O que fazer em Amsterdã: 8 pontos turísticos da capital holandesa

Pode anotar aí: a lista de o que fazer em Amsterdã é gigantesca! Além de capital da Holanda, Amsterdã é uma das cidades mais visitadas do país, com diversos pontos turísticos super legais, como igrejas, museus, parques e restaurantes, que atraem os mais diversos gostos.

Por conta da quantidade de lugares que podem compor seu roteiro de viagem, fizemos uma lista de alguns passeios e lugares que você não pode deixar de conhecer enquanto estiver em Amsterdã. Confira!

O que fazer em Amsterdã: visitar o Museu Van Gogh

Localizado na famosa Praça dos Museus, Museumplein, o Museu Van Gogh deve fazer parte de sua lista de o que fazer em Amsterdã. O museu é dedicado às obras de Vincent Van Gogh, ilustre pintor holandês, e o espaço acomoda cerca de 200 pinturas e diversas cartas do artista.

Suas obras são encontradas na parte fixa do museu e todas são separadas e organizadas por períodos da vida do artista. É possível notar as diferenças entre suas obras, que ficam expostas como uma linha do tempo. Além disso, na área de exposições temporárias, é possível encontrar obras de arte de diversos pintores famosos.

Uma dica para quem vai ao museu é: lembre-se de chegar cedo ao local. Se você é um bom apreciador de arte, ficará por lá um bom tempo até conhecer o museu por completo. Então separe bastante tempo e se organize para essa visita.

Caminhar pelo Vondelpark

Se você quer um passeio barato para fazer em Amsterdã, considere conhecer o Vondelpark, um dos maiores e mais famosos parques que você vai encontrar por lá.

Você pode visitar o parque tanto no verão quanto no inverno, mas durante o verão o parque fica mais agitado, as pessoas organizam piqueniques, eventos musicais e literários. Então vale muito a pena.

Ao redor do Vondelpark, você vai encontrar diversas cafeterias, bares e restaurantes para aproveitar antes ou depois da visita. Por fim, caminhar pelo bairro ao redor do parque, conhecendo a arquitetura local, pode completar a sua lista de o que fazer em Amsterdã.

Passear de barco pelos canais de Amsterdã

Muito conhecida pelos seus canais, Amsterdã atrai muitos viajantes para seus passeios de barco pela cidade. Esses passeios são muito procurados por turistas que buscam o que fazer em Amsterdã. Neles você pode apreciar a vista local, as construções e lugares históricos. São mais de 100 km de passeio por Amsterdã.

Diversos tipos de passeios são oferecidos. Existem passeios que contam com guias turísticos que narram a história da cidade, bares e garçons, por exemplo.

Dependendo da opção de passeio escolhida, você poderá descer do barco ou não, então é interessante se atentar a isso no momento de compra do bilhete. Lembrando que os pontos turísticos visitados e preços vão variar de acordo com cada pacote de passeio.

O Hop On – Hop Off é o passeio de barco mais procurado. Você adquire um ingresso que te dá acesso aos barcos durante 24 horas. Assim, além de se deslocar de um local para o outro, você ainda pode admirar as paisagens no caminho e os principais pontos turísticos da cidade.

Visitar a casa de Anne Frank

Outra dica de o que fazer em Amsterdã que vale muito a pena é a visita a casa de Anne Frank. A visita compreende conhecer os cômodos da casa, além de um anexo escondido e algumas exposições nos prédios vizinhos.

Se você tiver problemas com o idioma por lá, você pode optar por pegar folhetos em português ou inglês, que servirão de guia para o seu passeio, com explicações sobre a história de Anne Frank e histórias sobre a casa.

Ao entrar na casa, você se depara com trechos do diário de Anne Frank e vídeos de familiares e conhecidos, que comentam e leem trechos do diário.

Conhecer a Praça Dam e o Palácio Real

Localizada no centro histórico da cidade, a Praça Dam é cercada de monumentos históricos e é um lugar incrível para conhecer em sua viagem. Hoje a praça é um lugar bem tranquilo, diferentemente de séculos atrás, em que era um espaço bem turbulento.

Próximo à Praça Dam, está localizado o Palácio Real. Mesmo não sendo, de fato, o palácio residencial do rei, o Palácio Real é uma construção da realeza que fica aberta ao público. No palácio você pode ver quadros famosos, móveis e toda a arquitetura interna de um monumento real.

Após o passeio, você pode aproveitar diversos restaurantes nas redondezas, com comidas típicas da cultura holandesa, além de visitar lugares como o Museu Madame Tussauds (museu de figuras de cera) e o Museu de Diamantes de Amsterdã. Esse conjunto de atrações com certeza precisa estar em sua lista de o que fazer em Amsterdã.

O que fazer em Amsterdã: Ir à Oude Kerk

Para os amantes de arquitetura, não deixe de conhecer esse belíssimo ponto turístico. Oude Kerk é a igreja mais antiga da cidade, datada do século 14 e utilizada como templo Calvinista até os dias atuais.

Apesar de ter algumas construções internas inacabadas, o que mais chama a atenção dos turistas e os fazem contemplar a igreja são os vitrais e os desenhos internos das abóbadas.

Mesmo sendo um local sem grande filas, é bom atentar-se ao horário de funcionamento e os dias abertos à visitação.

Conhecer a Heineken Experience

Se você aprecia cervejas, esse é um ótimo passeio para fazer em Amsterdã. A Heineken Experience nada mais é do que uma antiga fábrica da empresa aberta a visitas.

A antiga fábrica é completamente adaptada para que seu público aprenda sobre o processo de fabricação das cervejas e a história da empresa.

Após o tour, você tem a opção de desfrutar e degustar diversas cervejas da marca em um bar. Mesmo para quem não consome bebidas alcoólicas, vale a pena conhecer o local devido às tecnologias e cenários internos interativos.

Percorrer o Rijksmuseum

O Rijksmuseum é um dos museus mais famosos de Amsterdã. As obras do museu abrangem histórias e artistas que contribuíram com a arte holandesa, além de algumas obras asiáticas.

Não tem problema se você não entende muito de arte, o museu conta com folhetos explicativos das obras. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para contemplar a arquitetura gótica renascentista do local.

Por ser um museu muito grande, é recomendado que você separe bastante tempo para essa incrível visita. O horário de funcionamento compreende uma parte da manhã e uma parte da tarde, portanto procure visitar o museu junto com outras atrações próximas.

Por fim, a sua listinha de o que fazer em Amsterdã pode ser finalizada com uma visita à praça de entrada do Museu Rijksmuseum. É nessa praça que está localizado o famoso letreiro “I Amsterdam”. Aproveite para tirar a clássica foto no letreiro e deixe a sua viagem incrível registrada.

Agora que você já conhece algumas opções de o que fazer em Amsterdã, que tal começar a organizar sua viagem contratando um seguro viagem Europa? Acesse o site e escolha a melhor opção para você!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).