O solo brasileiro é um país continental. Por isso, você pode encontrar destinos no Brasil que agradam a todos os gostos. E, também, para todos os bolsos. Além das lindas praias que encantam até mesmo os estrangeiros, o Brasil tem destinos para todos os gostos e objetivos, como para relaxar e para diversão. Quer conhecer alguns destinos imperdíveis no Brasil? Acompanhe o artigo abaixo e veja alguns lugares que você não pode deixar de visitar
Destinos no Brasil: praias
O Brasil começou a se tornar um país em uma praia. Como não podia ser diferente, as praias brasileiras são exuberantes e atraem milhões de turistas todos os anos. Mas não se engane, não é apenas no Rio de Janeiro que estão as mais belas praias no Brasil.
Se você procura lugares com praia para viajar no Brasil, confira algumas opções a seguir:
Praia do Espelho – Porto Seguro
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), cerca de 6 milhões de turistas visitaram a Bahia durante o verão de 2018/2019. Entre as cidades mais procuradas, estão Salvador e Porto Seguro. E isso não é à toa. Um dos melhores destinos de praia do Brasil na região Nordeste é a Praia do Espelho, em Porto Seguro.
A Praia do Espelho fica entre as duas famosas praias: Caraíva e Trancoso. Sem falar que ela é um verdadeiro paraíso no litoral sul bahiano. A praia também é conhecida como Curuípe, nome da vila local. O lugar é muito tranquilo e pode ser descrito como um discreto vilarejo à beira-mar.
A Praia do Espelho tem esse nome porque, quando a água reflete o céu e as falésias próximas à sua superfície na maré baixa, forma-se uma piscina natural no mar. Ela combina as belas falésias das cores rosa, vermelho e bege para se tornar um paraíso para os amantes do mar. A vista panorâmica são os coqueiros densos próximos ao cinturão de areia e o rio desaguando no mar, tornando a praia mais idílica e charmosa.
Dessa forma, a região é um dos destinos no Brasil que é o sonho para relaxar. A praia é tranquila, os quiosques e hotéis são muito charmosos. E não é só isso. Quem deseja ainda mais tranquilidade, basta caminhar à direita, onde a praia ficará cada vez mais selvagem e preservada. Ou seja, uma maravilha visual que atrai todos os amantes de praias desertas.
Como chegar?
O caminho mais comum para a maioria das pessoas que vêm à Praia do Espelho é por Trancoso. É possível alugar um carro e percorrer uma rota de apenas 24 quilômetros de distância. Outra opção é sair de Arraial D’Ajuda, a 54 quilômetros de distância, que fica mais perto do centro da cidade para quem chega de avião.
Além disso, é possível conseguir um transporte com van ou táxi local. Também existem muitas agências de viagens que te levam à Praia do Espelho.
Como ainda é um lugar bastante reservado, a Praia do Espelho não tem muita estrutura. Quase não há restaurantes e quiosques, e os preços geralmente são ligeiramente altos devido à exclusividade. Ainda, existem poucos hotéis e pousadas, e os estacionamentos locais são pagos para quem não é hóspede.
Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses
Um dos melhores destinos no nordeste brasileiro é a Rota das Emoções e não pode faltar em um roteiro pelas praias no país. Este passeio é uma das viagens mais deslumbrantes que se pode fazer no Brasil.
A Rota das Emoções abrange três estados: Maranhão, Piauí e Ceará. Ao fazer esse passeio, você terá a oportunidade de caminhar descalço por uma paisagem inacreditavelmente bela entre dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Você também pode curtir o clima de tranquilidade das vilas de pescadores, experimentar esportes náuticos eólicos e vivenciar a encantadora cultura nordestina.
Seus principais atrativos são Jericoacoara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí) e Lençóis Maranhenses (Maranhão).
Como chegar?
É possível começar a Rota das Emoções tanto pelos Lençóis Maranhenses quanto por Jericoacoara. É muito recomendado começar por Jericoacoara para fechar com chave de ouro nos Lençóis.
Os Lençóis Maranhenses devem o seu nome às vastas e extensas dunas que cobrem o parque. Dunas essas que também são chamadas de lençóis. A estação das chuvas faz com que lagoas cristalinas se formem entre as dunas, o que significa que você pode caminhar por morros desérticos de areia antes de dar um mergulho nas lindas piscinas naturais abaixo.
A paisagem de dunas de tirar o fôlego no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses geralmente vale uma visita durante todo o ano. No entanto, a melhor época para um passeio tende a cair entre junho e setembro, já que nessa época costuma haver água suficiente das chuvas anteriores nas lagoas para poder admirá-las e até mesmo dar um mergulho.
Ao mesmo tempo, não há mais chuvas fortes, então você pode desfrutar do ar fresco sem se molhar constantemente. Esse destino no Brasil não pode faltar no seu roteiro. Afinal, será um passeio inesquecível.
Praia dos Carneiros – Pernambuco
Entre os destinos no Brasil, a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, é uma excelente opção .
A Praia dos Carneiros fica a 5 km da cidade de Tamandaré, ficando apenas 15 minutos do centro da cidade. Uma de suas principais características são a areia branca e palmeiras que estão presentes ao longo desta bela praia. A sua paisagem é enquadrada pelo estuário do Rio Formoso e uma parede de arrecifes forma piscina natural durante a maré baixa.
E não é só isso. Com águas calmas e límpidas, a praia dos Carneiros é pura tranquilidade, perfeita para banhos de mar e desfrutar em família. Esta praia ainda possui características selvagens mas conta com uma boa infraestrutura com restaurantes que oferecem comida e bebida saborosa. Portanto, é uma excelente opção de lugar para viajar no Brasil.
As águas calmas e rasas da praia são ideais para se refrescar do sol quente com um mergulho revigorante. Também é possível ver cardumes tropicais multicoloridos, sendo que a água é clara o suficiente para avistar os peixes sem o uso de equipamento de mergulho. Durante a maré baixa, uma série de piscinas naturais aparecem, perfeitas para tomar banho e observar criaturas aquáticas.
Como chegar?
Para ir até à praia do Carneiro é muito simples. Na cidade de Tamandaré, é possível entrar em contato com empresas que organizam passeios de catamarã à Praia dos Carneiros. Além disso, também é possível ir de carro pela estrada que também leva a bares famosos da região.
O acesso à Praia dos Carneiros é feito por estradas para chalés e pousadas. Essas são ótimas opções de acomodação para quem deseja passar a noite na praia. A praia também é um destino popular para passeios de um dia saindo de Porto de Galinhas e Recife.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
É claro que em nossa lista de destinos no Brasil não poderia faltar uma praia carioca. Um dos melhores destinos de praia no Brasil é a Praia de Lopes Mendes. Ela fica em Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
A Praia de Lopes Mendes é uma ilha tropical próxima à costa do estado do Rio de Janeiro e fica a cerca de 160 km de Copacabana. É uma ilha definida pelas suas praias de areia branca, águas límpidas e azuis e é uma zona livre de automóveis. São 3 km de areia claríssima fina e águas cristalinas e limpas.
Como chegar?
A maneira mais fácil de chegar na Praia de Lopes Mendes é de ônibus saindo do Rio de Janeiro e depois de balsa até a ilha. Uma das opções é ir pela Vila do Abraão, o principal porto da Ilha Grande.
Para chegar lá, é preciso pegar um barco em Mangaratiba (que é a mais próxima do Rio), Conceição de Jacareí (o ponto mais próximo da Ilha Grande e com maior número de saídas de barco) ou Angra dos Reis (que é a mais próxima de São Paulo).
O valor da passagem muda de acordo com o local de embarque, mas varia entre R$16 e R$50.
Destinos no Brasil: para relaxar
Nem só de praias se faz o Brasil, não é mesmo? Se você procura destinos para relaxar no país ou lugares diferentes para viajar no Brasil, o que não faltam são opções interessantes. Veja algumas.
Jalapão, Tocantins
O Parque Nacional do Jalapão pode ser o principal motivo para visitar o Tocantins. O parque fica na região norte do estado e tem cerca de 34 mil km, uma savana do interior, cortada por rios límpidos e montanhas planas, com erosão da serra de topo plano que costumava ser fundo do mar.
Além das famosas dunas do Jalapão, o parque conta com vistas amplas do alto do morro, além de belas e claras cachoeiras do Rio Sono, como Formiga e Velha.
E não é só isso. As araras, lobos-guará, raposas, tatus e tamanduás também podem ser encontrados. Um dos destaques da visita ao Jalapão são as caldeiras, poços que são a fonte de água de rios subterrâneos que entram em erupção na superfície arenosa para regar as bananeiras circundantes. Um dos grandes destaques é a impossibilidade de afundar na água, pois a areia borbulhante ajuda você a flutuar.
Como chegar?
