O que fazer em Foz do Iguaçu: 7 dicas imperdíveis para aproveita o melhor da cidade!

Não saber o que fazer em Foz do Iguaçu pode contribuir para que o seu roteiro se limite apenas a uma visita às Cataratas. Isso porque elas são o ponto principal do passeio pela cidade, mesmo não sendo a única atração.

Além disso, há passeios imperdíveis tanto em Foz do Iguaçu quanto nas cidades vizinhas da Argentina e do Paraguai. Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo. Nele, vamos te apresentar dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, quando ir e de que forma curtir ao máximo o seu passeio.

Acompanhe conosco e prepare-se para fazer as malas, reservar seu seguro viagem e adentrar um universo fantástico e de belezas únicas. Boa leitura!

O que saber sobre Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade localizada no estado do Paraná e famosa por abrigar as impressionantes Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Além das cataratas, a região também oferece outras atrações, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves.

De modo geral, a cidade tem maior fluxo de turistas durante os meses de primavera (setembro a novembro) e outono (março a maio). Isso porque é quando as temperaturas são mais amenas e há menos chances de chuvas intensas.

Por sua vez, o verão por lá costuma ter temperaturas acima dos 30º e devido às fortes chuvas, pode até mesmo impedir alguns passeios ou aproximação das quedas de água. Uma dica importante para quem busca saber o que fazer em Foz do Iguaçu é que, ao inserir as cataratas no seu roteiro, prepare-se com calçados confortáveis e impermeáveis. Isso porque há uma grande névoa vinda das quedas, o que pode exigir também capas de chuva para quem não quer se molhar.

Como chegar até Foz do Iguaçu

As maneiras mais utilizadas para chegar até Foz do Iguaçu depende da origem dos viajantes. Contudo, é possível ir para a cidade por diferentes meios de transportes.

Avião | O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) recebe voos nacionais e internacionais. De lá até o centro da cidade, há opções de transfers, ônibus ou transporte por aplicativos.

Carro | Como Foz do Iguaçu se localiza na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, é possível chegar de carro por ambos destinos. Vindo de Curitiba, usa-se a BR-277 e de Puerto Iguazú, na Argentina, a BR-469.

Ônibus | Há linhas regulares de várias capitais e cidades do Brasil, além dos dois países vizinhos.

Trem | Por fim, existe a opção do trem, já que há uma linha internacional que liga Curitiba (Paraná) até Ciudad del Este (Paraguai). O trem possui parada na estação de Foz do Iguaçu.

Destinos imperdíveis: O que fazer em Foz do Iguaçu

1 | Cataratas do Iguaçu

É impossível explicar o que fazer em Foz do Iguaçu sem citar as Cataratas, não é mesmo?

Contudo, é importante frisar que elas não são exclusivamente brasileiras e também se localizam em terras argentinas.

Além disso, cada país oferece uma experiência diferente ao conhecê-las. Do lado brasileiro, o passeio é mais contemplativo, e segue todo o fluxo principal das cataratas até a famosa Garganta do Diabo.

Por sua vez, o lado argentino possui um roteiro imersivo. Isso porque você consegue andar em meio ao parque e passar por pontes que atravessam grandes fluxos de água. Ao todo, são cerca de 275 cachoeiras que se estendem por mais de 2,7 quilômetros.

2 | Parque Nacional do Iguaçu

A segunda dica sobre o que fazer em Foz do Iguaçu se relaciona diretamente às cataratas. Contudo, se trata de um Parque Nacional que, além das quedas d’água, oferece trilhas bem estruturadas que permitem explorar a rica biodiversidade da região. Isso inclui, por exemplo, a observação de aves, animais selvagens e plantas exuberantes. O Centro de Visitantes oferece informações sobre a flora, fauna e importância ambiental do parque.

Leia também | 10 lugares mais lindos do Brasil

3 | Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Sendo assim, é possível que os visitantes aprendam sobre a história, a construção e o funcionamento da usina.

O passeio inclui a visita ao mirante central, onde é possível ter uma vista panorâmica da usina e do reservatório.

4 | Parque das Aves

O Parque das Aves é um santuário de aves localizado próximo às Cataratas do Iguaçu. Em resumo, o parque abriga uma grande variedade de espécies de aves, incluindo araras, tucanos, flamingos e muitas outras. Os visitantes podem caminhar por trilhas arborizadas e observar as aves de perto, além de aprender sobre a conservação e preservação dessas espécies.

5 | Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um local emblemático onde os rios Iguaçu e Paraná se encontram, marcando as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. Cada país possui seu próprio marco, e os visitantes podem apreciar a vista panorâmica dos três marcos, além de conhecer um pouco da história e cultura das três nações.

6 | Compras no Paraguai: o que fazer em Foz do Iguaçu

Devido à sua proximidade à fronteira paraguaia, estar em Foz do Iguaçu é uma oportunidade única para acessar uma grande variedade de lojas e shoppings com preços atrativos. Isso porque a cidade vizinha tem uma gama de oportunidades para quem quer fazer compras de eletrônicos, perfumes, roupas, artigos de decoração e outros produtos importados. Mas cuidado! É importante estar ciente das regras de importação e verificar a autenticidade dos produtos adquiridos.

Leia também | Destinos mais procurados do Brasil

7 | Macuco Safari

Por fim, temos o Macuco Safari, que é um passeio de aventura que leva os visitantes a um emocionante passeio de barco pelo Rio Iguaçu, chegando bem próximo das cataratas. Durante o passeio, você pode sentir a força das águas e se refrescar com a névoa das quedas d’água. É uma experiência emocionante e refrescante, proporcionando uma perspectiva única das cataratas.

Descobriu o que fazer em Foz do Iguaçu? Conheça o Assistente de Viagem e viaje com segurança e tranquilidade!

Após conhecer as melhores dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, é hora de acessar o Assistente de Viagem e ter a oportunidade de viajar com segurança, comodidade e conforto. Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e viaje sem nenhuma preocupação, principalmente para roteiros como este, que exigem planos multiviagens.

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: