5 Dicas para montar um cronograma de viagem incrível

Viajar é muito bom, não é mesmo? Mas você sabe como montar um cronograma de viagem para organizar o seu roteiro da melhor maneira possível?

Para muitas pessoas, a viagem não começa no dia de partir, mas na elaboração de um roteiro. Nesse caso, diferentes personalidades criarão diferentes planejamentos. 

Há quem prefira criar listas bem detalhadas com locais e horários, e quem opte por desenhar apenas um esboço com as informações mais importantes.

Então, seja qual for o seu estilo, neste post você vai conhecer 5 dicas de cronograma de viagem que podem mudar a sua forma de programar as suas férias. 

Acompanhe!

Como montar o seu cronograma de viagem

O modelo de um cronograma de viagem reflete a personalidade da pessoa ou grupo que realizará o passeio. Mesmo que em um número maior de pessoas, é comum que alguém se identifique mais com o perfil organizador e fique responsável pelo planejamento.

Então, isso vai definir se o roteiro será feito em papel ou digitalmente por meio de aplicativos e planilhas. Além disso, é o que vai dizer se tudo será programado com bastante antecedência ou resolvido em cima da hora.

Contudo, seja qual for o estilo da organização, as melhores programações são aquelas que contam com as informações básicas e essenciais para as férias. Afinal, a função de um roteiro é aumentar o tempo livre e possibilitar que você extraia o máximo da sua viagem.

Pensando nisso, vamos listar as 5 principais dicas para você criar um cronograma de viagem realmente eficiente.

Confira!

1. Defina o objetivo da viagem

O primeiro passo para a criação de um cronograma de viagem é definir qual será o objetivo principal. Isso evita que você escolha um destino que não combina com as suas vontades ou necessidades naquele momento.

Por exemplo, se você tirou férias porque estava se sentindo muito cansado e precisa de um tempo para relaxar, um tipo de destino ideal é uma praia tranquila em uma cidade pequena. Assim, você não gastaria muito tempo e nem energia com deslocamentos e descansaria a mente e o corpo.

Por outro lado, se a sua viagem representa uma fuga de uma rotina monótona e a busca por aventuras, uma praia deserta te deixaria ainda mais ansioso. 

Nesse caso, o ideal seria uma região com diversas opções de passeios para desbravar novos lugares, curtir uma noite agitada e até mesmo praticar esportes radicais.

2. Avalie a melhor época para visitar o seu destino

Depois de definir o seu destino, é essencial que você faça uma pesquisa a respeito do funcionamento da região ao longo do ano. Dessa forma, você evita, ou pelo menos diminui as chances de fatores externos atrapalharem o seu passeio.

Assim, em primeiro lugar, estude as condições climáticas em diferentes épocas. Em alguns lugares, o clima é mais estável e previsível, cenário ideal para viagens para a praia ou que giram em torno da contemplação de belezas naturais.

Além disso, veja se, em alguns meses, o fluxo de turistas é muito maior do que em outros. Dependendo do ponto turístico, o excesso de pessoas pode atrapalhar a visitação e gerar muitas filas.

Contudo, sabemos que, por questões como o trabalho, nem sempre é possível decidir exatamente quando viajar. 

Portanto, se a época da sua viagem não for flexível, opte por um destino favorável a esse período. Mas se você tiver mais liberdade, pode escolher a localização primeiro e adequar a data a partir disso.

3. Reúna toda a documentação necessária

Agora, você já tem datas e locais definidos. Então, está na hora de reunir toda a documentação necessária. Fazendo isso, você garante que não será barrado em nenhuma parte do trajeto e em nenhuma atividade no local.

Geralmente, dentro do território nacional não é exigido nenhum documento além dos que já estamos acostumados no dia a dia. Portanto, não esqueça de levar um documento oficial com foto e seu CPF.

Contudo, para destinos internacionais, a relação de documentos pode ser bem mais extensa. Assim, para viajar para fora do país, você precisa estar ciente da exigência de vistos, passaporte e certificado de vacinação completo de acordo com as regras de cada local.

Além disso, para conseguir a entrada em alguns países, você pode ter que apresentar comprovantes de renda, passagens de volta e comprovação de hospedagem. Ainda, pode ter que responder perguntas a respeito dos objetivos da viagem.

4. Planilhas no Excel te ajudam a montar um cronograma de viagem

Neste momento, você pode estar pensando, “como vou reunir todas essas informações de maneira organizada?”. Uma das opções mais comuns é montar o seu cronograma de viagem por meio de uma planilha no Excel.

Assim, o ideal é que você monte uma planilha dividida em abas. Ela pode separar a visão geral da sua viagem, com os objetivos principais, hospedagem, atrações que serão visitadas, passeios realizados, horários de check-in e check-out e conter uma planilha de gastos a ser atualizada.

Porém, sabemos que nem todos têm o domínio sobre a plataforma Excel. Por isso, é possível contar com a ajuda de diversos aplicativos e sites que te ajudam a montar um roteiro de viagem.

Algumas dessas ferramentas disponibilizam mapas, sugerem trajetos, buscam atrações e pontos turísticos próximos e relevantes e ainda sugerem bons restaurantes, bares, boates e lojas.

5. Faça suas reservas com antecedência

A não ser que você esteja viajando sem um rumo definido ou se o seu estilo é realmente de deixar as coisas fluírem e tomar decisões impulsivas, recomenda-se que você faça suas reservas com antecedência. 

Fazendo isso, você corre menos riscos de não encontrar um lugar para se hospedar, de ficar sem um meio de transporte e de perder bons passeios por causa de eventuais lotações.

Portanto, pesquise as melhores opções de hotéis, pousadas e outros modelos de hospedagem para encontrar a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. Além disso, se for alugar um carro, a reserva garante o modelo de carro mais adequado para os seus objetivos e economiza tempo e dinheiro com deslocamentos em busca desse serviço.

Aprendeu a fazer um cronograma de viagem? Temos uma dica extra!

Então, você viu que um cronograma de viagem eficiente precisa ser organizado e objetivo e que pode-se utilizar diversas ferramentas tecnológicas para otimizá-lo.

Portanto, para que o seu passeio ocorra sem maiores problemas, é muito vantajoso que você se previna também contra diversos imprevistos. Por isso, ter um seguro viagem te ajudará a evitar despesas não planejadas com gastos médicos, cancelamentos, extravio de bagagens e muito mais!

Pensando nisso, o Assistente de Viagem permite que você pesquise, compare e contrate os seguros de viagem nacionais e internacionais das principais operadoras do país e do mundo. Ainda, você conta com assistência 24h, 7 dias por semana, em português ou inglês.

Incrível, não é mesmo? Você ainda pode conferir o Blog da Assistente de Viagem e ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).