Conhecendo Portugal: o que fazer em Lisboa

Se você está pensando em ir a Portugal, antes de tudo, você precisa saber o que fazer em Lisboa. Para quem deseja conhecer a cultura e beleza de lugares incríveis ao redor do mundo, Lisboa é uma parada obrigatória. Isso porque além de ser a capital do país, a cidade possui inúmeros pontos turístico maravilhosos, ótimos restaurantes e enotecas tradicionais da região. Se você pretende fazer essa viagem, confira aqui 8 dicas de o que fazer em Lisboa.

Conhecer o Museu da Cidade

Localizado na região norte de Lisboa, o Museu da Cidade é um dos museus mais importantes da cidade. Isso porque o museu é especializado em contar toda a história da cidade, desde o seus primórdios até o século XIX. Por isso, se você quer conhecer a história de Lisboa, este museu é parada obrigatória.

Sua inauguração foi planejada em 1909, porém só ocorreu em 1942, ou seja, foram quase quatro décadas de planejamento e preparação. Todo o ambiente do museu é separado por ordem cronológica, o que faz o local ser tão interessante.

Nele você pode acompanhar a história de Lisboa como se estivesse lendo um livro, porém visualizando diversos objetos históricos, como cartas, documentos oficiais, pinturas, gravuras, desenhos, estátuas, cerâmicas, azulejos, objetos arqueológicos, entre outros.

Visitar o Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é um dos monumentos que precisam estar em sua lista de o que fazer em Lisboa. Construído há mais de 1.000 anos atrás, o castelo está localizado em uma das partes mais altas da cidade e recebe muitos turistas anualmente. Além de apreciar a arquitetura medieval e toda a construção do castelo, você pode conhecer 11 torres, um sítio arqueológico e miradouros espalhados pelo local.

Além disso, no final da visita você ainda pode apreciar uma bela vista do rio Tejo e de boa parte da cidade. Por isso, não deixe de levar o celular ou câmera fotográfica para tirar ótimas fotos deste local único em Lisboa!

Andar de Teleférico

Outra coisa bem legal para fazer em Lisboa é andar no teleférico da cidade, também conhecido como Teleférico da Expo ou Teleférico do Parque das Nações. Apesar de ser um passeio curto, com menos de dez minutos de duração, a vista faz valer a pena!

Para fazer esse passeio é necessário se deslocar até o Parque das Nações, um parque aberto ao público, localizado às margens do Rio Tejo. Do alto do teleférico é possível observar o próprio Parque das Nações, o Rio Tejo, a Doca dos Olivais, o Pavilhão de Portugal e a Torre de Belém, além de outros prédios e casas da cidade. Separe uma horinha do seu dia para esse passeio e aproveite para conhecer restaurantes e lojas próximas ao embarque e desembarque.

Subir o Elevador de Santa Justa

Construído em 1902, o elevador de Santa Justa auxilia no trânsito de pessoas entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e é com certeza uma das atrações imperdíveis para quem busca o que fazer em Lisboa. O projeto do elevador é do arquiteto Raoul Mesnier de Ponsard, famoso engenheiro português responsável por diversos elevadores e funiculares em todo o país.

Esse projeto foi pensado para proporcionar uma prazerosa viagem ao visitante, além do acesso ao Miradouro de Santa Justa, um terraço de onde é possível vislumbrar o famoso Castelo de São Jorge e toda a baixada de Lisboa.

Apesar de ser um passeio que vale a pena colocar na lista de o que fazer em Lisboa, prepare-se para possíveis filas e atrasos no local devido ao grande número de turistas, principalmente em alta temporada.

Visitar o Convento do Carmo

No famoso Convento do Carmo, atualmente conhecido também como Museu Arqueológico do Carmo, estão abrigados os restos da igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, que foi fundada no final do século 14 e tem uma importância histórica bastante forte para a capital.

Dentro do museu, além de toda a estrutura medieval do antigo convento, também é possível ter acesso a um incrível acervo de túmulos da era medieval, esculturas antigas, peças do império romano, múmias, dentre outras diversas preciosidades da história da humanidade. Para quem ainda não sabe o que fazer em Lisboa, essa é uma atração repleta de história e de curiosidades pelas quais vale a pena a visita.

O que fazer em Lisboa: Conhecer a Torre de Belém

A Torre de Belém é um dos diversos pontos turísticos que precisam estar em seu roteiro devido a sua beleza monumental e a sua importância histórica. A torre foi construída na Era de Ouro de Portugal e auxiliou na proteção do país contra invasores que chegavam via navegações.

Após o período das navegações, a construção foi usada com diversos fins governamentais, como telégrafo, prisão, aduaneira e até mesmo como um farol. Atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa e desde 1983 é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Conhecer a Praça do Comércio

Conhecida também como Terreiro do Paço, a maior praça da cidade de Lisboa é uma ótima pedida para uma visita de fim da tarde, um piquenique ou passeios de bicicleta com os amigos. O local era utilizado como desembarque inicial das pessoas que vinham para Lisboa pelo mar. Por essa importância, o local possui duas arcadas do século XVIII, uma estátua de Dom José I e também o Arco da Vitória.

Passear pelo Rio Tejo

O principal rio da cidade de Lisboa é alvo de cartões-postais e muitas visitas diariamente. Além de apreciar a beleza, os restaurantes e outros diversos locais em torno do rio, os turistas fazem passeios de barco pelo Rio Tejo.

O passeio pode durar até aproximadamente uma hora, dependendo da estrutura do barco, alguns contam com bares, o que pode prolongar o passeio. Além disso, o passeio apresenta diversas rotas, o que pode incluir passar pelos pontos turísticos localizados na margem do rio.

Agora que você já conhece algumas opções de o que fazer em Lisboa, Portugal, prepare-se antecipadamente para a viagem. Além disso, não se esqueça de cuidar das burocracias e de garantir a contratação de um seguro viagem. Dessa maneira, sua viagem fica mais tranquila e você fica preparado para qualquer imprevisto!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).