Caldas Novas: incríveis resorts e os melhores parques aquáticos

A cidade Caldas Novas é reconhecida como a maior estância hidrotermal do mundo.  As suas águas brotam do chão, com temperatura entre 34º e 58ºC, e se transformam em riachos que percorrem a exuberante natureza.  

Caldas Novas é um destino ideal para viajar em família e atende bem a todos.

Em meio a esse cenário é possível relaxar em um spa a céu aberto, ou aproveitar as diversas opções para quem busca aventura,  agito,   ecoturismo   e   outras   atividades.  

Assim, Caldas Novas se concretiza ano após ano como um dos destinos queridinhos entre brasileiros e estrangeiros, ganhando até de destinos internacionais na preferência de muitos turistas.  

Apesar  de ser uma cidade   pequena,   aproximadamente 100 mil habitantes, Caldas Novas chega a receber muito bem mais de 3 milhões de turistas por ano, sendo 500 mil somente na alta temporada.   

Para isso, Caldas Novas oferece uma infraestrutura completa a todos os turistas.

Quer conhecer melhor sobre esse paraíso em Goiás ou pretende viajar para lá em suas próximas férias? Então, conheça as principais atrações de Caldas Novas!

Onde fica Caldas Novas?

Caldas Novas está localizada na Região Centro-Oeste  do Brasil, no estado de Goiás. Seu acesso é simples, via aérea ou terrestre. Apenas 165 km separam Caldas Novas de Goiânia,capital do estado. A cidade também é próxima do município mineiro de Uberlândia, 179km.

Já a distância entre Caldas Novas e Brasília é de 300 km. Para os turistas de São Paulo, a distância entre a capital paulista e Caldas Novas é de 760 km. 

O que fazer em Caldas Novas

Apesar de ser a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas oferece muitas outras opções de pontos turísticos para aproveitar o   intervalo entre um mergulho e outro.

Surpreenda-se com a variedade de atrações para todas as idades e gostos. Confira o que fazer em Caldas Novas e as suas principais atrações.

 

1. Parque Estadual Serra de Caldas – Turismo ecológico

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas(PESCAN) é uma área protegida brasileira. Foi criado em 1970 com o objetivo de preservar   as   nascentes das águas termais de Caldas Novas e Rio Quente. 

São mais de 121 km² de preservação de fauna e flora do cerrado. 

2. Cachoeira Paredão

É  uma  oportunidade   imperdível   de   conhecer  a  Cachoeira Paredão, a queda d’água tem 6m de altura e forma uma piscina natural  de águas cristalinas.   De  repente, se  tiver sorte, pode encontrar tucanos e seriemas se refrescando por lá. 

3. Feira do Luar

Essa tradicional feira acontece aos sábados, domingos  e feriados. É um lugar bem movimentado. 

Na feira é possível degustar   as   delícias   gastronômicas   de   Caldas   Novas   e apreciar  o  artesanato   local.   Dificilmente,  você   ficará   sem comprar uma lembrança da sua viagem. 

 

4. Casarão dos Gonzaga

Construída em 1907 para ser residência do prefeito Orcalino Santos. Posteriormente, se tornou da família Gonzaga. 

Em 2015 foi restaurado e reaberto ao público. Atualmente, é patrimônio histórico e cultural de Caldas Novas. 

5. Museu de Cera de Caldas

Inaugurado em 2018 é um novo ponto turístico de Caldas Novas. É um museu divertido   com 36 réplicas de personalidades reais e fictícias, entre elas:

  • Papa Francisco;
  • Pirata Jack Sparrow (Johnny Depp);
  • Boneco Minion (Meu Malvado Favorito);
  • Homem de Ferro.

6. Parque de Diversões

Localizado em uma grande área na Avenida Orcalino Santos. O Parque traz brinquedos tradicionais para crianças e adultos.

Além de ser um bom local para sentir o clima do interior e saborear quitutes que só encontramos em parques, como o algodão doce. Ideal para aproveitar o entardecer. 

7. Praça Mestre Orlando

É o símbolo do crescimento e do turismo de Caldas Novas. A Praça Mestre   Orlando,  ou Praça Central é um ponto de encontro tanto de moradores quanto de turistas. 

Está bem em frente ao Calçadão Orcalino Santos, onde há muitos bares e restaurantes para aproveitar a noite de Caldas Novas.

8. Lago Corumbá

Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o lago é  ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos. Com 65  km²,  é ideal para lanchas e barcos jet-skis. 

Com sua bela natureza abundante, proporciona um passeio ecológico, banhos de cachoeiras e bares ao longo de sua orla. 

9. Serra Verde Shopping

O nome “shopping” é dado para uma casa especializada em chocolates. É possível comprar camisetas, roupas de banho, enfeites de cristal e muitos chocolates. 

O Serra Verde Shopping está localizado na entrada principal de Caldas Novas. 

10. Santuário Nossa Senhora da Salete

Vale a visita para conhecer a igreja e,  também,  funciona como um  mirante para a vista mais bela de Caldas Novas.  

O Santuário Nossa Senhora da Salete fica aberto diariamente.

 

11. Clube Privé

O clube é o pioneiro da cidade de Caldas Novas. Nele está a atração infantil “Clubinho da Criança”.

O Clubinho da Criança é um mundo encantado onde existe água quente com escorregadores,  duchas  temáticas,  toboáguas  radicais,  muita  diversão  e gastronomia. É bastante procurado por famílias para passar o dia!

12. Náutico Praia Clube

Localizado no Lago de Corumbá. O clube proporciona lazer aquático temático e experiências náuticas, como passeio de escuna.  

Ainda há piscinas de água aquecida,  de  água  fria,  com  ondas  e  com  hidromassagem,  bar  molhado, toboáguas radicais, a “Ilha do Kaká” e o “Clubinho do Pirata”.

13. Water Park

Localizado a menos de 800 m do centro de Caldas Novas, o Water Park é um dos  principais  parques  aquáticos  da  cidade. 

Nele  encontramos  piscina  de ondas, toboágua gigante, rampa para deslizar com ou sem boia e playground aquático com escorregador e labirinto.

14. Lagoa Termas Parque

Possui  piscinas  variadas,  tobogãs,  toboáguas,  área  para  crianças,  bares  e restaurantes. 

Por lá encontramos o curioso Poço Cozinha Ovos, ganhou esse nome devido à água borbulhar de tão quente. Também é possível conhecer a Lagoa do Pirapitinga.

15. Jardim japonês

Se a pedida for um passeio tranquilo, o Jardim japonês  é o ideal. Apesar de pequeno, tem uma bonita ornamentação, lago com peixes, pontes e uma das casas mais antigas de Caldas Novas.

16. Caldas Country Show

Ainda  há  os  festivais  musicais  que  agitam  a  cidade  todos  os  anos.  O  mais tradicional é o Caldas Country Show, acontece há 16 anos, e conta a presença dos  mais  consagrados  cantores  sertanejos.  

Normalmente, acontece nos últimos meses do ano, para abrir a nova temporada. 

17. Rio Quente Parques & Resorts

A cidade de Rio Quente já foi distrito de sua vizinha Caldas Novas. Seu foco econômico é o turismo e  a cada ano recebe um número maior de turistas brasileiros e estrangeiros, vindos principalmente  do Japão, Estados  Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália e França. 

Assim como Caldas  Novas  seu turismo está  ligado  à  natureza  e  às  águas termais.  

A  proximidade  das  duas  cidades  permite  ao  turista  aproveitar  os encantos  de  cada  uma  delas.  A  cidade  de  Rio  Quente  conta  com  uma excelente infraestrutura hoteleira, repleta de resorts e atrações.

18. Parque das Fontes

As  fontes de águas são naturalmente quentes.  O Parque das Fontes  possui oito piscinas  de águas quentes e mornas, duchas termais,  saunas e ofurôs cercados pelas belezas da Mata do Cerrado. 

As águas chegam à temperatura de 37,5°C. Assim, além de relaxantes, são terapêuticas. 

Curiosidade:  a vazão do Parque das Flores faz com que toda a água  do  Rio Quente seja renovada a cada 20 minutos.

19. Aventura Park

Se procura por atrações radicais, a  pedida é o Eko Aventura Park.  As atividades vão desde a Eco Pesca até Rafting, o Eko Aventura Park se tornou parada obrigatória para quem busca diversão com toda família na dose certa de aventura. 

20. Hot Park Praia Cerrado: um dos maiores parques aquáticos do Brasil

Hot Park é um dos maiores parques aquáticos do Brasil, está localizado em Rio Quente. Foi o primeiro parque do mundo a aproveitar suas águas quentes naturais como um atrativo turístico. 

21. Xpirado

Entre  as  principais atrações do Hot Park  estão:  a Praia do Cerrado com  6 milhões de litros de água, sendo a maior piscina do Brasil e 5a maior do mundo. 

Nele também está o maior toboágua do mundo, o Xpirado com 35m de altura e o Half Pipe, o 1o escorregador gigante em forma de U, com 13m de altura. 

22. Rio Lento com sete pistas de toboáguas

Além dessas atrações radicais, o Hot Park possui mais sete pistas de toboáguas e um rio lento, ideal para relaxar em uma bóia e deixar a correnteza te levar. 

Hotéis em Caldas Novas

Caldas Novas está preparada para acolher turistas de todas as idades, gostos e bolsos. É um dos destinos turísticos no Brasil mais democráticos, encontramos opções bem em conta como os campings e as pousadas. 

Agora, se a opção for investir um pouco mais, encontramos bons hotéis  e  à medida que as estrelas aumentam, as cifras sobem, até chegarmos aos luxuosos resorts  all  inclusive. Seja qual for sua opção de acomodação  será bem recebido. 

Passagem aérea para Caldas Novas

A forma mais prática e rápida de chegar em Caldas Novas é de avião. Apesar de Caldas Novas possuir um pequeno  aeroporto, o mais indicado é  via Aeroporto Internacional Santa Genoveva de Goiânia.  

Além disso, o aeroporto tem voos diários vindos das principais cidades do país. Por exemplo, voos diretos partindo de São  Paulo (GRU) até o  Aeroporto Internacional de Goiânia tem duração de 1h30m. 

A partir daí, é possível seguir viagem de 172 km até Caldas Novas de ônibus, ou alugar um carro.

Pacotes para Caldas Novas

Normalmente, a opção por pacotes acaba sendo a mais vantajosa financeiramente. 

No caso de Caldas Novas, é a melhor opção tanto pelo custo (passagem aérea +  hospedagem + atrações  turísticas); como pela facilidade de locomoção entre Goiânia e Caldas Novas e entre as atrações.  

Sendo assim, é um excelente custo-benefício visto que o turismo de  Caldas Novas está relacionado ao ecoturismo (necessário guias turísticos) e às atrações para passar o dia sem pressa.

Clima (Tempo)em Caldas Novas

O verão na cidade é chuvoso e quente, enquanto o inverno é mais seco e mais fresco. 

A temperatura média anual é de 24°C. No verão, a temperatura chega aos 33°C, enquanto nas noites de inverno pode atingir 16°C.

Como as maiores atrações da cidade são as piscinas de águas quentes e os parques aquáticos com águas quentes, escolher o inverno não é um problema para visitar a cidade.

Conclusão

Conforme vimos Caldas Novas é um destino bem democrático, bem frequentado por famílias, idosos e por quem busca o ecoturismo como opção de férias. 

O destino está ao alcance de todos e oferece excelentes opções de hospedagem.

A facilidade para chegar até a cidade é um importante fator quando não temos muito tempo a perder. 

Outra relação importante é o custo-benefício proporcionado por Caldas Novas, a cidade nos entrega opções radicais e zen sem precisar falar outro idioma e nem investir em outra moeda.

Quer viajar com segurança e tranquilidade? Então, adquira um seguro viagem e aproveite muito as suas férias!

Gostou das dicas para acertar na sua bagagem de mão e viajar com tranquilidade? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e dicas sobre viagens, acompanhe sempre o blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).