Conheça os 5 principais pontos turísticos da Itália

Está procurando por romantismo e aventura em uma só viagem? Então os pontos turísticos da Itália que você vai ver neste conteúdo são os destinos certos para você! 

Localizada no centro-sul da Europa, a Itália conta com diversas localizações de tirar o fôlego. Por isso, em meio a tantos lugares deslumbrantes fica um pouco difícil saber por onde começar. 

Então, montamos um roteiro com os principais lugares para visitar na Itália e ter uma viagem inesquecível. Confira!

Roma

A capital do país merece um bom destaque, não é mesmo? Se você procura um toque de diversão em sua viagem, Roma será o lugar certo.

Lá você poderá visitar o Coliseu, a Basílica, a Fontana de Trevi e a Cidade do Vaticano. Todos esses são pontos que te deixarão, sem dúvidas, maravilhado. 

Contudo, é importante lembrar sempre de comprar os ingressos para seus passeios com antecedência e chegar bem cedo para pegar a melhor vista.

Por outro lado, se você vai para a Itália pensando em boa gastronomia, Roma não te decepcionará. Algumas histórias indicam que a famosa receita de spaghetti à carbonara tem origem romana. Ainda, independentemente da origem, você não pode deixar de provar gelatos (sorvetes italianos) da região.

Além disso, a arquitetura romana não para de surpreender. A cada esquina você se deparará com conjuntos de prédios enfeitados com floreiras, lambretas estacionadas e outros elementos que parecem ter saído de um filme. 

Florença é um dos mais belos pontos turísticos da Itália

Já que estamos falando de romantismo, a cidade mais romântica de toda a Itália não poderia deixar de ser citada, certo? Passear por Florença é como estar dentro de um cartão-postal. Por lá, você encontra diversas igrejas com milênios de existência, vinhedos charmosos e extensos campos de girassóis.

A cidade também oferece vários passeios incríveis para se fazer. Entre os principais estão:

  • O passeio pela Ponte Vecchio que atravessa todo o Rio Arno;
  • A visita até Piazza della Signoria, que é uma das praças mais antigas da cidade;
  • O maravilhoso sol nascente visto da Piazzale Michelangelo.

A comida da cidade também é uma das melhores. Uma dica é procurar por restaurantes nos becos laterais. Assim, além de degustar uma boa culinária, você ainda poderá economizar um bom dinheiro.

Para quem busca um passeio cultural por terras italianas, fique sabendo que Florença foi a casa de vários dos maiores gênios da história renascentista, como Leonardo da Vinci e Donatello, e conta com 40% de toda a arte já produzida no país. 

3- Veneza

Você já se imaginou visitando uma cidade flutuante? Essa é a experiência que Veneza pode te proporcionar. Ela é situada sobre 118 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Portanto, a única forma de se locomover é a pé ou de barco.

A cidade do conto de fadas é um dos pontos turísticos da Itália mais caros neste roteiro. Contudo, todos os segundos em Veneza valem cada centavo (ou euro) e é possível realizar alguns passeios gratuitos em que você poderá ver a cidade de perto.

A Piazza San Marco, praça principal da cidade, e a Basílica di San Marco, mais famosa e visitada igreja de Veneza, são dois lugares que você não pode deixar de conhecer em seu turismo pela cidade. 

Mas, se estiver com um dinheirinho sobrando, alugue uma gôndola e faça um tour ao redor da cidade. Sem dúvida, será uma experiência apaixonante. Se possível, opte por épocas de baixa temporada para realizar uma viagem um pouco mais econômica.

4- Pisa

A boa e velha foto na Torre de Pisa é um dos principais pontos turísticos da Itália! Pisa está localizada do lado de Florença e a cidade conta também com a Praça dos Cavaleiros, um lugar incrível que lhe proporcionará uma ótima experiência.

Para quem não sabe, Pisa é a cidade de Galileu e reúne 3 das universidades mais importantes da Europa: a Escola Normal Superior, a Escola Normal de Santa Ana e a Universidade de Pisa.

Lá, você também terá a oportunidade de visitar um dos principais Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO, desde 1987: a Praça do Duomo, também conhecida como Praça dos Milagres. É neste local que se encontram a Torre de Pisa, a Catedral (Duomo), o Baptistério e a Torre Sineira (Campanile).

Além desses pontos mais tradicionais, também vale a pena passar pelas lungarni, ruas que costeiam o Rio Arno. Pode-se dizer que uma caminhada por esses caminhos é imperdível, pois você verá diversos palácios antigos e outras estruturas construídas na Idade Média.

5- Milão

A capital da moda também está entre os melhores lugares da Itália! Assim como em Veneza, a viagem para Milão também não será a das mais baratas, porém, você irá se apaixonar por cada detalhe que a cidade pode oferecer. 

Você pode começar indo ao centro histórico da cidade e visitar a Duomo, uma das catedrais góticas mais impressionantes do mundo. Para se ter uma ideia, sua construção teve início em 1386 e durou mais de 400 anos. Com um visual bastante imponente por fora, o interior encanta com janelas de vitral colorido com representações bíblicas.

Por outro lado, para os apaixonados por arte, é imperdível visitar a Igreja Santa Marie della Grazie para ver de perto A Última Ceia, um dos quadros mais famosos de Leonardo Da Vinci. Contudo, se você faz questão desse passeio, programe-se com antecedência. É preciso garantir um ingresso e as vagas são limitadas.

Conheça a Itália com segurança!

Além dos lugares citados neste conteúdo, existem diversos outros pontos turísticos na Itália, cada um com uma beleza única. Alguns demandam custos maiores e outros menores, mas nenhum fará com que você se arrependa.

Uma dica para que tudo corra bem na sua viagem é comprar as passagens com antecedência, juntamente com a hospedagem do hotel e ingressos para cada passeio. Não se esqueça, também, de contratar um bom seguro de viagem para a Europa  para aproveitar tudo com tranquilidade e o máximo de segurança!

E para ficar por dentro das melhores dicas de roteiros para as suas férias, confira o Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).