Coreia do Sul: curiosidades e dicas de turismo para 2021

A Coreia do Sul é um destino completamente envolvente, emocionante e moderno para viajantes de todo o mundo. O turismo no país triplicou nos últimos 15 anos. Só em 2018, o país recebeu 19,7 mil turistas brasileiros, sendo que esse número era de apenas 4,8 mil em 2003. Portanto, se você quer planejar uma viagem para o país, acompanhe abaixo as características e curiosidades da Coreia do Sul.

Onde fica a Coreia do Sul?

Localizada no extremo orienta do mapa, a Coreia do Sul é uma excelente opção de turismo. O país fica no leste da Ásia e é vizinha da Coreia do Norte. Os dois países eram um só até 1948, quando se separaram. Além disso, duas outras divisas são o Mar do Leste (Mar do Japão) a leste, o Mar da China Oriental ao sul e o Mar Amarelo a oeste.

Seul, a capital da Coreia do Sul, é a segunda maior metrópole do planeta e certamente uma das cidades mais importantes do último século, principalmente pelo crescimento acelerado em inovação tecnológica e digital.

Por que a Coreia do Sul recebeu o nome de Tigre Asiático

Para quem ainda não sabe, Tigre Asiático é o nome atribuído no final dos anos 90 a quatro países asiáticos que entre as décadas de 1960 e 1990 promoveram a industrialização, mudanças estruturais e crescimento comumente considerados bem-sucedidos. Essa expansão durou até a crise de 1998.

Esses países são:

  • Taiwan;
  • Coreia do Sul;
  • Cingapura;
  • Hong Kong.

A Coreia do Sul faz parte desse termo porque durante o período alcançou posições de liderança em alguns produtos industriais importantes e no setor de tecnologia da informação.

A economia é bastante equilibrada, principalmente quando comparada com os demais países da região. O país possui uma base fabril muito avançada (automóvel e tecnologia), além de um setor terciário decididamente desenvolvido, principalmente no que diz respeito às telecomunicações e serviços de infra estruturas.

Costumes curiosos da Coreia do Sul

Quando viajamos para um país tão distante quanto a Coreia do Sul, queremos conhecer melhor sua cultura, não é mesmo? Como é de se esperar, a cultura sul-coreana é muito diferente da brasileira. Veja algumas curiosidades da Coreia do Sul.

Os bebês já nascem com um ano

É isso mesmo, você não leu errado. Na Coreia do Sul os bebês já nascem com um ano. No país, o cálculo da idade das pessoas é um método diferente do nosso, o chamado “método coreano”. A idade calculada usando o sistema coreano, idade coreana, é um ou dois anos mais velha do que usando o sistema cronológico.

De acordo com o sistema coreano, quando você nasce já tem um ano de idade porque os coreanos contam o tempo que você passa no útero da mãe. Então você terá um ano em 1º de janeiro, em vez do seu aniversário, não importa o dia do nascimento. Portanto, embora você possa fazer uma festa de aniversário para comemorar seu nascimento, seu aniversário não é levado em consideração ao calcular sua idade com o sistema coreano.

Isso faz com que dois bebês nascidos com 364 dias de intervalo no mesmo ano tenham a mesma idade. Para te ajudar a entender, vamos exemplificar:

Vamos imaginar que um bebê nasce no dia 15 de fevereiro de 2021, nesse mesmo dia já é considerado que ele tem um ano. Assim, no dia 1 de janeiro de 2022, essa criança completará 2 anos. Agora imagine que um outro bebê nasce no dia 29 de dezembro de 2021, naquele dia ele já tem um ano de idade. No dia 1º de janeiro de 2022, ele já faz mais um ano, completando os mesmos dois anos que o primeiro bebê. Ou seja, a idade não muda no aniversário, mas na véspera de Ano Novo.

Comemorações românticas todos os meses

Outra curiosidade muito interessante da cultura da Coreia do Sul são as comemorações românticas todos os meses. O Dia dos Namorados acontece oficialmente no dia 14 de fevereiro, no entanto, os casais celebram o dia 14 de cada mês com rituais dedicados ao amor.

Por exemplo, no dia 14 de maio é dia das rosas. Já em junho é dia do beijo. Em 14 de julho os casais costumam trocar presentes feitos de prata e 14 de setembro é o dia de fazer uma foto para guardar de recordação. É o lugar perfeito para ter romance o ano todo, não é mesmo?

Melhores lugares para visitar na Coreia do Sul em 2021

A Coreia do Sul é cheia de lugares para você conhecer e se encantar. Veja alguns.

City Wall

Quem visita a Coreia do Sul não pode deixar de conhecer o City Wall, também chamado de Hanyangdoseong. É uma fortaleza que está localizada em Seul, capital do país.

O City Wall é um conjunto de muralhas de pedra e madeira e foi construído em 1396 para proteger a cidade contra invasores. A fortaleza se estende pelas quatro montanhas principais de Seul: montanha Bugaksan, montanha Naktasan, montanha Namsan e Inwangsan. Além disso, uma parte de cerca de 12 km de extensão da parede é designada como Sítio Histórico da Unesco. É uma vista imperdível.

Praia de Haeundae

A praia de Haeundae é uma trilha de 3,7km localizada perto de Haeundae-gu, Busan, na Coreia do Sul. A praia fica entre modernos arranha-céus e vistas amplas do oceano e das montanhas. Por isso, oferece vistas panorâmicas que agradam a todos. São 2km de areia branca que recebe cerca de 7 mil turistas por dia durante o verão.

Além disso, o caminho pavimentado ao longo da praia de Haeundae é muito agradável. E uma nota: a vista do parque de Dongbaek é incrível.

Namsan Seoul Tower

Outro lugar que você não pode deixar de visitar na Coreia do Sul é o Namsan Seoul Tower (Namsan Torre de Seul). Esse é um dos ícones mais famosos do país e fica em Seul, no Monte Namsan. A famosa Torre N de Seul é iluminada todas as noites e com suas luzes características, a Torre Namsan decora o horizonte e permite que você desfrute do melhor horizonte da cidade de suas alturas.

A torre é uma das principais atrações da cidade e recebe a visita de milhões de turistas todos os anos. Com 236 metros de altura, somados aos 243 metros do Monte Namsan, a torre é o melhor lugar na cidade para apreciar a vista do horizonte de Seul.

Ela é dividida em 7 andares nos quais você pode encontrar lojas de souvenirs, lojas temáticas, restaurantes e um observatório. Se você quiser visitar o local, a Torre Namsan fica aberta todos os dias da semana, das 10h às 23h. A entrada no complexo é gratuita.

3 razões para conhecer a Coreia do Sul

Mesmo a Coreia do Sul não sendo um destino internacional muito barato, é uma viagem que vale a pena ser feita. Se você ainda está em dúvidas sobre conhecer o país, veja abaixo 3 razões que tornam a visita imperdível.

Gastronomia

A Coreia do Sul é o destino certo para quem gosta de experimentar novas culinárias porque a cozinha no país é muito variada e pode proporcionar uma experiência emocionante ao seu paladar. A característica mais popular e uma das favoritas da culinária sul-coreana entre os turistas são seus vários pequenos acompanhamentos saborosos como Banchan e Panchan, servidos juntos com o famoso arroz cozido coreano.

Outro prato muito comum do país é o Kimchi, feito de vegetais fermentados e salgados que são armazenados em potes por muitos meses. Mas não para por aí. Existem inúmeras iguarias icônicas que você pode experimentar como Japchae, prato doce e saboroso de macarrão frito e vegetais, ou o Bulgogi, Bulgogi, um gui feito de fatias finas e marinadas de carne de boi ou de porco grelhadas na churrasqueira ou na assadeira. Você também poderá também saborear os muito apetitosos cachorros-quentes, batatas, peixes e bolos pastéis.

Sustentabilidade fantástica

Além da culinária, a Coreia do Sul é um país que faz uma gestão da sustentabilidade surpreendente. No país, existe a Ilha Jeju, que funciona 100% a base de energia limpa. Além dela, a cidade de Songdo foi recentemente projetada para ser a mais sustentável do mundo. Songdo tem um tamanho equivalente à área central da cidade de Boston, nos Estados Unidos e produz apenas um terço da quantidade de gases de efeito estufa liberados na atmosfera por qualquer outra cidade do planeta.

Outro exemplo fantástico da sustentabilidade no país é a ciclovia solar, que tem 30 km de extensão e é alimentada por painéis solares que iluminam o caminho e protegem os ciclistas contra o sol e a chuva.

História encantadora

A Coreia do Sul tem uma história muito antiga e os moradores têm muito orgulho de sua tradição, por isso ainda é possível ver muitos locais de legado predominantes em diferentes cidades que ainda estão intactos. Por isso, o país está repleto de joias culturais que representam seu passado encantador.

Você pode visitar palácios e templos budistas perfeitamente preservados como os famosos Jogyesa e Bongeunsa. Além disso, quem quer se aprofundar na história encantadora do país deve colocar em seu roteiro a cidade de Gyeongju, conhecida como um verdadeiro museu a céu aberto. Por ser a antiga capital da Coreia, esta cidade abriga muitos palácios, tumbas e templos.

K-pop, a febre Coreana!

E não poderíamos deixar de falar de outra característica marcante, o K-pop. Certamente o pop coreano é uma febre no país. Apenas o Fundo Estatal Sul-Coreano de Fomento à Cultura Pop movimentou U$6,4 bilhões em 2019. E não para por aí. Um único grupo, o BTS, fenômeno no país e no mundo, movimenta cerca de U$3,7 bilhões por ano na economia da Coreia do Sul.

O estilo musical é tão importante no país que o Governo criou até um ‘departamento de k-pop’ no Ministério da Cultura porque o K-pop movimenta a economia, turismo e diplomacia sul-coreana.

O gênero musical faz com que muitas pessoas queiram conhecer mais a cultura do país. Portanto, se você gosta de K-pop e quer imergir na cultura por trás dessas músicas, a Coreia do Sul é o seu lugar.

Conclusão

A Coreia do Sul manteve um desenvolvimento econômico sustentável e é um país tecnologicamente muito avançado. Tudo isso sem perder suas tradições. É por essas razões que o país é o destino certo de muitos turistas.

Quer conhecer mais sobre a Coreia do Sul? Veja neste artigo 5 parques no país que você deve visitar.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).