10 Dicas para curtir o melhor do Carnaval em São Paulo, a capital da folia

O Carnaval em São Paulo se popularizou, nas duas últimas décadas, como um dos maiores e melhores feriados de folia do país. E não é por menos! A maior cidade do país se organizou para oferecer aos foliões vários dias de festa, que se dividem entre blocos de ruas e desfiles de escolas de samba.

Além disso, apenas no ano passado, dados da Prefeitura de São Paulo indicaram que a festa atraiu mais de 15 milhões de pessoas às ruas. Destes, cerca de 18% eram pessoas de outros estados e até mesmo 0,5% de estrangeiros.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou um conteúdo exclusivo com as principais dicas de onde curtir o Carnaval em São Paulo. Separe sua fantasia, reserve seu seguro viagem e embarque conosco nesta festa. Boa leitura!

Dicas para aproveitar o melhor do Carnaval em São Paulo

Assim como acontece com o Carnaval em Minas Gerais, a folia em terras paulistanas oferece uma pluralidade de opções para todas as idades. Ou seja, é impossível fazer uma lista com todas as cidades que possuem atrações neste período.

Por isso, optamos por explorar o Carnaval em São Paulo neste conteúdo, apenas na capital. Contudo, isso já é uma tarefa difícil, já que a cidade conta com mais de 700 blocos de rua além do tradicional desfile das escolas de samba.

Outro ponto importante é considerar que o metrô por lá é bastante eficiente e pode ser o melhor meio de transporte durante os dias de folia. Para pessoas de outros estados que chegam à cidade de avião, é possível desembarcar nos aeroportos de Congonhas (na região central) ou em Guarulhos, que possui trem direto para os principais pontos de São Paulo.

10 Dicas imperdíveis para curtir o melhor Carnaval em São Paulo

1 | Carnaval em São Paulo possui luxuoso desfile de escolas de samba

Primeiramente, é importante pontuar que, ainda que o Rio de Janeiro possui maior tradição nos desfiles das escolas de samba, São Paulo não fica para trás. Isso porque, há quase 3 décadas, eles também se tornaram grandiosos e também são transmitidos ao vivo pela televisão.

Durante dois dias, o sambódromo do Anhembi é a passarela do grupo especial das escolas da cidade. Alguns dos destaques são, por exemplo, a Rosas de Ouro, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde.

Sendo assim, nossa lista sobre o que fazer no carnaval em São Paulo precisa começar com esse espetáculo que emociona e encanta tantas pessoas. Afinal, o desfile das escolas de samba em São Paulo é uma celebração da cultura brasileira, com muita energia, criatividade e paixão.

Em resumo, é um momento de união e orgulho para as comunidades das escolas de samba e uma oportunidade para o público apreciar o talento e o trabalho árduo de todos os envolvidos.

Leia também | Principais pontos turísticos de São Paulo

2 | Antes da folia, o pré-Carnaval

Não consegue participar do Carnaval em São Paulo e quer conhecer um pouco da animação que toma conta das ruas? Pois saiba que no sábado e domingo anteriores ao feriado oficial, a cidade já conta com blocos tradicionais e desfiles pelas ruas.

Em outras palavras, você poderá curtir agremiações de bairros e amigos que tomam os espaços em diversos cantos de São Paulo e convida os foliões a cair na farra.

Alguns dos blocos mais famosos da pré-folia do Carnaval em São Paulo são o Casa Comigo, Bicho Maluco Beleza, Toca um Samba Aí e o Sargento Pimenta.

3 | Música, diversão e pluralidade nos bloquinhos de São Paulo

Nas datas oficiais do Carnaval, vários blocos desfilam em diversas regiões da cidade pela manhã e tarde. Ou seja, é interessante acessar a lista oficial de onde eles saem e os horários. 

De pequenos blocos a grupos que podem ter mais de mil participantes, os bloquinhos são gratuitos e compostos por músicos ou baterias. Além disso, há blocos parados, nos quais não é necessário seguir os trios elétricos. Dessa forma, eles se tornam inclusivos até mesmo para crianças ou idosos.

Alguns deles se destacam pela popularidade de anos, como por exemplo, o Samby e Júnior, Agrada Gregos, Amoribunda e Ritaleena. Para os amantes de axé, o Filhos de Gil e Kaya na Gandaya dão o tom da festa.

4 | Comemorações em bares e restaurantes

É claro que a capital brasileira da gastronomia teria uma opção alternativa para os foliões, não é mesmo? Por isso, uma dica criativa para curtir o Carnaval em São Paulo é buscar lugares que promovem festas privativas, como restaurantes, bares e outros estabelecimentos de gastronomia.

Ou seja, você vai ter música, animação e ainda vai poder experimentar todo o encanto de uma das culinárias mais variadas do mundo. Além disso, estará em espaços com maior controle de acesso e segurança.

5 | Carnaval em São Paulo dentro de um parque aquático

Outra dica bem criativa para passar o Carnaval em São Paulo é conferir a programação do parque aquático Magic City, que fica em Suzano, há apenas 1 hora da cidade de SP.

Em resumo, trata-se de um complexo aquático com parques, brinquedos e atrações que ganham ainda eventos musicais exclusivos no feriado mais animado do ano.

Dessa forma, você curte piscinas, toboáguas e outros, enquanto assiste apresentações com bateria, passistas e foliões fantasiados para a festa do rei Momo.

Leia também | Viagens baratas no Brasil

6 | Ensaios de Anitta durante a folia

Para quem admira uma das cantoras mais populares do Brasil, é preciso considerar que os ensaios de Anitta movimentam multidões durante o Carnaval em São Paulo. Afinal, desde 2016, a cantora possui o Bloco das Poderosas, que se apresenta no Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Contudo, o evento é pago mas oferece uma mega infraestrutura de palco, luz e som. Aos interessados, o ideal é verificar a data dos ensaios e adquirir antecipadamente os ingressos, que costumam sempre esgotar.

No ano passado, Anitta precisou realizar um show extra, que certamente já está entre os maiores do Carnaval em São Paulo.

7 | Está sem fantasia? A 25 de março tem as melhores opções

Uma das ruas de comércio mais populares do Brasil, a 25 de março, pode ser uma parada interessante para quem vai curtir o Carnaval em São Paulo e não escolheu a fantasia. Isso porque, com acesso fácil pelo metrô, o local possui uma infinidade de lojas que, durante o período de folia, vendem acessórios, adereços, roupas e fantasias.

Além disso, há estabelecimentos exclusivos que contam com confetes, serpentinas, máscaras e todo o tipo de aparato para quem deseja curtir o Carnaval com muita elegância e criatividade.

8 | Explore o Carnaval em São Paulo pela região central

Ainda que o Carnaval em São Paulo aconteça em todos os cantos da cidade, é na parte central que estão as atrações mais concorridas. Por isso, se você prefere estar no meio da multidão, o ideal é conferir os blocos gigantescos que ocupam a Avenida São João, a Paulista e a Consolação.

Para se ter uma ideia da grandiosidade, há blocos que atraem até 100 mil foliões durante sua passagem. Por isso, eles costumam ter alto-falantes e caixas adicionais de som ao longo de todo o percurso.

9 | Blocos infantis para a alegria da criançada

Quem tem filhos e não abre mão do Carnaval em São Paulo e de estar com os pequenos, há opções exclusivas para os foliões mirins. Por exemplo, os blocos Fraldinha Molhada, Dente de Leite e Berço Elétrico.

No entanto, eles costumam se concentrar em regiões mais distantes do centro, como por exemplo, nos entornos do Morumbi e Santana.

Porém, são opções mais seguras e tranquilas para curtir o feriado sem precisar deixar as crianças em casa, não é mesmo?

10 | Depois do Carnaval, mais Carnaval

Por fim, a última dica do Carnaval em São Paulo é para quem não chegou ou está na cidade antes ou durante a folia. Afinal, com tanta atração ao longo do feriado, é claro que haveria aquela ressaca pós-festa que se estende até a semana seguinte, não concorda?

Neste caso, é possível curtir no fim de semana posterior ao Carnaval, alguns bloquinhos como o do Pedro Sampaio, Chega Mais, Oração e, o mais famoso deles, o Bloco da Rainha.

Em resumo, este último trata-se de um bloco da cantora Daniela Mercury, que inclusive está no Guinness como a maior pipoca (folia de rua) do mundo.

Seu Carnaval em São Paulo é mais seguro com o Assistente de Viagem!

Após aprender sobre as melhores dicas para passar o Carnaval em São Paulo, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem nacional. Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: