Novo passaporte brasileiro: o que mudou e como tirá-lo: passo a passo

Um novo passaporte brasileiro está válido em todo o território nacional desde o dia 3 de outubro de 2023. Isso porque foi nesta data que a Casa da Moeda passou a utilizar o novo modelo como padrão. Contudo, os postos do Itamaraty no exterior começarão a utilizar o modelo do novo passaporte brasileiro apenas em 2024.

Sendo assim, para tirar as principais dúvidas, explicar o que muda e como tirá-lo, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo. Confira conosco e boa leitura!

Porque a Polícia Federal passou a emitir um novo passaporte brasileiro?

De modo geral, a criação do novo passaporte brasileiro aconteceu por iniciativa do Governo Federal. Segundo as informações oficiais, o novo modelo buscou aprimorar e modernizar os elementos de segurança no documento, de modo a dificultar fraudes.

Em um vídeo de divulgação que circula na internet, produzido pela Casa da Moeda, o órgão reitera que o modelo novo segue os padrões internacionais para passaportes.

Principais mudanças no novo passaporte do Brasil: itens de segurança

Primeiramente, é importante reforçar que o novo passaporte brasileiro ampliou a tecnologia antifraude e continua com imagens que só são vistas sob luz ultravioleta. Dessa forma, a possibilidade de cópias não autorizadas ou reproduções se tornam muito mais difíceis.

Além disso, agora são 7 composições com este tipo de iluminação. Anteriormente, apenas o número da página do passaporte contava com este recurso.

Outra mudança está na presença das marcas d’água, que passaram de 9 para 13. Em resumo, essas marcas são estampas vistas apenas contra a luz, similar ao que temos nas notas de dinheiro.

Por fim, o novo passaporte conta com uma foto formada pelos dados biométricos do portador e uma imagem em preto, por cima do laminado de segurança. Juntos, todos esses recursos impactam diretamente na segurança do documento.

Mudanças estéticas no novo passaporte brasileiro

Muito além das questões de segurança, o novo modelo de passaporte no Brasil decidiu também inovar na aparência do documento. Afinal, agora ele homenageia todas as regiões do país com ícones que representam os nossos biomas e culturas.

Em outras palavras, significa que o passaporte deixará de ser unicamente textual e terá imagens representativas de vários lugares do Brasil.

Leia também | Passaporte amarelo

Dúvidas sobre o novo modelo: FAQ

A seguir, preparamos um FAQ com as principais dúvidas sobre o novo passaporte brasileiro. Continue a leitura.

O passaporte antigo deixará de valer?

Por enquanto, não há um prazo certo sobre o fim do modelo antigo de passaporte. Em resumo, o governo brasileiro garantiu que os documentos expedidos e em posse dos brasileiros continuarão válidos até a data informada neles.

Qual o valor do novo passaporte?

Mesmo com a criação de um novo passaporte brasileiro, não houve alteração no valor da emissão. Sendo assim, ela continua com o custo de R$275,25 dentro do território brasileiro.

Qual a validade do novo modelo de passaporte?

A validade também não mudou. Em outras palavras, ela permanece por 10 anos.

É necessário trocar o passaporte antigo pelo novo?

Não. A troca só deve acontecer quando o antigo vencer. Ou ainda, no caso de perda ou roubo, a emissão será sempre do novo passaporte brasileiro.

Posso pedir o novo passaporte brasileiro mesmo com validade no antigo?

Sim, mas neste caso, você terá de pagar o novo valor e terá seu documento anterior cancelado. O ideal é solicitá-lo apenas quando for necessário renovar o passaporte.

Quais documentos são obrigatórios para tirar o novo passaporte?

Os documentos para emissão do novo modelo permanecem o mesmo. Em resumo, é preciso o documento de identificação com foto, certidão de casamento (quando houver), passaporte anterior (caso haja) ou ocorrência referente, além do pagamento da taxa.

Saiba mais | Documentos para tirar o passaporte

Quais documentos são obrigatórios para tirar o novo passaporte?

Os documentos para emissão do novo modelo permanecem o mesmo. Em resumo, é preciso o documento de identificação com foto, certidão de casamento (quando houver), passaporte anterior (caso haja) ou ocorrência referente, além do pagamento da taxa.

Saiba mais | Documentos para tirar o passaporte

Passo a passo para tirar o novo passaporte brasileiro

1 | Reúna os documentos necessários (Veja aqui);

2 | Acesse o portal da Divisão de Passaporte da Polícia Federal e preencha seus dados;

3 | Após a solicitação, efetue o pagamento da guia de recolhimento da União (GRU);

4 | Com o pagamento confirmado, clique aqui e agende o comparecimento à uma unidade da PF;

5 | Leve os documentos até a PF na data e horário marcado e faça seu passaporte.

Por último, você receberá, ao final do atendimento, a data prevista para retornar e ter o seu passaporte entregue.

Aprendeu sobre o passaporte brasileiro? Atente-se a outros documentos importantes para viajar!

Após conhecer tudo sobre o novo passaporte brasileiro, é importante lembrar que, a depender do destino da viagem, há outros documentos obrigatórios. Por exemplo, o visto, cartão de vacinas e até mesmo o seguro viagem.

Por isso, antes de viajar, não deixe de acessar a nossa ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país.

Dessa forma você garante segurança e tranquilidade em qualquer lugar do mundo.

Para outros conteúdos, continue conosco no Blog do Assistente de Viagem.

Wendel Soares: