O que fazer em Monte Verde em 8 passeios imperdíveis

Quem procura um destino em Minas Gerais, provavelmente já se perguntou o que fazer em Monte Verde. Afinal, o pequeno vilarejo quase na divisa com São Paulo é um dos lugares mais aconchegantes do estado.

Isso porque, por lá você encontra uma paisagem belíssima em meio às montanhas e uma variedade de comércio de produtos artesanais, chocolates, vinhos, queijos, cervejas e muito mais.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo para te apresentar o que fazer em Monte Verde, como chegar até lá e quais passeios são imperdíveis. Após a leitura, é só fazer as malas, reservar o melhor seguro viagem nacional e partir. Confira conosco!

Sobre Monte Verde

Antes de conhecer o que fazer em Monte Verde, vamos falar um pouco sobre o vilarejo. Isso porque Monte Verde é, na verdade, um distrito do município de Camanducaia, no estado de Minas Gerais.

Famoso por sua beleza natural, clima frio e paisagens deslumbrantes, ele fica no coração da Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.550 metros. Por isso, Monte Verde é um destino popular para aqueles que buscam tranquilidade e contato com a natureza.

A região é famosa por suas montanhas, vales, cachoeiras e trilhas, que oferecem diversas opções de atividades ao ar livre. Por exemplo, caminhadas, trekking, mountain bike e observação de aves. O que, obviamente, reforça a importância de contratar um seguro viagem.

Além disso, Monte Verde é conhecido por ser um dos melhores destinos para apreciar o fenômeno da geada e até mesmo a neve durante o inverno.

Na vila, é possível encontrar uma atmosfera charmosa, com ruas arborizadas, casas em estilo alpino e uma variedade de pousadas, hotéis e restaurantes aconchegantes. A gastronomia local é outro destaque, com opções que vão desde pratos típicos mineiros até culinária internacional.

Além das atividades ao ar livre, os visitantes também podem desfrutar de passeios de quadriciclo, cavalgadas, visitas a fazendas de produção de queijos e cervejas artesanais, além de lojas de artesanato e produtos locais.

O que saber antes de ir à Monte Verde

Primeiramente, é importante explicar que, mesmo famoso pelas baixas temperaturas, Monte Verde tem meses quentes, geralmente entre dezembro e janeiro, quando os termômetros podem chegar a 23º. Por sua vez, durante o inverno, a mínima oscila de 12º a praticamente 0º.

Por estar no sul de Minas, a distância de Monte Verde à BH é de cerca de 480 quilômetros. Da capital do Rio Janeiro, são 530 quilômetros. Contudo, a cidade fica a apenas 160 quilômetros de São Paulo e tem acesso pela rodovia Fernão Dias (BR-381) para partidas de Minas e São Paulo e pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), para quem sai do Rio de Janeiro.

Todavia, não há aeroportos na proximidade, sendo o mais perto o Aeroporto de Guarulhos ou Campinas, que ficam, respectivamente, a 160 e 175 quilômetros de Camanducaia.

Leia também | Dicas para viagem em casal

O que fazer em Monte Verde: 7 passeios essenciais pelo distrito mineiro

1 | Passeio pela Avenida Monte Verde

A primeira dica sobre o que fazer em Monte Verde, é claro, se refere a conhecer o pequeno centro do povoado. Isso porque ele é repleto de lojas, restaurantes e galerias. Além disso, o estilo do casario é show à parte, uma vez que conta com decoração de flores e um estilo todo europeu. Aliás, Monte Verde é conhecido como a Suíça Brasileira.

Dentre os destaques estão a Galeria Germânica, a Vila Europa, a Galeria Suíça e o Shopping Center Celeiro.

2 | O que fazer em Monte Verde para os amantes de chocolate

A próxima parada contém dicas com muito sabor e para paladares refinados. Afinal, Monte Verde conta com chocolaterias que combinam com todo o clima frio do local.

De modo geral, a maior parte delas fica na Avenida Monte Verde e por lá você pode se esbaldar com barras, trufas, bombons e outras sobremesas feitas com um cacau irresistível.

Entre as fábricas mais famosas de chocolate artesanal de Monte Verde, podemos citar:

Gressoney | Inaugurada em 1978, ficou famosa pelo doce Prímula, uma saborosa sobremesa que remete ao pão de mel. Em resumo, é um quitute com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate.

Sabor Chocolate | Esta loja também possui filial em Campos de Jordão e tem fama de ter o melhor chocolate de Monte Verde. Além disso, também aposta em licores, compotas e biscoitos, para agradar os mais exigentes consumidores.

Chocolateria Monte Verde | Por fim, é outra opção incrível para provar o chocolate artesanal de Monte Verde, também nas versões de drinks gelados ou quentes

3 | Passeios ao ar livre por montanhas

Dois lugares para os amantes da natureza são roteiros obrigatórios quando se pensa sobre o que fazer em Monte Verde. No caso, o Pico do Selado possui 2.080 metros e oferece uma vista deslumbrante da região.

Por sua vez, outro passeio imperdível é a trilha da Pedra Redonda. Localizada a cerca de 1.990 metros de altitude, oferece uma vista espetacular das montanhas e vales ao redor. A trilha é de nível moderado e recompensa os visitantes com paisagens deslumbrantes no topo.

4 | Cachoeira dos Pretos

A Cachoeira dos Pretos é uma das mais altas do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 154 metros de queda d’água. Além de sua beleza impressionante, é possível fazer um passeio de barco pelo lago formado pela cachoeira ou até mesmo se refrescar nas águas cristalinas.

5 | Roteiro gastronômico

Claro que estando em Minas Gerais, iríamos responder sobre o que fazer em Monte Verde com culinária, não é mesmo? Pois saiba que Monte Verde é conhecida por sua excelente gastronomia

Por isso, um passeio essencial é explorar os diversos restaurantes, bistrôs e cafés da região, que oferecem desde pratos típicos mineiros até culinária internacional. Não deixe de experimentar os famosos fondues, trutas e doces caseiros.

6 | Visita à fábrica de cerveja artesanal:

Monte Verde possui uma fábrica de cerveja artesanal, a Fritz. Por lá, é possível fazer visitas guiadas e conhecer o processo de produção da cerveja. Além disso, você pode degustar diferentes tipos de cervejas locais e aprender sobre a cultura cervejeira da região.

Em resumo, um roteiro imperdível para os apreciadores de cerveja.

7 | Passeio de quadriciclo

Por fim, uma maneira emocionante de explorar a região é fazer um passeio de quadriciclo pelas trilhas e estradas de Monte Verde. Afinal, ela é uma opção divertida e cheia de adrenalina, permitindo que você desfrute das paisagens naturais enquanto se diverte.

Descobriu o que fazer em  Monte Verde? Conheça o Assistente de Viagem e viaje com segurança e tranquilidade!

Após conhecer as melhores dicas sobre o que fazer em Monte Verde, é hora de acessar o Assistente de Viagem e ter a oportunidade de viajar com segurança, comodidade e conforto. Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e viaje sem nenhuma preocupação, mesmo em roteiros dentro do Brasil.

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: