Finlândia: 10 curiosidades que você precisa saber para visitar o país

Associar curiosidades e Finlândia numa única frase é muito mais simples do que parece. Isso porque o país nórdico é repleto de ilhas, lagos, florestas, cultura e, claro, muita história!

E tudo isso se torna ainda mais instigante quando lembramos que o famoso fenômeno da aurora boreal é extremamente comum por lá. 

Mas acredite, o país tem muito mais a oferecer e merece toda a atenção de quem busca um destino incrível e desafiador.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou este artigo exclusivo com 10 curiosidades sobre a Finlândia que irão despertar seu desejo de uma trip pelo país. Separe já seu seguro viagem internacional e embarque conosco nesta leitura!

1 – A Finlândia possui a menor densidade populacional de toda a Europa!

Pra começar, dá para acreditar que mesmo sendo o 30º maior mercado turístico do mundo, a Finlândia possui apenas 18 habitantes por quilômetro quadrado? Apenas por comparação, a Holanda tem 470 hab/km², a Itália possui 57 hab/km² e a Bélgica conta com 312 hab/km².

O que isso significa? Que mesmo em altas temporadas de turismo, a Finlândia é uma opção interessante para quem procura viagens com menor intensidade de pessoas.

2 – Internet é direito de todos e a navegação é ultrarrápida!

Desde 2010, internet é direito básico em terras finlandesas. Ou seja, uma curiosidade da Finlândia para quem não abre mão de viajar e se manter conectado é que há excelentes alternativas para ficar online o tempo todo.

Além disso, é bastante comum spots de Internet em lugares públicos e privados. Em resumo, você vai conseguir atualizar suas redes sociais e manter sua viagem online para todos os seus seguidores a maior parte do tempo!

3 – A Finlândia é a casa do Papai Noel

Você pode ou não acreditar na existência do bom velhinho, mas na Finlândia, ele não apenas existe como possui escritório em Rovaniemi, na região da Lapônia. E o melhor: ele vive ao lado de uma agência que recebe cartinhas de pedidos do mundo todo!

E tem mais: há uma fazenda de renas, oficina de elfos e a casa da Mamãe Noel no mesmo lugar. Em resumo, enquanto vários países nórdicos brigaram pela nacionalidade do Papai Noel, a Finlândia o recebeu e terminou com a terra oficial do maior nome do Natal.

4 – Bem-vindo ao país mais feliz do mundo

Há anos, há uma pesquisa da ONU para descobrir o quão felizes são as pessoas do mundo inteiro em relação ao país onde vivem. E uma curiosidade da Finlândia que merece destaque é que o país encabeça o topo da lista em todas.

Aliás, os primeiros lugares sempre ficam com os países escandinavos, como por exemplo, a Suíça e a Dinamarca.

Mas o que isso significa? Pois bem, os moradores se sentem com maior estabilidade, segurança e qualidade de vida e, é claro, isso se reflete também nos visitantes.

5 – Sistema de reembolso para incentivo à reciclagem

Já pensou ser reembolsado por uma parte do valor pago em latas, garrafas de vidro ou plástico? Pois bem, na Finlândia é realidade e isso acontece em diversos pontos das cidades e em supermercados.

Em outras palavras, você compra suas bebidas e, ao descartar a embalagem, basta se dirigir a um destes locais e pegar um cupom para usar posteriormente. Além disso, os cupons também podem ser trocados por dinheiro. Ótima ideia, não é mesmo?

6  – Os gostos peculiares são uma das maiores curiosidades da Finlândia

Sim, todo país possui uma cultura única e diferenciada. Mas o que merece destaque ao elencar algumas curiosidades da Finlândia é a peculiaridade de algumas preferências.

Por exemplo, o esporte mais popular do país é o hóquei no gelo. 

Pensou em música? Pois saiba que o heavy metal é um dos estilos mais populares por lá, com bandas de rock pesado participando até mesmo de programas matinais e infantis. Aliás, o país se orgulha de ter o maior número de bandas de metal por habitantes do mundo.

7 – A aurora é muito mais boreal na Finlândia

Em algumas partes da Finlândia, é possível presenciar o fenômeno da aurora boreal até 200 dias no ano. Ainda que seja mais fácil observá-la entre dezembro e março, o turismo para isso é enorme o ano todo.

De acordo com uma lenda finlandesa, há uma raposa com fogo na cauda que, ao colidir contra os montes, reflete no céu os feixes de luzes que causam a aurora boreal. Sendo lenda ou não, uma coisa é certa: é um espetáculo único!

8 – Noites e dias extremamente longos

Esqueça a divisão mais habitual no Brasil de dias e noites com cerca de 12 horas. Uma curiosidade da Finlândia sobre essa transição é que há épocas com até 24 horas seguidas sem a luz do sol.

Entretanto, conforme a estação do ano, o contrário também acontece no auge do inverno. Ou seja, o sol se esconde e fica escuro praticamente o dia todo. Em geral, o sol aparece pouco mais de 2 horas por dia entre dezembro e março.

9 – Carnes exóticas nos pratos finlandeses

Esqueça as carnes de boi, frango e porco tão comuns no Brasil. Possivelmente, apenas os peixes – com destaque para o salmão – são habituais no cardápio da Finlândia. Isso porque é comum encontrar em mercados carnes de rena, alce e até mesmo de urso.

A explicação é porque os animais do polo norte possuem uma gordura mais nutritiva, para suportar as baixas temperaturas.

Outro ponto exótico é que a carne de urso provém da caça, o que a torna cara mas muito procurada como uma iguaria única para turistas.

10 – Natureza compartilhada

Por último, uma curiosidade da Finlândia muito interessante é que quase não existe invasão de propriedade particular no país. Isso porque a lei do país compreende a natureza como um bem de todos, de modo que até acampar em propriedade alheia é permitido.

Contudo, é essencial que não se cause danos ou incomode os moradores locais.

Quer conferir as curiosidades da Finlândia de perto? Faça com segurança!

Agora que você conheceu 10 curiosidades da Finlândia e já pensa em colocar o destino no seu próximo roteiro, você precisa conhecer a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem. Nela, você compara e encontra o melhor seguro viagem internacional para viajar para a Finlândia.

Dessa forma, é possível cotar apólices em um único lugar e se certificar de uma viagem com muito mais tranquilidade e segurança.

Aproveite e conheça as opções mais incríveis para desbravar a Finlândia!

E para outros conteúdos sobre viagens e dicas, continue com a gente aqui no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).