9 pontos turísticos em Roma que você não pode perder

Os pontos turísticos em Roma contam a história de toda civilização ocidental. Roma foi o berço de grandes projetos de cidades e impérios, e persistiu durante muitos séculos como a civilização mais impontente do mundo. 

Hoje em dia, é possível visitar os pontos turísticos em Roma e se deparar com as histórias mais complexas contadas nos livros. É um museu a céu aberto disponível para quem quiser ver. 

E mesmo que seja uma pequena cidade no meio da Itália, Roma foi palco de muitas disputas, batalhas e de muito poder, e ainda conta com muita importância e diversas curiosidades. 

Quem viaja para a Itália precisa conhecer os pontos turísticos em Roma. E para te ajudar a montar o roteiro perfeito, separamos as melhores dicas e informações aqui mesmo. 

E não se esqueça de preparar a sua viagem com muita segurança e tranquilidade. Conte com a Assistente de Viagem para ter o melhor pacote de seguro viagem para você e a sua família! 

Qual a melhor época para visitar Roma?

Visitar os pontos turísticos em Roma vale para qualquer época do ano, mas escolher a melhor para a sua viagem depende do tipo de clima que você deseja pegar. 

A Europa tem as estações do ano muito bem marcadas. O inverno é muito gelado, com temperaturas abaixo de zero, enquanto o verão chega ser mais quente que em muitas regiões do Brasil. 

Como essa é uma viagem que demanda muitas caminhadas, grande parte das pessoas procura visitar estes monumentos em épocas mais amenas, como o outono e a primavera. Afinal, essas são estações nem muito frias e nem muito quentes. 

Grande parte dos pontos turísticos em Roma fica a céu aberto, como as catedrais, fontes, estátuas, ruas e a arquitetura. Por isso, é bom se preparar para andar bastante. Fora isso, os museus são enormes e valem longas horas de visitação. 

Pontos turísticos em Roma que você deve conhecer

Quem vai conhecer a região tem sempre uma lista dos principais pontos turísticos de Roma em mãos. Afinal de contas, essa é uma região histórica, repleta de oportunidades para qualquer turista. 

Também é possível encontrar pontos turísticos em Roma grátis. Os museus da Europa são pagos, e os valores não são baixos como os que estamos acostumados no Brasil. Por isso, é fundamental apostar em um roteiro amplo, com muitos pontos turísticos ao ar livre. 

Assim, você vai se deparar com muitas construções e ambientes que foram contados nos antigos livros de história da escola. Como Roma foi uma cidade efervescente, capital do Império Romano, restam ainda muitos resquícios dessas épocas. 

Saiba aqui quais pontos turísticos em Roma colocar na sua lista de viagem:

Conheça as ruínas do Fórum Romano

Comece o seu roteiro pelos pontos turísticos em Roma nas ruínas do Fórum Romano. Afinal, essa é uma atração e tanto com muitas edificações de 500 a.C. O Fórum Romano foi um importante centro político do Império Romano. Era ali que se concentrava a maior parte dos debates históricos mais importantes.

Como esse é um ponto turístico de complexo arquitetônico, você encontra diversos monumentos como a Coluna de Trajano, construída em comemoração às vitórias nas Guerras Dácias, o Arco di Tito, construído em comemoração a vitória dos romanos na primeira guerra romano-judaaica, e ainda a Basílica de Santa Maria, repletas de artefatos medievais. 

Visite o Panteão

Quem vai visitar Roma precisa conhecer o Panteão. O Panteão, ou Templo dos Deuses, é um mausoléu de pessoas muito importantes para a história romana. 

Ele conta com muitas figuras de deuses romanos e é considerado o prédio mais perfeito do mundo, arquitetonicamente falando. Além disso, seu estado de conservação é de cair o queixo. Ele está muito bem preservado e aberto para a visitação turística. 

Faça uma parada na Praça Navona

A Praça Navona é a praça mais famosa de Roma. Antes ela era um mercado da cidade, trazido diretamente do Capitólio para lá, mas há muito tempo ela deixou de ser um centro comercial para se tornar um dos pontos turísticos em Roma mais importantes. 

Vá ao Vaticano

Não tem como ir à Roma e não conhecer o Vaticano. A cidade do Vaticano fica dentro de Roma, e é uma região completamente independente, sede do poder supremo da igreja católica. 

O Vaticano é um museu a céu aberto, repleto de construções históricas e obras de arte por todos os lados. Não é preciso ser religioso para colocar a região na lista de pontos turísticos em Roma para se visitar. 

Conheça a Fonte de Trevi

Diz a lenda que quem jogar uma moeda na Fonte de Trevi vai voltar à Itália. E esse é um dos motivos que faz esse monumento ser um dos pontos turísticos em Roma mais visitados. 

A Fonte de Trevi é uma obra de arte. No meio você encontra a figura de Netuno cercado por tritões, e uma água sempre cristalina jorrando. É um lugar que vale muitas fotos. 

Compre presentes e experimente a culinária no Centro Histórico

O centro histórico também é um dos pontos turísticos em Roma. Além de ser um ambiente repleto de história, cheio de possibilidades de visitação, também é um centro comercial. 

No centro histórico você pode conhecer o melhor da gastronomia italiana e fazer as compras que desejar. 

Por isso, sempre vale a pena comprar seus presentes nessa região que tem de tudo um pouco, de grandes marcas, até os mais tradicionais souvenirs. 

Não deixe de visitar o Coliseu

O Coliseu é uma obra de arte, tanto que ninguém visita Roma sem colocá-lo na lista. Afinal, esse é um cartão postal da cidade e vale muito a pena conhecer. 

O Coliseu data de 80 d.C., era um ambiente de entretenimento, onde competições de gladiadores aconteciam. Além disso, ele conseguia suportar mais de 50 mil cidadãos romanos, e tem uma das arquiteturas mais complexas já conhecidas. 

Hoje ele está em ruína, mas ainda é possível visitar e conhecer mais a cultura de uma outra época.

Visite o Circo Máximo

Entre os pontos turísticos em Roma também está o Circo Máximo, um antigo circo romano que era focado em corridas de bigas. Hoje ele está em ruínas e é possível conhecer o que restou desse espaço de diversão romano. 

Conheça o Castelo de Santo Ângelo

O Castelo de Santo Ângelo é um mausoléu de 125 d.C. feito para o famoso imperador Adriano. Ele também abriga os restos mortais de outros nobres e é aberto para visitação. 

O prédio já foi muitas outras coisas antes de se tornar o museu que é hoje, como apoio militar durante a Primeira Guerra Mundial e até uma prisão. O prédio está intacto e é uma das poucas construções nesse estado. 

Quer conhecer Roma com total segurança? Conheça agora o Assistente de Viagem

Agora que você já sabe os melhores pontos turísticos em Roma, está na hora de programar a sua viagem! 

E para ter uma viagem tranquila e segura, conte com os pacotes de seguro viagem da Assistente de Viagem. Então, acesse agora mesmo a cotação online da Assistente de Viagem e garanta o seu. 

Além de ser obrigatório apresentar a contratação do seguro viagem na Europa, você pode ter uma experiência muito mais tranquila e segura. 

E para saber mais sobre os melhores roteiros e dicas de viagem, acompanhe o Blog da Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).