Seguro viagem para Inglaterra: é obrigatório? Quanto custa?

A dúvida sobre a obrigatoriedade do seguro viagem para Inglaterra é muito comum entre quem planeja viajar para a Terra da Rainha.

Isso porque, entre as diversas atrações culturais, turísticas e históricas do país, nada melhor do que viajar em segurança, não é mesmo?

Aliás, a entrada de turistas brasileiros na Inglaterra tem aumentado cada ano mais, e só em 2019 foram mais de 208 milhões de libras gastas naquele país.

Então, para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como funciona o seguro viagem para Inglaterra, quando contratar, sua cobertura e qual a melhor opção, esse artigo irá esclarecer todas as suas dúvidas.

Confira conosco e boa leitura!

Seguro viagem para Inglaterra é obrigatório?

Primeiramente, é importante dizer que o seguro viagem para Inglaterra não é obrigatório, contudo, ele é imprescindível.

Em outras palavras, a melhor forma de compreender essa situação é compará-la, por exemplo, com um seguro para automóveis.

A lei de trânsito brasileira não exige que o motorista possua cobertura do veículo, porém, quando ele opta por contratar uma cobertura, está resguardado e tranquilo caso aconteça algo ao seu carro.

No caso do seguro de viagem para Inglaterra, é a mesma coisa.

Não ser obrigatório não significa que não seja necessário. Por isso, vamos conhecer como funciona o seguro viagem internacional, com cobertura para a Inglaterra, para depois detalharmos porque você precisa fazê-lo.

Como funciona um seguro viagem internacional

Quem pretende viajar para a Inglaterra, pode solicitar a contratação de uma apólice de seguro viagem internacional.

Com ela, o viajante terá uma espécie de plano de saúde temporário, com coberturas médicas e odontológicas durante o período da viagem.

Além disso, o seguro viagem para Inglaterra poderá também assegurar outras situações, como o cancelamento de viagem, extravio de bagagem, acidentes e até mesmo atendimento especial para gestantes.

Conforme explicamos acima, mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem para Inglaterra é a melhor alternativa para quem não quer ter surpresas desagradáveis ou gastos adicionais em uma viagem.

Por exemplo, se você não tiver o seguro viagem e precisar ser atendido em um hospital inglês, uma simples consulta de rotina pode custar entre Є100 e Є250.

Se a situação for de emergência, esses valores serão ainda maiores.

E sim, nós sabemos que ninguém viaja pensando que possa ter problemas, mas eles existem, e são mais comuns do que pensamos. Então é muito melhor já se prevenir, não é mesmo?

Por que contratar um seguro viagem para Inglaterra?

Dentre os principais motivos da contratação de um seguro viagem para Inglaterra, podemos elencar os seguintes:

  • Existem excelentes seguros com custo-benefício bastante acessível. Por isso, em um país com atendimento de saúde muito caro para turistas, esta opção é extremamente vantajosa
  • Um seguro viagem oferece muito além do atendimento médico ou odontológico. Por exemplo, é possível adicionar à apólice cobertura para extravio de bagagem, traslado de corpo em caso de falecimento, regresso sanitário e até mesmo assessoria jurídica para casos de acidentes de trânsito ou situações similares

Esses são apenas alguns dos itens entre o que o seguro viagem cobre, assim, as vantagens são múltiplas.

Principais vantagens de um seguro viagem para a Inglaterra

Se você chegou até aqui e ainda não está convencido que precisa contratar um seguro viagem para Inglaterra, atente-se ao próximo ponto.

O seguro só não é obrigatório se você estiver viajando exclusivamente para a Inglaterra.

Assim, se você incluir outros destinos da Europa, como França, Alemanha, Itália ou Portugal, ele se torna uma exigência.

Além disso, por se tratar de um país pequeno e com proximidade a outros países, é muito comum quem conhece a Inglaterra querer, por exemplo, ir à França. Para se ter uma ideia, de Londres até Paris, são apenas 52km pelo Canal da Mancha.

Por último, mesmo não fazendo parte do acordo de quase 30 países europeus, chamado de Tratado de Schengen, a Inglaterra costuma fazer parte de viagens com destinos múltiplos pelo Velho Continente.

E se sua viagem para a Inglaterra precisar de uma escala em um destes outros países, você também terá de ter o seguro viagem internacional ou o seguro viagem Europa.

Quanto custa um seguro viagem para Inglaterra e outros países europeus?

Apenas para comparação, enquanto uma consulta em um hospital inglês pode chegar até Є250 (mais de R$1.500), um seguro viagem para Inglaterra que contempla também todos os países europeus, pode ser contratado a partir de R$14,00 por dia, com coberturas adicionais.

Em resumo, o valor do seguro viagem irá depender de acordo com o período, tempo de permanência, número de viajantes e a idade deles.

Ainda assim, é um valor muito pequeno para não se pensar em proteção e cuidado para não ter problemas maiores durante a viagem.

Qual o melhor seguro viagem para Inglaterra?

Não é possível afirmar qual é o melhor seguro viagem para a Inglaterra sem considerar todas as necessidades de quem irá contratá-lo.

Por exemplo, quem pretende praticar esportes radicais, precisa incluir este adicional na cobertura.

Pessoas com mais de 65 anos podem precisar de algum atendimento especial, assim como gestantes. Assim, há coberturas especiais de seguro viagem para idoso e seguro viagem gestante.

Por isso, analise as condições de cobertura de cada apólice e veja quais delas abrangem o maior número de itens que você considera importante. Essa é a melhor maneira de encontrar o melhor seguro viagem para Inglaterra.

Abaixo, apontamos para uma ferramenta exclusiva do Assistente de Viagem que pode te ajudar a fazer essa pesquisa! E contratando com a gente, você ainda ganha descontos adicionais!

Como usar o seguro viagem

O uso do seguro viagem para Inglaterra é muito simples, basta o segurado entrar em contato com o número de telefone informado na apólice, explicar o que precisa e um dos atendentes da seguradora irá encaminhá-lo.

Seja a necessidade de atendimento médico, odontológico ou assessoria jurídica, o atendimento é todo em português e intermediado pela empresa responsável pelo seguro.

Seguro de viagem para a Inglaterra: idosos, gestantes e aventureiros

No caso de idosos, gestantes e praticantes de esportes radicais, é necessário que, antes de contratar o seguro viagem para Inglaterra, se verifique a extensão da cobertura da apólice.

Isso porque pode haver exigências ou condições específicas para estes grupos, como por exemplo, idade máxima de idade, período da gestação e tipo de prática esportiva.

Seu seguro viagem para Inglaterra está no Assistente de Viagem!

E agora que você entendeu a importância do seguro viagem para Inglaterra, que tal acessar nossa ferramenta de cotação de seguro viagem e comparar as principais coberturas internacionais?

Com um filtro simples e intuitivo, você encontrará as melhores seguradoras do país e terá opções para a Inglaterra e demais países europeus, América Latina, Estados Unidos e outros, com os melhores preços e coberturas!

Se preferir, também pode receber a sua cotação por e-mail.

E se você gostou de descobrir mais sobre o assunto, confira outras dicas e conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).