Malta é uma ilha paradisíaca em pleno mar mediterrâneo. O pequeno país europeu é popular entre brasileiros para fazer intercâmbio e para aproveitar as belíssimas praias em um dos melhores climas da Europa. A ilha possui uma história surpreendente, por isso carrega uma grande mistura de nacionalidades, gastronomia e cultura.
A pequena ilha de Malta tem muito a oferecer para o turismo com suas ruínas milenares e praias. A capital foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco da cultura. Outro ponto é sobre a origem dos pequenos cães da raça maltês. Essa raça existe há milhares de anos e indícios apontam sua origem em Malta.
Por isso, se você está interessado em conhecer essa pequena ilha em tamanho, mas grandioso local paradisíaco, confira o nosso guia prático para saber tudo sobre a região!
Onde fica a ilha de Malta?
A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África. O arquipélago maltês está encravado no centro do Mediterrâneo.
As terras mais próximas são todas italianas: a grande ilha da Sicília a norte, as ilhas Pelágias a oeste e a ilha de Pantelleria a noroeste. Malta tem uma área de 316 km², sendo considerado o menor país da Europa; por outro lado é a maior densidade demográfica do continente.
>> Aproveite e veja o nosso artigo sobre Documentos para tirar passaporte: quais são necessários?
Curiosidades sobre Malta
A ilha de Malta tem um dos menores custos de vida da Europa, o que torna o destino ainda mais atraente para os turistas brasileiros. O Maltês é a língua oficial da região e o inglês é a segunda língua mais usada. É importante destacar que dois terços da sua população falam italiano, que era o idioma do país até 1934.
A economia da região é sustentada prioritariamente pelo turismo. Malta tem grandes recursos tecnológicos e ainda conta com um comércio de alto nível, como joalherias, bancos e restaurantes de alto padrão.
Apesar da ilha de Malta ficar no meio do Mar Mediterrâneo, não é difícil chegar até a região. Os meios de transporte são avião e barco.
O que fazer na ilha de Malta?
Por lá é tudo muito clássico, romântico e sem perder a agitação. Malta nos apresenta paisagens magníficas, praias exuberantes e ainda inúmeros museus com a cultura maltesa. Apesar de ser pequeno, a ilha garante diversos pontos turísticos incríveis e ainda está incluso nos atrativos da Europa.
Por isso, se você está pensando em viajar para a região, separamos aqui os principais destinos naturais que você pode conhecer, além de alguns outros locais que não envolvem a natureza, mas que podem ser visitados nesta viagem. Veja quais são:
-
Blue Lagoon
A Blue Lagoon se localiza na ilha de Comino e é uma praia paradisíaca, com água azul turquesa, cristalina e calma. Para chegar até lá é preciso pegar um barco, saindo tanto do porto de Ċirkewwa. A Blue Lagoon quase não tem areia para guarda-sol e cadeiras, ou seja, não espere cenários semelhantes ao Brasil.
-
Ilha de Gozo
A ilha de Gozo é a segunda maior do país. As suas paisagens mostram uma atmosfera rural e é bem menos habitada. Ao fazer esse caminho, visite a cidadezinha de Victória, capital de Gozo e a Tal Mixta Cave, uma caverna que garante o visual mais extraordinário da região.
-
Valletta
Valletta é a capital da ilha de Malta e um dos locais mais imperdíveis para se conhecer. São muitas fortificações, museus, atrações culturais e ruas charmosas, com arquitetura típica maltesa. O centro histórico de Valletta é Patrimônio Mundial da UNESCO.
-
Praias de Sliema
As praias de Sliema são lindas e de altíssima classe. Areia? Esqueça disso! Todas as praias são formadas por grandes rochas e as pessoas se bronzeiam sobre suas toalhas, além de entrarem no mar por escadas de piscina. Há uma excelente infraestrutura de restaurantes à beira-mar.
-
Praia de Golden Bay
Localizada na costa ocidental da ilha de Malta, Golden Bay se destaca por sua beleza, mar de cor paradisíaca e ampla faixa de areia dourada. Por estar localizada em uma baía, suas águas são protegidas do vento, o que mantém sua água calma.
-
Mdina
É a antiga capital de Malta, conhecida como “Cidade Silenciosa” por ter menos de 300 habitantes. A região é murada, como uma grande fortaleza, e por estar localizada em um dos pontos mais altos da ilha, a vista é inacreditável. É um dos pontos turísticos mais visitados.
-
Marsaxlokk
Marsaxlokk é um autêntico porto de pesca, com barcos coloridos chamados de luzzu, pintados em cores contrastantes, sempre com “olhos” na sua proa,com a função de proteger os pescadores. Aos domingos acontece um mercado de peixe tradicional.
Porém, nesse enorme mercado você encontrará lembranças, muitos bares e restaurantes ao longo do porto, perfeitos para o almoço. A maioria serve peixe, mas também encontrará pizzas e sanduíches.
-
Aquário Nacional de Malta
Construído em 2013, está localizado ao lado da Baía de Saint Paul, na cidade de Qawra. É uma oportunidade de conhecer todos os tipos de animais marinhos da região do Mediterrâneo e Malta, bem como peixes dos oceanos Pacífico e Índico, além de um túnel subaquático com tubarões e raias.
Conclusão
Ou seja, a Ilha de Malta conquista dia após dia turistas e intercambistas. A vida na região anda mais devagar, porém tudo tem uma vida e uma atmosfera contagiante. Por isso, ela é escolhida como cenário de filmes e séries de sucesso.
O país encanta pelas praias lindas, cavernas, passeios de barco, bares, restaurantes, ruínas, parques, museus e suas ruelas históricas. Além disso, Malta conquista pela receptividade, gastronomia, alegria e pelos seus dias lindos com temperaturas agradáveis.
Por esses e por outros motivos, esse pequeno arquipélago no Mediterrâneo merece sua visita. Aproveite e contrate já um seguro viagem internacional que cubra todas as suas necessidades para essa viagem e que ainda cabe no bolso!