Jalapão: onde fica, como chegar, o que conhecer e mais

Para quem não sabe onde fica o Jalapão ou o que fazer por lá, já começamos este texto com um imenso spoiler. Afinal, o Jalapão é um dos principais destinos para quem procura ecoturismo no Brasil

Além disso, ele está rodeado de uma beleza exuberante, que contempla fauna e flora únicas. Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo para te contar tudo o que você deve saber sobre o Jalapão antes de embarcar. Acompanhe conosco e prepare-se, já que o encanto ao final deste texto irá te incentivar a fazer as malas, reservar seu seguro viagem e partir para o Jalapão. Confira!

Afinal, o que é e onde fica o Jalapão?

Pense em um local com paisagens naturais deslumbrantes, dunas de areia, cachoeiras, rios e formações rochosas. Pois este é famoso Jalapão, que fica numa região montanhosa no estado do Tocantins, no Brasil. Em resumo, ele está no leste do estado e abrange os municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

Ao todo, a região do Jalapão tem uma área de aproximadamente 34.000 km² mas a

população total dos quatro municípios é de cerca de 10.000 habitantes. Ou seja, o Jalapão é um destino incrível para quem busca se conectar com a natureza longe dos centros urbanos.

Leia também | Lugares exóticos no Brasil

Como chegar

Para chegar ao Jalapão, a forma mais comum é por meio de transporte terrestre. Isso porque a maior parte dos acessos se iniciam em Palmas, capital do estado do Tocantins.

Se você estiver em uma cidade próxima ou tiver acesso a um veículo, pode optar por dirigir até o Jalapão. A partir de Palmas, segue-se pela TO-050 até a cidade de Porto Nacional e, em seguida, pega-se a TO-255. É importante lembrar que algumas estradas na região podem ser de terra e exigir veículos 4×4, especialmente para acessar as atrações mais remotas.

Por sua vez, há linhas de ônibus regulares que conectam Palmas ao Jalapão. Todavia, recomenda-se verificar os horários e disponibilidade de ônibus com antecedência. Outra opção é contratar um serviço de transfer ou uma agência de turismo local. Eles podem oferecer transporte do aeroporto de Palmas ou de sua acomodação até o Jalapão, além de organizar passeios e atividades na região.

Para quem chega até o Jalapão de avião, o aeroporto mais próximo é o Brigadeiro Lysias Rodrigues, também em Palmas. 

Clima no Jalapão

Com temperaturas médias anuais variando entre 25°C e 30°C, a estação chuvosa no Jalapão ocorre entre os meses de outubro e abril. Em outras palavras, o clima é quente o ano todo, mas é preciso cuidado nos períodos menos secos do ano.

O que conhecer no Jalapão: 5 dicas imperdíveis

Leia também | Lugares diferentes para viajar no Brasil

5 passeios imperdíveis para fazer no Jalapão

Para quem pretende fazer uma viagem de final semana ou não tem muito tempo para conhecer o Jalapão, separamos os principais pontos turísticos. De modo geral, eles são atrações imperdíveis, rendem fotos maravilhosas e justificam a ida até o destino. Continue a leitura.

Cachoeira da Velha

Primeiramente, temos em nossas dicas uma das maiores cachoeiras do Jalapão.Isso porque ela possui aproximadamente 100 metros de largura e a água cai em uma queda impressionante.

Entretanto, a melhor época para visitá-la é durante a estação chuvosa, quando a cachoeira está em seu esplendor máximo. A trilha de acesso é bem simples e a paisagem, acredite, deslumbrante!

Leia também | Seguro viagem nacional

Dunas do Jalapão

Quer adentrar um cenário de tirar o fôlego, onde dunas de areia dourada se estendem até onde os olhos podem ver? Pois as dunas do Jalapão oferecem uma experiência única, especialmente ao amanhecer ou ao entardecer. Isso porque, nesses horários, as cores do céu se misturam com a areia.

Em resumo, é como se você estivesse em um deserto, mas com um toque brasileiro. Por isso, não deixe de subir nas dunas para apreciar a vista panorâmica.

Fervedouros

Prepare-se para uma experiência única de flutuação em águas cristalinas. Afinal, os fervedouros são nascentes de água que brotam do solo com tanta força que criam uma pressão que impede que você afunde.

Além disso, aproveite para relaxar e se refrescar nas piscinas naturais enquanto admira a beleza ao seu redor. Recomenda-se visitar durante todo o ano, pois a água é sempre agradavelmente quente.

Serra do Espírito Santo

Explore uma formação rochosa imponente que se destaca na paisagem do Jalapão. A Serra do Espírito Santo oferece trilhas desafiadoras e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Por lá, você pode subir até o topo para contemplar a grandiosidade da região e aproveitar para tirar fotos incríveis.

Contudo, é importante saber que a melhor época para visitar é durante a estação seca, entre maio e setembro, quando as trilhas estão mais acessíveis.

Cachoeira do Formiga

Por último, temos uma dica para quem ama mergulhar em águas cristalinas e refrescantes. De modo geral, a Cachoeira do Formiga conta com piscinas naturais de cor verde-esmeralda.

Sendo assim, o ideal é nadar, relaxar e se conectar com a natureza ao seu redor. A melhor época para visitar é durante a estação chuvosa, quando a cachoeira está com maior volume de água.

Outras atrações

Além das opções elencadas acima, há diversas opções no Jalapão que merecem atenção no caso de viagens com roteiros maiores. Dentre eles, podemos citar, por exemplo, a Pedra Furada, o Cânion do Sussuapara, a Cachoeira do Rio Soninho Grande e Pequena, a Prainha do Rio Novo e o Fervedouro dos Buritis.

Descobriu onde fica e o que fazer no Jalapão? Conheça o Assistente de Viagem e viaje com segurança e tranquilidade!

Após conhecer as melhores dicas sobre o Jalapão é hora de acessar o Assistente de Viagem e ter a oportunidade de viajar com segurança, comodidade e conforto. Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e viaje sem nenhuma preocupação, mesmo em roteiros dentro do Brasil.

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: