Comidas canadenses: influências distintas para um sabor único

As comidas canadenses, ao contrário da cultura e história do país, vão muito além das influências francesas e inglesas. Afinal, o Canadá elevou a sua culinária a um patamar único após aliar a gastronomia da França e Inglaterra com pratos típicos indígenas e até mesmo com referências asiáticas e da Ucrânia.

Por isso, se você pensa em se aventurar por lá e quer descobrir novos sabores, a dica é fazer o seu seguro viagem internacional para evitar possíveis contratempos com a ingestão de alimentos exóticos e anotar a lista das melhores comidas canadenses que o Assistente de Viagem traz neste conteúdo. Acompanhe conosco e boa leitura!

Comidas canadenses e a gastronomia ao longo dos séculos

Primeiramente, é importante explicar que a colonização no Canadá teve uma influência significativa sobre seus pratos típicos, de modo similar ao que ocorreu no Brasil. Contudo, se por aqui temos opções que variam entre a origem portuguesa, indígena e dos povos africanos, lá se destaca uma referência ainda maior, que juntas, formam a tão famosa cultura do Canadá.

De modo geral, antes da colonização europeia, o Canadá era habitado por diversas comunidades indígenas, cada uma com sua própria cultura culinária. Sendo assim, há pratos exclusivamente dos povos originários. Por exemplo, o pemnican (uma mistura de carne seca, gordura e frutas), o bannock (um pão frito ou assado) e o saguaro (uma sopa de milho).

Leia também | Comidas africanas

Povo plural, culinária única

Para completar os sabores, os franceses inseriram entre as populares comidas canadenses as opções com batatas fritas, queijos e molhos, além do crepe. Já os ingleses contribuíram com pratos onde o peixe e a carne assada são o centro das atenções.

Por fim, devido ao alto número de imigrantes ucranianos, chineses e japoneses, a culinária do Canadá absorveu outros ingredientes e criou pratos especiais e cheios de sofisticação. A seguir, falaremos mais sobre cada um deles. Continue a leitura.

Saiba mais | Visto de turista para o Canadá: como tirar

10 pratos que definem as melhores comidas canadenses

1 | Poutine

É impossível falar das comidas canadenses sem começar pelo poutine. Isso porque ele é um prato icônico originário da província de Quebec. Em resumo, ele é feito com batatas fritas crocantes, queijo coalho fresco e coberto com um molho gravy quente.

Além disso, o queijo coalho derrete parcialmente com o calor do molho, criando uma combinação deliciosa. O poutine pode ser servido em sua forma clássica ou com adições como carne, cebola ou cogumelos.

2 | Tourtière

Já a tourtière é uma torta de carne tradicionalmente associada à província de Quebec. Ela consiste em uma massa de torta crocante e recheada com uma mistura de carne moída. Além disso, o prato leva cebola, alho e especiarias, como canela, cravo e noz-moscada. Há anos, a tourtière é um prato popular durante as festividades de Natal e Ano Novo no Canadá.

 

Leia também | Seguro viagem para o Canadá

3 | Maple Syrup Pancakes entre as mais saborosas comidas canadenses

As panquecas com xarope de bordo são um café da manhã clássico no Canadá. Afinal, elas são feitas com uma massa fofa e servidas com generosas porções de xarope de bordo puro. Sendo assim, tornam-se uma combinação deliciosa e doce, perfeita para começar o dia.

4 | Butter Tart

Saindo dos pratos principais e indo para as sobremesas, temos o butter tart. De acordo com pesquisadores da área de gastronomia, ele surgiu na região de Ontário. 

De modo geral, a sobremesa é uma pequena tortinha feita com uma massa doce e recheada com uma mistura de açúcar mascavo, xarope de bordo, manteiga, ovos e, às vezes, nozes. Além disso, o recheio é rico, pegajoso e tem um sabor caramelizado.

5 | Nanaimo Bar

O próximo item da lista das comidas canadenses é uma sobremesa que possui três camadas. No caso, uma base de biscoito triturado e manteiga, uma camada de creme de baunilha e uma cobertura de chocolate. Por isso, o Nanaimo Bar costuma ser o favorito para os amantes de chocolate.

6 | Smoked Salmon: o requinte entre as comidas canadenses

Pense em um salmão fresco e defumado lentamente em madeira de cedro. Pareceu saboroso? Pois saiba que o Smoked Salmon é uma iguaria canadense conhecida internacionalmente. Sendo assim, é um prato típico que merece uma atenção especial.

7 | Montreal Smoked Meat Sandwich

Como o próprio nome indica, este sanduíche de carne defumada é oriundo de Montreal. Em resumo, são fatias finas de carne bovina defumada, temperada com especiarias como pimenta-do-reino, alho e coentro. Após isso, monta-se o sanduíche em pão de centeio e geralmente o servem com mostarda e picles.

Em outras palavras, ele é um clássico da culinária de rua canadense.

 

Saiba mais | Viagem completa para o Canadá

8 | BeaverTails

Os BeaverTails são massas fritas em formato de cauda de castor, cobertas com uma variedade de coberturas doces. Por exemplo, açúcar e canela, chocolate, caramelo ou geleia de frutas. Por esse motivo, podemos afirmar que eles são uma delícia inigualável para todos os paladares e vai justificar, por exemplo, a contratação do seguro viagem para garantir que o excesso na degustação não cause problemas maiores.

9 | Split Pea Soup

Na penúltima posição da nossa lista de comidas canadenses, não podíamos deixar de fora a famosa sopa de ervilha do Canadá. Em resumo, é uma sopa cozida lentamente até que o sabor das ervilhas se misture com outros ingredientes como cebola, cenoura, aipo e, às vezes, bacon ou presunto.

Além disso, o prato é muito popular em dias frios, por ser uma sopa nutritiva e saborosa.

10 | Bannock

Por último, temos o bannock entre as comidas canadenses e ele se relaciona diretamente com a tradição dos povos indígenas de lá. Entretanto, ele é uma massa simples feita com farinha, fermento, sal e água, que é frita ou assada.

Seu sucesso se dá pelo fato do bannock ser um acompanhamento versátil, uma vez que pode estar em pratos salgados ou como base para sobremesas.

Curtiu a gastronomia do Canadá? Conheça o Assistente de Viagem e deguste tudo com tranquilidade e segurança!

Após fazer uma tour pelas comidas canadenses e descobrir uma culinária que merece apreciação, certamente você já sonha em viajar, não é mesmo?

Então é hora de conhecer o Assistente de Viagem e ter a oportunidade de viajar pelo Canadá com segurança, comodidade e conforto.

Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e viaje tranquilo, seja para África ou para qualquer outro lugar do mundo!

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: