Cachoeiras brasileiras: saiba quais são as principais do País

As cachoeiras brasileiras são incríveis e podemos encontrar várias delas espalhadas pelos estados do nosso País.

Sabemos que se conectar com a natureza é muito importante e, um passeio por uma trilha pode nos levar a paisagens maravilhosas.

E podemos afirmar que todo mundo que faz turismo por esses locais, não pensa duas vezes antes de voltar em outra oportunidade.

Para quem é aventureiro e ama esse tipo de passeio, nós te ajudaremos a encontrar o destino perfeito dentre as cachoeiras brasileiras para você aproveitar muito suas próximas férias.

Cachoeiras brasileiras: um refúgio mental

Muitas pessoas acreditam que tomar banho nessas quedas d’água ajuda a renovar as energias.

Por conta disso, a busca por essas belezas naturais é sempre muito grande até mesmo pelos turistas que passam por aqui.

Geralmente, as cachoeiras brasileiras trazem uma sensação de calmaria e relaxamento para o corpo, sendo um ótimo lugar para descansar de uma semana corrida ou apenas para fugir da rotina.

Inclusive, existem garantias de que se refrescar nessas cascatas podem oferecer outro benefícios para nós, como:

  • melhora a saúde;
  • diminui o estresse;
  • aumenta a agilidade;
  • melhora o cabelo e a pele;
  • acelera a recuperação muscular;
  • controla a pressão arterial;
  • eleva os níveis de vitamina D.

Ou seja, motivos para se deliciar nessas maravilhas, não te faltarão!

Conheça as cachoeiras brasileiras mais deslumbrantes

O número de cachoeiras por todo o Brasil é muito grande, no entanto, existem aquelas que são mais especiais e que conquistam todos que passam por elas.

Separamos algumas das quedas d’água mais deslumbrantes do nosso País para você conhecer e se apaixonar:

Cachoeira do Segredo

Nossa primeira colocada na lista das cachoeiras brasileiras mais bonitas, fica localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Apesar de o seu nome ser bastante curioso, o que mais atrai os turistas nela são as suas quedas d’água, que ficam espalhadas por São Jorge.

Inclusive, o ambiente próximo da cascata se torna um local incrível para fotos e paisagens naturais.

Com 100 metros de queda, a cachoeira fica em meio a um cânion, com um paredão de pedra repleto de plantas.

Cachoeira da farofa

Em um passeio dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó (Parnacipó), em Belo Horizonte, você pode facilmente encontrar uma bela vista composta pela cachoeira da farofa.

O cânion das cachoeirinhas fica bem próximo da queda e o lugar encanta com toda a sua beleza e seu verde.

Você pode chegar até essa cachoeira brasileira em alguns minutos e, se for de bicicleta, o caminho será ainda mais curto.

Cachoeira da fumaça

Por último, mas não menos importante, temos a Cachoeira da Fumaça, que fica dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na Bahia.

Com impressionantes 340 metros de queda livre de água, a atração pode ser acessada por meio de duas trilhas que ficam dentro do parque baiano.

Infelizmente, a trilha para o poço é bem extensa e é preciso disposição e preparo físico para chegar até ele.

Ou seja, não é qualquer pessoa que consegue se aproximar dessa bela cachoeira brasileira.

Cachoeiras brasileiras: 5 cuidados que devemos ter na hora de se refrescar

Apesar de serem extremamente lindas, as cachoeiras brasileiras podem ser muito perigosas, exigindo bastante atenção e cuidados dos banhistas.

É muito comum que as pessoas decidam se refrescar nas quedas d’água com a sua família, portanto, você encontra pessoas de todas as idades por lá.

Para tornar seu passeio mais agradável e sem correr riscos, tenha em mente os 5 principais cuidados que devemos ter ao entrar em uma cachoeira:

Fique atento na profundidade da água

Geralmente, os pés de cachoeiras são rasos, permitindo que você tome seu banho sentado sobre as pedras.

No entanto, algumas delas e até mesmo dependendo da época do ano, a profundidade da água pode alterar.

Antes de entrar na água, certifique-se de que você terá pé para entrar no rio ou se não tiver, só entre se souber nadar.

Caso o rio esteja muito fundo, aprecie o local e aproveite o seu banho apenas na borda da cachoeira ou busque outra opção que seja mais viável e segura para você.

Supervisão redobrada nas crianças

Como dito anteriormente, é comum que famílias inteiras passem a tarde se divertindo nas cachoeiras brasileiras e isso também inclui as crianças.

No entanto, é muito importante que elas estejam sempre sob supervisão de um adulto, para evitar possíveis acidentes que possam ocorrer.

Antes de os menores entrarem na água, os pais devem verificar a profundidade do rio e se certificar de que as pedras não estão escorregadias.

Se for possível, entretenha as crianças enquanto elas ficam sentadas na beira dos pés da cachoeira, dessa forma estarão bem mais seguras e sem correr o risco de cair ou se afogar.

Use repelente

As cachoeiras brasileiras ficam no meio da mata e, por conta disso, os mosquitos estão sempre rondando por lá.

Existem algumas espécies que não encontramos na cidade e elas podem acabar causando alergias em quem for picado, além do desconforto dos ferimentos.

Portanto, sempre que for visitar esses locais, leve consigo um repelente e aplique em seu corpo por todo o momento que estiver por lá.

Se decidir mergulhar, e o seu repelente não for à prova d’água, não se esqueça de reaplicar o produto e se manter protegido.

Não consuma bebidas alcoólicas

Já sabemos que o local de uma cachoeira brasileira pode ser bastante perigoso e o álcool pode acabar agravando as chances de ocorrer algum tipo de imprevisto.

Isso porque esse tipo de alimento pode acabar causando vertigens e outros sintomas que acabam resultando em acidentes.

Então, nunca consuma bebidas alcoólicas enquanto estiver em um rio ou no pé da cachoeira.

Se desejar beber algo diferente, volte para a cidade e encontre um local adequado para isso. Evite problemas para você e para as pessoas à sua volta.

Brinque com responsabilidade

Sabemos que estar em uma cachoeira pode ser um momento muito gostoso e descontraído, principalmente quando estamos acompanhado de pessoas que gostamos de passar o tempo.

É muito comum ver as pessoas realizando brincadeiras nas cachoeiras brasileiras para se divertir e fazer amizades.

Porém, é preciso ter em mente que todo o cuidado é pouco, até mesmo na hora de brincar. Isso porque o local é bastante perigoso e existe o risco de acidentes acontecerem.

Jamais realize brincadeiras de correr pela cascata e nem de pular de lugares muito altos. Busque se divertir com sabedoria, para que seu dia seja inteiramente agradável.

Conclusão

Viajar para conhecer as cachoeiras brasileiras com certeza será uma experiência inesquecível para você e toda sua família.

No entanto, como todo o cuidado é pouco, conte com a Assistente de viagem para garantir o seu seguro de viagem e não precisar se preocupar em casos de um imprevisto aparecer.

Em nossa plataforma você encontra planos para pessoas de todas as idades, além de pagar um preço que cabe no seu bolso.

Além disso, no nosso site você também pode ficar por dentro de todas as dicas sobre cachoeiras brasileiras e de outras belezas do nosso País.

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).