5 cidades para quem deseja curtir o Carnaval em Minas Gerais

Há mais de dez anos, o Carnaval em Minas Gerais deixou de ser uma promessa e se tornou uma das maiores folias do Brasil. Afinal, mesmo com a tradição de décadas nas cidades coloniais, a festa também chegou com tudo na capital mineira e ampliou as alternativas para o feriado mais esperado do ano.

Segundo dados do Governo de Minas, o estado recebeu, apenas em 2023, mais de 11 milhões de turistas. Além disso, para 2024, a expectativa é que o Carnaval atraia ainda mais pessoas, uma vez que será o primeiro após o término definitivo da pandemia da Covid-19.

Pensando nisso, o Assistente de Viagem preparou um artigo completo com as melhores dicas para quem pretende curtir o Carnaval em Minas Gerais. Confira conosco e aproveite para já fazer a cotação de um seguro viagem nacional e ter maior tranquilidade durante o feriado. Boa leitura!

Dicas para aproveitar o melhor do Carnaval de Minas Gerais

Antes de escolher o seu destino para a folia em terras mineiras, é importante lembrar que o estado de Minas é bastante extenso e oferece uma diversidade para todos os perfis de viajantes. Contudo, se você não é fã de agitação ou prefere lugares calmos e longe dos eventos carnavalescos, o ideal é procurar um destino diferente da nossa lista.

Também considere que o principal aeroporto de Minas fica a cerca de 50 km de Belo Horizonte, o que pode aumentar o tempo e o trajeto até as cidades mais populares durante a folia. Além disso, as duas principais rodovias de acesso à Minas costumam ficar bastante cheias nesse período. No caso, a BR-040 para quem vem do Rio de Janeiro e a BR-262, para quem chega de Brasília ou de São Paulo.

Principais cidades para curtir o Carnaval em Minas Gerais

BH: a capital mineira da folia

O primeiro destino da nossa lista para o Carnaval em Minas Gerais é na capital, Belo Horizonte. Isso porque ela despontou como uma das maiores folias do país na última década e já atrai mais de 6 milhões de pessoas todo ano.

E não é por menos! São mais de 700 blocos de rua, em uma festa que se inicia na semana anterior ao Carnaval, com o desfile da Banda Mole e ocupa as principais ruas da região central belorizontina.

Além disso, a diversidade é pulsante no carnaval de BH, já que existem blocos dedicados ao samba, axé, rock, mpb, funk e muito mais. Por exemplo, se destacam entre eles o Unidos da Estrela da Morte, Volta Belchior, Baianas Ozadas, Então Brilha e Fecha a Santa.

Outro ponto de destaque é que a festa acontece entre a madrugada, manhã e início da tarde. Ou seja, você pode curtir a animação do dia e descansar à noite.

Para os foliões tradicionais, BH também conta com o desfile de escolas de samba na Avenida Afonso Pena, com entrada gratuita e muita diversão na disputa pelo título.

Atenção

Quem vai curtir o Carnaval em Minas Gerais e optou por Belo Horizonte, deve se atentar ao fluxo de pedestres e poucos ônibus no trânsito durante a folia. Porém, é possível optar por transportes via aplicativo ou metrô, que funciona com horários extras durante a folia.

Ouro Preto e a tradição no Carnaval em Minas Gerais

A cidade de Ouro Preto está no topo da lista das mais visitadas de Minas em qualquer época do ano. E claro que estaria entre os principais destinos para curtir o Carnaval em Minas Gerais.

De modo geral, o clima bucólico e colonial da cidade é um cenário perfeito para a tradição e festas agitadas que dividem a folia ao longo de todo o feriado do Rei Momo. Isso porque, para os amantes dos velhos bailes, há os desfiles de rua. Por sua vez, as repúblicas estudantis organizam eventos privados com artistas nacionais de todos os estilos musicais.

Dentre os destaques podemos citar o Zé Pereira dos Lacaios, bloco de rua centenário e um dos mais antigos do Brasil, o Charanga da Lata e o Bloco Vermelho I Branco, que abre a folia na quinta-feira.

Além disso, na festa estudantil que acontece no Centro de Convenções da UFOP, há blocos como o Chapado e Bloco do Caixão que estão entre os favoritos dos foliões. Por último, a cidade conta com palcos para atrações musicais nos principais pontos do centro histórico.

Leia mais | O que fazer em Ouro Preto

Importante

Ouro Preto costuma receber, nos 5 dias de Carnaval, uma média de 50 mil foliões por dia. Ou seja, para uma cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, isso exige um planejamento cuidadoso e claro, reserva antecipada.

Além disso, confira os horários de museus e igrejas, caso pretenda aproveitar a estadia e curtir muito mais do que o Carnaval em Minas Gerais. Isso porque, geralmente, a maioria deles funcionam com horários reduzidos ou fecham durante a folia.

Diamantina

Com tradição no Carnaval em Minas Gerais tão importante quanto Ouro Preto, Diamantina costuma ser o destino para quem busca uma folia mais familiar. Isso porque a cidade aposta em atrações gratuitas e blocos de rua menores e mais plurais.

Contudo, isso não significa menos animação, já que a cidade conta com o Bartucada e o BatCaverna, dois grupos de batuque musical que animam as ruas de Diamantina desde os anos 1990.

Para quem ama algo mais tradicional, não deixe de conferir o palco MPBeco, com músicos regionais de samba e MPB.

Atenção sobre o Carnaval em Diamantina

Diamantina fica há mais de 300 km de BH, em direção oposta a Ouro Preto, Mariana e Tiradentes. Sendo assim, se esta for sua escolha, certifique-se que a viagem não tem no roteiro conhecer outras cidades coloniais.

Além disso, nos arredores de Diamantina é possível curtir cachoeiras e distritos com belezas incríveis, como a Vila do Biribiri e Milho Verde.

Leia também | Destinos imperdíveis no Brasil

Pompéu

Sem muita tradição entre os pontos turísticos mineiros, Pompéu surgiu como um dos destinos dos foliões para o Carnaval em Minas Gerais há cerca de 2 décadas. Em resumo, isso se deve aos shows animados que já contaram, ao longo dos anos, com artistas famosos do axé, funk e até mesmo do DJ internacional Neelix.

Além disso, há na cidade o Bloco Reduto, criado em 1996 e que se inspira na folia de Salvador para oferecer animação aos foliões de todas as idades.

Por fim, é importante saber que Pompéu fica a cerca de 180 quilômetros de BH e tem saído em direção a Sete Lagoas. Ou seja, é uma ótima opção para quem chega pelo Aeroporto de Confins.

Folia em dose dupla no Carnaval em Minas Gerais: Tiradentes e São João del Rey

São João del Rey e Tiradentes ficam apenas 15 quilômetros uma da outra, ambas no Campo das Vertentes. Além disso, o fácil acesso pelo BR-262 e BR-040 as tornam destinos imperdíveis para curtir o Carnaval em Minas Gerais.

Neste caso, as programações costumam se completar e oferecer opções para todos os gostos. Por exemplo, Tiradentes tem diversos blocos com marchinhas que desfilam todos os dias da festa. Também merece destaque as baterias de samba e shows nos palcos montados no Largo das Forras.

Por sua vez, São João del Rey conta com o tradicional Bloco das Caveiras, que diverte os foliões ao trocar a cadência feliz do samba por marchas fúnebres, em uma tradição de mais de 100 anos.

Leia mais: Cidade de Tiradentes

Curiosidade

De acordo com historiadores, São João del Rey foi a primeira cidade do país a ter uma madrinha de bateria à frente dos ritmistas das escolas de samba. Após isso, a tradição chegou em 1968 ao Carnaval do Rio de Janeiro.

Carnaval em Minas Gerais é destaque em Itabirito

Por último, temos em nossa lista de lugares para curtir o Carnaval em Minas Gerais a cidade de Itabirito. Ela faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e fica a cerca de 50 quilômetros da capital, em direção a Ouro Preto.

Por lá, é comum conferir tanto blocos de rua quanto desfiles de bandas e bonecos gigantes, similares aos do carnaval de Olinda.

Mas também há atrações em um espaço conhecido como Itabirito Folia, que já teve artistas de axé, sertanejo, funk e samba de projeção nacional. 

Além disso, alguns blocos de BH costumam dar as caras por lá, como por exemplo, o Chama o Síndico, Lindo bloco do amor e Volta Belchior. E para os foliões que irão curtir a festa com a família, há sempre espaços dedicados para as crianças, com atrações, pinturas e monitores exclusivos para os pequeninos.

Seu Carnaval em Minas Gerais é mais seguro com o Assistente de Viagem!

Após aprender sobre os melhores destinos para passar o Carnaval em Minas Gerais, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem nacional. Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: