Dubai antes e depois: luxo, modernidade e inovação

Dubai é uma cidade dos Emirados Árabes Unidos. A princípio, encanta por seu luxo e sua modernidade. Entretanto, nem sempre foi assim. Existe uma Dubai antes e depois.

Quando for viajar para Dubai, contrate um seguro viagem internacional. Acima de tudo, estude mais sobre a cultura local. Sob o mesmo ponto de vista, os árabes possuem uma rica história.

Então, se você pretende conhecer o outro lado do mundo, busque informações sobre o destino. Por fim, descubra o que o seguro viagem cobre.

Confira informações sobre Dubai antes e depois. Certamente você vai se surpreender com a história da cidade. uma das mais famosas do Oriente Médio.

Dubai antes e depois: história e cultura

A história de Dubai teve início no século XIX. Ao olhar os prédios, hoje em dia, entretanto, esse passado parece estar cada vez mais distante. A cidade começou a crescer graças ao comércio de pérolas. Em suma, fomentado pelo Sheikh Saeed Al Maktoum.

Hoje em dia, Dubai é a cidade mais moderna dos Emirados Árabes Unidos. A população local, em sua maioria, é composta por muçulmanos. Entretanto, por ser uma cidade turística, as regras de vestimenta e de comportamento são mais flexíveis.

Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados. A mulher, por exemplo, deve evitar usar roupas com decotes chamativos. Definitivamente, quando se trata da vestimenta inferior, é melhor usar calças. O uso do véu não é obrigatório.

De antemão, um dos maiores patrimônios culturais de Dubai é a arte. Além disso, na região, você encontrará peças na caligrafia arábica. Em síntese, arabesco e a geometria constituem parte importante da arte tradicional.

Afinal, como era Dubai antes da modernidade e do luxo?

Dubai era uma cidade modesta antes da modernidade e do luxo se instalarem na região. Basicamente, comerciantes tinham suas lojas nas ruas. O camelo era o principal meio de transporte. É, na verdade, um cenário muito distante do que encontramos hoje.

Atualmente, em Dubai, ao invés de encontrar uma arquitetura mais arcaica, você verá que a maioria dos prédios são luxuosos. Os restaurantes, sofisticados. Nem mesmo os pequenos comerciantes ficam para trás. É o verdadeiro paraíso para ricos e milionários.

Quando comprar suas passagens para a cidade e estiver pensando sobre o roteiro, não deixe de frequentar a área mais rica da cidade. Vá, também, às regiões mais modestas, que parecem não ter acompanhado o crescimento da área central.

E não se esqueça de fazer a contratação de um seguro viagem. Como é um país com moeda diferente e processos diferentes diante de situações adversas, é importante estar amparado por uma apólice.

Início do Século 20

No início do Século 20, os moradores da região começaram a fortalecer a economia local. Como você bem sabe, os árabes são excelentes comerciantes. Então, nesta época, essa era a principal atividade econômica da cidade.

Nas ruas de Dubai, comerciantes vendiam seus produtos “no gogó”. Formava-se, então, uma espécie de “camelódromo”, onde cada um tinha o seu espaço para comercializar os seus itens.

Também nessa época, os primeiros centros religiosos foram erguidos no local. Como a cultura islâmica é predominante, modestas mesquitas foram construídas para que os religiosos pudessem fazer seus rituais de oração diários.

Segunda Guerra Mundial

Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade enfrentou momentos difíceis e escassos. Neste período, Dubai recebeu incentivos do Reino Unido para procurar petróleo na região e, assim, voltar a se estabelecer economicamente.

Nesse meio tempo, o administrador da cidade forneceu comida para as 20.000 pessoas que estavam assentadas em Dubai. 

A cidade conseguiu sobreviver com o auxílio dos britânicos. Nesse sentido, eles incentivaram a busca por petróleo nas redondezas. 

A era do Petróleo: o despertar

De acordo com a história, os anos 60 marcaram o verdadeiro despertar de Dubai. Décadas passadas, o trabalho foi duro. Por fim, começou a dar seus resultados com o descobrimento da matéria.

Em 1960, Dubai já tinha toda a infraestrutura para poder crescer de forma exponencial. Foram construídas estradas; pontes; redes de fornecimento de luz e água; bom sistema de telecomunicações; e o aeroporto.

Com a ajuda do Reino Unido, Dubai passou a exportar petróleo. Imediatamente, se estabeleceu como uma potência mundial do ramo. Nessa época, a independência econômica começou a ser cada vez mais tangível.

Os anos 1970

Dubai, em 1977, já tinha mais de 200 mil habitantes. Na época, o preço alto do petróleo permitiu o planejamento das diferenças e mudanças da Dubai antes e depois.

No final dos anos 70, já tinham sido construídos o porto de Jebel Ali; o World Trade Center; a estação de dessalinização; o túnel Shindagha; e a ponte Garhoud. Definitivamente, importantes obras da construção civil.

Como resultado, os administradores da cidade iniciaram a gigante Dubai que conhecemos nos dias de hoje. 

Finais do século 20

A década de 80 marcou a aceleração do crescimento de Dubai. Houve um “boom” urbanístico na região, que foi importante para que a cidade seja aquilo que é nos dias de hoje.

Imediatamente, em 1990, Sheikh Rashid bin Saeed herdou o cargo de administrador da cidade. Seus planos econômicos e estruturais, ainda mais ambiciosos que os do seu pai, deram lugar à cidade que hoje conhecemos.

Por fim, esse foi um resumo da cronologia histórica de Dubai. O local é uma potência mundial e um dos destinos preferidos do Oriente Médio.

Hoje, como está Dubai?

Dubai é, hoje, a cidade mais moderna do mundo. É a que mais se assemelha ao futuro inovador demonstrado no desenho “Os Jetsons”. Em suma, uma sitcom que fez muito sucesso ao exemplificar como seria o futuro das grandes cidades.

Enfim, é um destino muito desejado por viajantes que querem conhecer uma parte menos radical do Oriente Médio. E, por isso, se você gosta de viajar, certamente já deu uma olhada nos preços das passagens aéreas para a região.

Lembre-se, no entanto, que o “pacote” essencial para viajar para Dubai ficará completo com as passagens e, também, com a contratação de um seguro de viagem.

Conheceu Dubai antes e depois? Acesse o site do Assistente de Viagem antes de fazer as malas

Agora que você já conheceu Dubai antes e depois, é hora de comprar as passagens e acessar o site do Assistente de Viagem. Nele, você vai garantir o melhor seguro de viagem para as suas necessidades.

Temos certeza que, diante de qualquer eventualidade, você estará amparado pelos serviços garantidos. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).