A região faz fronteira com os estados da Bahia, Maranhão e Piauí. A forma mais comum de chegar é de carro saindo de Palmas, capital do Tocantins. A área é boa para visitas o ano todo, mas a melhor época para ir é de maio a setembro porque é a estação seca, mas a área é boa para visitas o ano todo.
Chapada Diamantina – Bahia
Um dos destinos no Brasil muito populares é a Chapada da Diamantina, parque nacional protegido que compreende as montanhas Sincorá, planícies gramadas, cachoeiras escondidas e cavernas etéreas.
Se você quer relaxar em um dos destinos no Brasil com um cenário tão magnífico, esse é o lugar. As vistas são espetaculares e você pode encontrar inúmeras paisagens diferentes. Longos cumes, picos isolados, planícies altas e cânions escondidos, rios borbulhantes e piscinas tranquilas fazem parte do passeio.
Também é possível visitar cachoeiras espetaculares e formações rochosas surreais, pastagens abertas, bolsões de arbustos vivos com orquídeas cactos e bromélias.
A Chapada Diamantina é um paraíso para quem busca aventuras ao ar livre com algumas caminhadas fantásticas, piscinas naturais, milhares de cachoeiras, vistas incríveis e riachos tão limpos que você pode beber da água. Há um punhado de pequenas vilas de mineração na área que mudaram pouco desde o fim do boom da mineração de diamantes.
Como chegar?
Para chegar na Chapada Diamantina, um dos melhores pontos de acesso é pela Vila Lençóis. Além disso, a Chapada Diamantina é uma das melhores regiões do Brasil para caminhadas. O cenário é ótimo, as temperaturas são modestas graças à altitude (20C é típico dos planaltos), e sempre há algo interessante para ver.
Há uma boa rede de trilhas, muitas das quais chegam ao topo rapidamente e algumas mais desafiadoras.
Existem alguns hotéis e pousadas de alta qualidade. Além disso, existem muitas opções de hospedagens alternativas com possibilidade de meditação, ioga, spa e outras ofertas corporais e espirituais. Ideal para quem quer relaxar, não é mesmo?
Nobres – Mato Grosso
Já quem procura lugares diferentes para viajar no Brasil, pode com certeza visitar Nobres no Mato Grosso. Esse é um verdadeiro paraíso no Brasil mas ainda pouco conhecido.
Por conta de sua estrutura ainda tímida, a cidade ainda é um dos lugares baratos para viajar no Brasil. A cidade ainda preserva o ar do interior, portanto, para quem gosta de belezas naturais pouco exploradas, Nobres é uma boa pedida.
Um dos destaques da região é o pequeno distrito de Bom Jardim, com cerca de 500 habitantes. Ele conta com rios de águas cristalinas, cheios de peixes, grutas e cachoeiras. A vila fica a 65 km do centro da cidade de Nobres e conta com poucas pousadas.
Como chegar?
Para conhecer a cidade de Nobres, o recomendado é que a viagem seja de três dias, mas pode ser feita uma bela visita em um fim de semana.
A melhor época para ir é de abril a dezembro, já que é a estação com menos chuvas. Já de dezembro a março, há mais chuvas, mas também a mais vegetação e as cachoeiras são mais abundantes.
Destinos no Brasil: cidades históricas
Outros importantes destinos no Brasil são as cidades históricas. Veja algumas opções.
Tiradentes, Minas Gerais
Essa é uma das cidades históricas mais conhecidas no Brasil. A charmosa cidade colonial de Tiradentes é parada obrigatória para quem visita a região no interior de Minas Gerais. Desde a década de 1970, o turismo começou a colocar no mapa essa pequena fatia bem preservada da história do Brasil.
Os grandes atrativos da cidade são as lojas boutiques movimentadas, igrejas coloniais e jardins floridos em um cenário de colinas arborizadas, além de algumas carruagens puxadas por cavalos. Além disso, o festival anual de comida, que acontece em agosto, é uma excelente opção para quem aprecia uma boa culinária.
Outro grande atrativo são as teias de ruas de paralelepípedos e becos. Tiradentes também tem algumas igrejas agradáveis e um museu dedicado ao movimento da Inconfidência Mineira.
Quando ir?
A melhor opção para visitar a cidade de Tiradentes é durante a semana, quando suas íngremes ruas de pedra não estão lotadas de turistas.
A melhor forma de chegar em Tiradentes é de carro ou ônibus. Quem deseja ir de avião, o aeroporto mais próximo fica em Belo Horizonte, capital do estado, então é preciso ir de ônibus até a cidade.
Salvador – Bahia
Salvador é a capital da Bahia e uma das cidades mais históricas do Brasil. Ela tem uma mistura impressionante de arquitetura colonial dos colonizadores portugueses e uma cultura afro-brasileira profundamente enraizada. Conhecida como um porto central para a chegada dos escravos africanos no século 16, Salvador acabou sendo fortemente influenciada pela culinária, dança e música africanas, que enriqueceram a história local.
Um dos bairros mais famosos e imperdíveis é o Pelourinho, no centro da cidade, conhecido por suas grandes praças, arquitetura colorida e igrejas em estilo barroco.
Hoje, Salvador é a terceira maior cidade do país e é uma atração turística significativa no Brasil. A UNESCO rotulou o centro histórico de Salvador da Bahia como Área do Patrimônio Mundial desde 1985.
Quando ir?
A melhor época para ir a Salvador é entre dezembro e, claro, o Carnaval, quando o tempo fica mais firme. Já entre abril e maio o tempo é mais chuvoso.
Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, recomenda-se uma visita de pelo menos três dias. Assim, você consegue conhecer os principais pontos desse que é um dos destinos no Brasil mais buscado por estrangeiros.
Olinda – Pernambuco
Outro destino histórico incrível no Brasil é a cidade de Olinda, localizada no estado de Pernambuco, no litoral. A cidade fica a menos de 10 km da capital Recife.
Conhecida por seu cenário tropical e temperaturas consistentemente altas, a cidade é reconhecida como uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil. O centro histórico da cidade recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO e está repleto de galerias de arte intrigantes e arquitetura imperial.
E claro, é impossível falar de Olinda sem falar no seu carnaval tradicional. Nessa época, o carnaval é celebrado em centenas de festas de rua com danças de influência africana. Além disso, o carnaval na cidade é mundialmente conhecido pelos bonecos gigantes. A cada ano eles ganham o rosto de novas personalidades.
Quando ir?
Se você gosta de festas, a época do Carnaval é a mais recomendada para você visitar Olinda. Mas é claro que as festas não acontecem apenas nas datas oficiais. Cerca de um mês antes você já irá se divertir em blocos pré-carnavalescos.
É possível conhecer os principais pontos turísticos em uma tarde, mas é recomendado que fique pelo menos 2 dias para aproveitar mais ainda a cidade.
Para chegar em Olinda, você pode sair de Recife por transporte público ou mesmo por viagens com carros de aplicativo, como o Uber.
Petrópolis – Rio de janeiro
Não poderíamos falar de cidades históricas no Brasil sem falar de Petrópolis. A cidade carioca foi fundada em 1845 por imigrantes bávaros sob o patrocínio do imperador Pedro II, que fixou residência na cidade.
Desde então, a cidade é cheia de história. Embora o tempo do imperador já tenha passado, as relíquias dessa época existem. Lá, você encontra magníficos palácios e lindos museus decorados com decorações de época.
Além da arquitetura histórica, outras atrações incluem a antiga casa de Santos Dumont. Além da tranquila paisagem montanhosa ao redor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde a paisagem é linda e é possível fazer passeios na floresta. Outro destaque é uma fábrica de cerveja brasileira com visitas guiadas e degustações.
Petrópolis também é um destino turístico popular e muitas casas de veraneio e de fim de semana estão localizadas na cidade e nos arredores. Atualmente, possui indústrias diversificadas e é sede da Universidade Católica de Petrópolis.
Como ir?
Petrópolis fica a cerca de 70km do centro da cidade do Rio de Janeiro. Você pode chegar lá em uma viagem de uma hora de carro. Também é possível chegar em Petrópolis de ônibus, táxi ou carros de aplicativos. Se você quer evitar as multidões, evite fazer a visita nos fins de semana.
Conclusão
Quem acha que precisa sair do território brasileiro para fazer uma viagem inesquecível? Com proporções continentais não poderia deixar de ter as mais variadas opções de destinos no Brasil.
Para não ter imprevistos e passar aperto longe de casa, não deixe de contratar um seguro viagem. Com coberturas e planos para todos os bolsos, você fica protegido em diversas situações. Alguns exemplos são as emergências médicas e perda da bagagem.
Para fazer a sua cotação de seguro viagem acesse o site do Assistente de Viagem e compare valores e coberturas de seguro viagem com assistência 24 horas