10 dicas para evitar ter a bagagem extraviada

Quem já teve a bagagem extraviada ou conhece alguém que passou por esse contratempo sabe: nem sempre resolver o problema é tão simples. Afinal, ainda que a lei brasileira tenha regras específicas para a questão, a urgência em recebê-las é sempre imediata, não é mesmo?

Além disso, a compensação financeira para itens de primeira necessidade ou até mesmo o prazo que a Anac determina para a devolução é longo para qualquer viajante. No caso, são até 7 dias para voos domésticos e 21 dias para os internacionais. Tudo isso, sem considerar casos onde o extravio acontece fora do Brasil. 

Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo com dicas para se evitar ter a bagagem extraviada. E nem precisa dizer que a contratação de um seguro viagem é item fundamental nestes casos, concorda?

Então confira conosco e veja os cuidados para reduzir as chances de extravio. Caso o fato já tenha acontecido e você queira saber como agir, recomendamos a leitura de outro conteúdo nosso, que segue abaixo.

Bagagem extraviada: o que fazer se acontecer comigo?

Afinal, o que é considerado uma bagagem extraviada?

Uma bagagem extraviada é aquela que não chega ao destino final junto com o passageiro em um voo ou viagem. Ou seja, isso pode ocorrer por diversos motivos, como erros no manuseio das malas, transferências de voos rápidas, problemas no sistema de transporte de bagagens ou até mesmo por engano na entrega.

De modo geral, quando uma bagagem é considerada extraviada, significa que ela não foi encontrada na esteira de bagagens ou não foi entregue ao passageiro no momento da chegada ao destino.

É importante lembrar que, em muitos casos, as bagagens extraviadas são encontradas e devolvidas aos seus proprietários em um prazo razoável. No entanto, em situações mais complexas, pode ser necessário seguir procedimentos adicionais. Por exemplo, registrar uma reclamação formal ou solicitar indenização por eventuais danos ou perdas.

Dicas para reduzir as chances de ter a bagagem extraviada

Ainda que algumas situações fujam do controle do passageiro, existem medidas práticas que podem ser tomadas antes do embarque que contribuem para um risco menor de ter a bagagem extraviada. A seguir, elencamos as principais delas.

1 | Contrate um seguro viagem para qualquer destino que escolher

Um erro muito comum de muitos viajantes é associar a contratação de um seguro viagem apenas a questões hospitalares. Isso porque, a depender do tipo de cobertura escolhida, várias apólices oferecem abrangência para bagagem extraviada.

Por isso, o ideal é não abrir mão desta tranquilidade, independentemente do destino. Ou seja, vai viajar para dentro do Brasil? Escolha um seguro viagem nacional que inclua bagagem extraviada. A viagem é para outro país? O seguro viagem internacional precisa contemplar esse tipo de contratempo.

Acredite, o valor de investimento é mínimo se comparado aos benefícios no caso da sua mala não chegar.

2 | Evite conexões muito curtas

Ao planejar sua viagem, tente evitar conexões com intervalos de tempo muito curtos entre os voos. Isso porque esse tempo menor entre um voo e outro costuma favorecer que uma mala se perca de um avião para outro.

Por isso, avalie sempre se a conexão consegue facilitar o serviço dos responsáveis pelas bagagens de modo a não acontecer com pressa ou sem o devido cuidado.

3 | Opte pelo check-in online

Faça o check-in online antes de sua viagem, se possível. Dessa forma, você pode imprimir suas etiquetas de bagagem em casa e as anexar às malas antes de chegar ao aeroporto. Em outras palavras, além de evitar filas no balcão de check-in há uma redução significativa no tempo de manuseio de suas malas.

4 | Etiquete corretamente a mala a fim de evitar ter a bagagem extraviada

Por falar em etiqueta, é importante que ela esteja em cada uma de suas malas. Além disso, devem incluir seu nome completo, endereço residencial, número de telefone e endereço de e-mail.

Por fim, certifique-se de que as informações estejam legíveis e atualizadas. Também é recomendável adicionar uma etiqueta de bagagem adicional com suas informações de contato dentro da mala, caso a etiqueta externa seja danificada ou removida.

Leia também | Seguro de bagagem extraviada: quanto custa?

5 | Utilize malas distintas

Optar por malas de cores ou designs distintos ajuda a evitar confusões e a identificar rapidamente suas malas. Além disso, considere adicionar fitas coloridas, adesivos ou outros elementos visuais para tornar sua mala ainda mais reconhecível.

Em resumo, ter uma mala personalizada reduz bastante a chance de outra pessoa pegá-la por engano.

6 | Cuidado ao despachar itens de valor

Sempre que possível, evite despachar itens de valor, como joias, eletrônicos caros ou documentos importantes. O ideal é levar esses itens com você na bagagem de mão para reduzir o risco de perda ou roubo.

Além disso, itens de valor sentimental também devem ser transportados na bagagem de mão para garantir sua segurança.

7 | Faça um inventário dos pertences

Antes de viajar, faça um inventário detalhado dos itens que você está levando em cada mala. Tire fotos dos pertences mais valiosos e anote uma descrição dos itens. Isso será útil caso você precise relatar uma bagagem extraviada e fazer uma reclamação posteriormente.

8 | Chegue com antecedência ao aeroporto

Chegar ao aeroporto com tempo suficiente antes do voo permitirá que você tenha tempo para despachar suas malas adequadamente. Então, evite deixar para a última hora, pois isso pode aumentar o risco de erros no processo de despacho das bagagens.

Também é importante lembrar que, caso o voo esteja cheio e não caiba todas as bagagens de mão a bordo, os últimos deverão obrigatoriamente despachar a mala. Porém, isso pode ser evitado apenas com a pontualidade.

9 | Utilize cadeados como mecanismo de segurança para bagagem extraviada.

Ter cadeado nas malas não evita, diretamente, que elas possam se extraviar. Entretanto, garantem a inviolabilidade delas caso haja qualquer problema.

Dessa forma, mesmo em uma situação de perda das malas, você se assegura de que o conteúdo dela continua intacto.

10 | Mantenha os itens essenciais na bagagem de mão

Por último, sempre leve consigo na bagagem de mão os itens essenciais. Por exemplo, medicamentos, documentos importantes, eletrônicos, uma muda de roupa extra e itens de valor. Dessa forma, mesmo que sua bagagem despachada seja extraviada, você terá o necessário para enfrentar as primeiras horas ou dias da viagem.

Bagagem extraviada não precisa ser dor de cabeça se você tiver um seguro do Assistente de Viagem

Dicas anotadas e viagem em vista, agora é hora de curtir seu destino e contar com o Assistente de Viagem para trazer segurança e tranquilidade ao seu passeio.

Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e escolha a melhor opção para o seu bolso e destino.

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: