5 destinos para conhecer a Semana Santa em Minas Gerais

A Semana Santa em Minas Gerais está, há décadas, entre os principais destinos de turismo religioso do país. Afinal, a tradição e a fé das principais cidades coloniais mineiras costumam encantar fiéis de todas as partes do Brasil.

Além disso, mesmo para aqueles que buscam outro tipo de passeio ou amam conhecer mais sobre a história e cultura de Minas, há opções incríveis que envolvem gastronomia, belas paisagens e um povo muito acolhedor.

Por isso, o Assistente de Viagem te convida a conhecer mais sobre o que acontece durante a Semana Santa em Minas Gerais, os melhores destinos e os eventos imperdíveis. Confira conosco e aproveite para já cotar seu seguro viagem nacional e fugir de contratempos e problemas. Boa leitura!

O que esperar da Semana Santa em Minas Gerais

Segundo dados oficiais do governo de Minas, existem atualmente 17 rotas para peregrinos cristãos no estado e mais de 1000 igrejas, capelas e outras construções religiosas. Ou seja, os eventos que acontecem durante a semana santa em Minas Gerais apostam na tradição para evocar cerimônias que atraem milhares de pessoas.

Em resumo, isso significa que o estado faz parte dos principais destinos de turismo histórico no Brasil e ainda abrange um perfil específico de viajantes. No caso, aqueles que buscam também se envolver mais com a religiosidade.

E claro, por esse motivo, daremos um destaque especial às cidades históricas de Minas Gerais, mas desta vez, com um viés exclusivo sobre o feriado da Semana Santa. Em resumo, você vai entender mais sobre as procissões, as encenações sobre a Paixão de Cristo e claro, sobre os famosos tapetes devocionais que deixam as ruas das cidades mineiras ainda mais encantadoras.

5 lugares para passar a Semana Santa em Minas Gerais

Em uma data que movimenta mais de 160 milhões e cerca de 70 mil turistas em pouco mais de 3 dias, a Semana Santa de Minas Gerais costuma gerar ocupação máxima em hospedagens das principais cidades que listaremos abaixo.

Por isso, o ideal é se preparar com antecedência e fazer a reserva muito antes de organizar a viagem. Dito isto, vamos ao nosso roteiro.

1 | Ouro Preto

É impossível não começar nossas dicas com uma das cidades mais populares de Minas e destino obrigatório para quem quer uma experiência incrível. Além disso, Ouro Preto é um dos principais destinos de turistas em terras mineiras.

Contudo, engana-se quem pensa que apenas o Carnaval da cidade atrai uma multidão de pessoas, já que a Semana Santa em Minas Gerais tem por lá uma das suas mais importantes tradições.

Neste caso, trata-se da alternância dos eventos religiosos que, a cada ano, têm responsabilidade da paróquia de Nossa Senhora do Pilar ou de Nossa Senhora da Conceição. Ou seja, a procissão faz o caminho contrário em cada feriado, em uma cerimônia que também se destaca pelos tapetes que adornam a procissão devocional.

Além disso, é possível acompanhar concertos musicais ao ar livre e conferir de perto a Procissão do Fogaréu que resgata um evento de mais de 3 séculos.

2 | Mariana

A segunda cidade em nossa lista para quem pretende conhecer a Semana Santa em Minas Gerais fica a apenas 15km de Ouro Preto. Em outras palavras, é um destino que pode figurar em seu roteiro sem gerar qualquer gasto adicional ou deslocamentos complexos.

E assim como Ouro Preto, Mariana também investe em cerimônias que colocam a fé e a religiosidade em destaque.

Por exemplo, podemos citar a Procissão das Almas que percorre a cidade na madrugada da sexta-feira da paíxão. Além disso, é muito popular na cidade a malhação de Judas no sábado de Aleluia e a decoração que os fiéis colocam nas janelas, como por exemplo, toalhas de renda e vasos de flores.

3 | Congonhas e a Semana Santa em Minas Gerais

Congonhas se situa às margens da BR-040, há cerca de 70 km da capital mineira e 50 km de Ouro Preto, a primeira cidade da nossa lista. E nem é preciso se esforçar muito para inseri-la entre os destinos imperdíveis para a Semana Santa em Minas Gerais, uma vez que lá se encontra o maior acervo das obras de Aleijadinho.

Além disso, o feriado religioso movimenta diversas celebrações a céu aberto, como procissões, encenações da paixão e morte de Cristo e até mesmo orações de terços e evocação de cânticos centenários.

Leia também | Cidades próximas a Tiradentes

4 | Diamantina

Na região central do estado, Diamantina se destaca entre as mais belas cidades coloniais do Brasil e ainda possui atrações que a coloca entre os destinos imperdíveis da Semana Santa em Minas Gerais.

Por exemplo, as procissões e atos solenes com a presença da guarda romana, que de tão importante, figura entre os bens imateriais da cidade tombados pelo Iphan.  Além disso, há ocasiões em que o feriado acontece em datas próximas às vesperatas, que nestes casos, se dedicam a um repertório mais religioso.

Para quem não conhece, as vesperatas são apresentações musicais onde os instrumentistas ficam nas sacadas das janelas e o público assiste da rua ou calçada.

5 | Tiradentes

Por fim, temos a cidade de Tiradentes, que atrai um imenso número de fiéis para conferir celebrações, missas solenes, a cerimônia de lava-pés e uma Via Sacra pelas principais ruas da cidade. 

Além disso, a tradição de confeccionar tapetes devocionais com serragem também é forte por lá e reúne moradores, artistas e turistas na madrugada do Domingo de Páscoa.

O que saber antes de ir para a Semana Santa em Minas Gerais

Até aqui você já sabe mais sobre os principais destinos para curtir a Semana Santa em Minas Gerais, mas há dicas importantes para quem quer evitar contratempos. Então continue a leitura e veja o que é primordial levar em conta em todos estes destinos.

Como chegar nas cidades mineiras da lista

Ainda que Diamantina e São João del Rey (cidade vizinha a Tiradentes) possuam aeroportos, eles recebem apenas pequenos voos interestaduais. Sendo assim, o aeroporto de Confins, a cerca de 50km de Belo Horizonte, é o principal meio de chegar para a Semana Santa em Minas Gerais se sua escolha for o avião.

Neste caso, considere que Ouro Preto está a cerca de 100 km da capital mineira. Por sua vez, Congonhas fica a 65 km, no caminho para Tiradentes, que se situa a 210 km de Belo Horizonte.

Já Diamantina está em direção oposta a todos os outros destinos citados, localizando-se a quase 300 km do centro de BH.

É possível visitar várias cidades mineiras?

A depender do tipo de transporte ou da contratação de serviços especializados em traslado pelas cidades coloniais de Minas, alguns destinos podem fazer parte de uma mesma viagem. Por exemplo, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rey.

Contudo, se sua escolha para passar a Semana Santa em Minas Gerais for Diamantina, chegar aos outros lugares da nossa lista torna-se bem complexo.

Como se deslocar nas cidades durante a Semana Santa em Minas Gerais

Para terminar, é importante reforçar que todos os destinos da nossa lista são municípios pequenos e que interditam uma parte considerável do trânsito para os eventos da Semana Santa.

Por isso, o ideal é escolher um calçado confortável e verificar no site oficial de cada cidade sobre os possíveis bloqueios e impedimentos nas vias.

Seu passeio é mais seguro com o Assistente de Viagem!

Após aprender sobre os melhores destinos para passar a Semana Santa em Minas Gerais, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem nacional. Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: