Suíça: paisagens exuberantes e um dos melhores países para morar

A Suíça é bem conhecida pelas suas paisagens exuberantes e por fabricar um dos melhores chocolates do mundo. Entretanto, não é só isso, o país também é considerado um dos melhores para morar com qualidade de vida.

Se você pretende viajar pela Europa, saiba que a Suíça já liberou a entrada de brasileiros que tomaram a vacina contra Covid-19. Assim, essa é a sua oportunidade de conhecer um dos países europeus mais encantadores que existe.

Neste post, confira os idiomas falados na Suíça, custo de vida, dicas de viagem e como se planejar para viajar para o país europeu.

Vista da cidade de Basileia na Suíça

 

Quais são os pontos turísticos da Suíça

A Suíça é um dos países favoritos de muitos turistas, devido aos seus diversos pontos turísticos. Um país montanhoso, com paisagens únicas e diferentes de tudo que você já viu, os alpes suíços são algumas das principais atrações da Suíça.

Algumas das atrações que você não pode deixar de conhecer em sua viagem para a Suíça:

Passeio de trem pelos Alpes: se você vai para a Suíça, os alpes é um passeio obrigatório. Para sair do comum, faça um passeio de trem pelo local e conheça de pertinho as belezas dos alpes suíços. O transporte é bem seguro e você pode ver de perto as paisagens encantadoras durante todo o passeio. 

Lago Lucerna: localizado em Lucerna, o lago é uma das atrações que merecem a visita, bem localizado na região central do país, o passeio pode ser feito por um cruzeiro panorâmico, sendo possível avistar as paisagens dos arredores, como lagos, montanhas, vegetação e sua bela cidadezinha com ar bucólico. 

Catedral St Pierre: localizada em Genebra, a igreja é uma das atrações turísticas mais visitadas da Suíça, sendo um símbolo da história do continente europeu. A sua arquitetura em estilo sacro garante um passeio inesquecível ao visitante.  

Centro Histórico de Genebra: com muita história, você pode andar pelas ruas do centro histórico e conhecer diversos pontos turísticos e importantes, além de aproveitar os restaurantes, cafés e lojas localizadas nesta área de Genebra.

Castelo de Chillon: localizado perto de Montreux, esse é um dos castelos mais conhecidos do país e do mundo. Construído às margens do lago Genebra, o castelo medieval é um dos pontos turísticos mais visitados da Suíça. 

Qual a língua que se fala na Suíça?

Os idiomas falados na Suíça são o francês, alemão, italiano e Língua Romanche. Contudo, é comum o uso de apenas um desses idiomas, conforme a região da Suíça. 

Além desses, o Inglês também é comum entre os suíços, porém não é uma língua oficial do país como os outros quatro idiomas. 

Idioma mais falado na Suíça

O Alemão é o idioma falado por cerca de 64% dos suíços, ou seja, grande parte da população fala essa língua. Além do Alemão, outros idiomas também são utilizados por boa parte das pessoas na Suíça, como o Francês, que representa 19%, seguido pelo Italiano a 7%, falado em algumas regiões do país. 

O Romanche também é um idioma falado na Suíça, porém, em menor proporção, já que cerca de 1% dos suíços utilizam esse dialeto que lembra o Latim. 

Qual é o custo de vida na Suíça?

O custo de vida na Suíça é considerado alto comparado a outros países da Europa. Porém, neste país a qualidade de vida também é maior que outros lugares do continente europeu. 

Para se ter uma ideia do alto custo de vida, na Suíça um apartamento de 3 quartos no centro da cidade é de aproximadamente 3 mil Francos suíços por mês. 

Dessa forma, é um país caro para se viver. Em contrapartida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos mais altos do mundo ( 0,930), deixando o país na terceira posição no Ranking IDH Global 2014

Como viajar para a Suíça?

Se você quer viajar para a Suíça a turismo, é preciso ficar atento às exigências do país para evitar surpresas desagradáveis durante a sua viagem. 

Exigências da Suíça para turistas brasileiros:

Passaporte: o documento deve ter validade por até 3 meses após o fim da entrada no país. Ou seja, se a sua saída da Suíça for em janeiro de 2022, a validade do seu passaporte deve ser em abril de 2022, no mínimo.

Conexão: caso você opte por voos com conexões, fique atento aos países e regras para entrada, cada imigração possui requisitos diferentes para entrada na Europa. Ou seja, se você tiver conexão na França, por exemplo, antes de chegar à Suíça, as regras de imigração válidas são as francesas. 

Seguro viagem: para entrar na Suíça, o viajante precisa ter um seguro viagem internacional, conforme as regras do Tratado de Schengen. A cobertura do seguro deve ser de, no mínimo, EUR 30.000. 

O seguro viagem contratado deve cobrir:

  • Repatriação por razões médicas
  • Óbito
  • Tratamento médico de urgência e emergência

Dessa forma, para você evitar gastar uma fortuna em tratamento médico na Europa, e até conseguir entrar nesses países, como a Suíça, a contratação de um seguro viagem é imprescindível. 

Genebra na Suíça

Suíça anuncia reabertura para brasileiros vacinados

Se a Suíça é um dos  destinos de viagem que você quer conhecer, saiba que já pode aproveitar suas próximas férias no país, já que foi anunciado recentemente a reabertura para a entrada de brasileiros vacinados contra Covid-19.

Conforme divulgação realizada pela Switzerland Tourism, os brasileiros que foram totalmente vacinados contra Covid-19 poderão viajar a turismo para a Suíça. Para isso, é necessário apresentar o certificado de vacinação, antes de entrar no voo e na chegada ao país europeu.

Contudo, é preciso se atentar as vacinas que serão aceitas, conforme as informações divulgadas, os imunizantes permitidos são:

  • AstraZeneca
  • Janssen (dose única)
  • Moderna
  • Pfizer/BioNTech
  • Serum Institute of India
  • Sinopharm
  • Sinovac (Coronavac)

As demais vacinas liberadas pela OMS devem ser incluídas na lista em breve. 

Lembre-se: o viajante precisa tomar todas as doses contra Covid-19, regra válida para as vacinas que não são de dose única. 

Quer viajar para o exterior com tranquilidade e segurança? Então, adquira seu seguro viagem internacional e aproveite muito as suas férias. 

Agora que você já conhece como viajar para a Suiça e as suas atrações turísticas, siga as instruções para entrar no país europeu e aproveite momentos incríveis nas belas paisagens suíças. 

Gostou de conhecer melhor a Suíça, suas características e lugares para visitar? Então, se quiser ficar por dentro de mais novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o blog do Assistente de Viagem.

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).