaporto e já levou atrações como Ivete Sangalo, Tomate, Pedro Sampaio e Timbalada.

Saiba mais | O que fazer em Porto Seguro

5 | Fortaleza (Ceará)

Saindo do sul e indo para o extremo oposto, o Carnaval no Nordeste também tem eventos e atrações imperdíveis na capital cearense. Afinal, Fortaleza não é famosa apenas pelas praias paradisíacas e pelos famosos resorts.

Além disso, por sua grandiosidade, a folia por lá se divide em seis pólos, de modo a oferecer alternativas para todos os gostos e preferências dos foliões. Entre os mais famosos estão o polo da Avenida Domingos Olímpio, onde ocorrem os desfiles de escolas de samba, afoxés e maracatus. Por sua vez, em outros bairros, o destaque fica para o polo do Passeio Público, que tem programação infantil, shows, blocos de rua e bandas.

Os outros pólos são o Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil, Mocinha e Mercado dos Pinhões.

Leia também | O que fazer em Fortaleza

6 | João Pessoa (Paraíba)

A valorização da cultura local e brasileira na Paraíba é constante, e isso também se torna um ponto favorável quando o assunto é escolher um destino para o Carnaval no Nordeste. Afinal, sua capital possui uma folia tradicional que acontece há mais de 100 anos na Avenida Duarte da Silveira, no coração de João Pessoa.

Por lá, você pode conferir apresentações de agremiações diversas, como por exemplo, clubes de orquestras, escolas de samba e até mesmo tribos indígenas.

Dentre as atrações mais populares, merece destaque a ala ursa, onde o personagem principal se fantasia de uso com adereços feitos com materiais artesanais. Por fim, o poder público de João Pessoa organiza o Folia de Rua, que reúne 40 blocos, 150 artistas convidados e 13 agremiações independentes de bairros para animar o centro e a orla da cidade nos dias de folia.

Leia também | O que fazer em João Pessoa

7 | São Luís (Maranhão)

São Luís despontava como um dos melhores roteiros para o Carnaval no Nordeste antes da pandemia, quando a festa foi cancelada por dois anos. Porém, no ano passado, realizou a maior festa de sua história e a expectativa para 2024 é que ela seja ainda maior, dado o alto grau de qualidade no turismo do Maranhão.

Para isso, a capital maranhense aguarda cerca de 2 milhões de foliões, que poderão conferir atrações que se dividem entre a Avenida Litorânea e a Beira-Mar.

Dentre os destaques, podemos citar os blocos Apaixonados, Flor do Samba, Jegue folia e Bicho da Terra, além de artistas nacionalmente conhecidos como Chiclete com Banana, Matheus e Kauan e Geraldo Azevedo.

8 | Natal (Rio Grande do Norte)

O Carnaval no Nordeste tem em Natal outro destino imperdível para foliões dos mais diversos gostos e preferências. Em resumo, ele também divide suas atrações em pólos temáticos, que vão desde a famosa praia de Ponta Negra até o Largo do Atheneu, na região central.

Para 2024, já foram divulgados shows de Marília Marques, Alobened, Rosa de Pedra e Pedro Luccas. Ao todo, a folia em Natal conta com a tradição das escolas de samba, tribos indígenas, mais de 50 bandas de frevo e cerca de 22 mil integrantes musicais para agitar os foliões.

Saiba também | O que fazer em Natal

9 | Aracaju (Sergipe)

O menor dos estados nordestinos não fica para trás quando o assunto é destino imperdível para o Carnaval no Nordeste. Além disso, por não ser um dos roteiros mais populares, a capital sergipana se destaca para quem procura unir a agitação com uma pausa para curtir a praia, o sol e a ótima gastronomia local.

Por isso, uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou que o crescimento no número de turistas em Aracaju durante o carnaval foi o maior do país. Isso porque chegou a 62% e deixou para trás cidades como Salvador, Recife e Olinda.

E não é por menos! Aracaju conta tanto com blocos de rua quanto palcos pela orla e região central. Dentre os mais famosos se destacam o Bloquinho Master, Babylândia e Negrada Top. Em resumo, ideais para famílias e pessoas de todas as idades.

Leia também | O que fazer em Aracaju

10 | São Cristóvão (Sergipe)

Por fim, para fechar a lista dos destinos para passar o Carnaval no Nordeste, listamos uma cidadezinha próxima à Aracaju que pode ser o refúgio de foliões que buscam se divertir e encantar em um vilarejo colonial.

São Cristóvão é a primeira cidade a ser fundada em Sergipe e pode ser uma alternativa excelente para quem vai viajar para o estado. Afinal, é possível curtir o feriado tanto na capital quanto por lá.

Na programação você terá o circuito oficial que acontece nas ruas do centro histórico com 14 apresentações. Os palcos ficam na Praça da Matriz, Bica dos Pintos e próximo à região comercial. Por eles irão passar desde agremiações de bairro a artistas famosos de Sergipe, como Karla Isabella, Trakinagem e DJ Lucas Moura.

Seu Carnaval no Nordeste é mais seguro com o Assistente de Viagem!

Após aprender sobre os melhores destinos para passar o Carnaval no Nordeste, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem nacional. Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: