Pontos turísticos da Costa Rica: lugares para conhecer e dicas de viagem incríveis!

De Há pontos turísticos na Costa Rica que são tão incríveis que colocam o destino entre os mais procurados da América Central. Ou seja, esse pequeno país tropical, quase do tamanho do Rio Grande Norte, possui belezas únicas!

Por exemplo, é possível destacar praias, vulcões, uma gastronomia rica, florestas, aventuras, cultura e uma receptividade que faz o povo costa-riquenho um dos mais receptivos de todo o mundo.

Além disso, conhecer as lindas praias de Costa Rica cercadas pelos coqueirais, florestas tropicais e pelo mar em tons verdes e azuis pode ser uma experiência fantástica na vida de qualquer turista.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse artigo exclusivo para te levar aos principais pontos turísticos da Costa Rica com detalhes sobre cada etapa do passeio. Separe já seu seguro viagem internacional e embarque conosco! 

Onde fica a Costa Rica

Antes de saber onde ficam os principais pontos turísticos da Costa Rica, vamos conhecer mais do país. Ele está localizado na América Central, entre o Oceano Pacífico e o Mar Caribenho; em uma região que tem a Nicarágua e o Panamá como vizinhos.

A sua costa pacífica conta com mais de 1000 km. Por sua vez, a costa caribenha é de 212 km. De modo geral, sua geografia é composta por um conjunto de cordilheiras que atravessam o país de noroeste a sudeste, como as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca. 

Bem como, planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores estão no Nordeste e no largo Vale do rio Tempisque. Nas montanhas há muitos vulcões e alguns ainda ativos.

Viagem para a Costa Rica

Os brasileiros que escolherem a Costa Rica como destino de férias sem ultrapassar 90 dias não precisam de visto para entrar no país, sendo somente necessário apresentar:

  • passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • passagem de volta e o Certificado Internacional de Vacinação, com a aplicação da vacina da Febre Amarela.

A Costa Rica está 2h atrás em relação ao horário oficial de Brasília e é importante lembrar: mesmo sem visto, a aquisição do seguro viagem é necessária para garantir maior tranquilidade e segurança durante todo o passeio.

Afinal, você estará em um lugar onde a expressão “Pura Vida” significa o mesmo que o nosso: “Bem- vindo! Olá! Tudo bem?”. Então, a melhor forma de curtir tudo isso em sua plenitude é se assegurar, não é mesmo?

Aeroporto Internacional Juan Santamaría

Para conhecer os pontos turísticos da Costa Rica você precisa considerar que lá não é um país com acesso direto para quem parte da Europa e da América do Sul.

Ou seja, as principais rotas do Brasil são via Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) ambas pela Avianca; ou via Panamá pela Copa Airlines. Geralmente, os voos entre São Paulo (GRU) e os aeroportos de Costa Rica têm duração média de 10h.

Além disso, o país conta com dois principais aeroportos internacionais que recebem centenas de voos por mês de grandes cidades ao redor do mundo. 

O Aeroporto Internacional Juan Santamaría (SJO) é o principal aeroporto do país, localizado em Alajuela – a 18 km de San José (capital da Costa Rica).

Outra porta de entrada é o ultra moderno Aeroporto Daniel Oduber Quirós, conhecido também como Aeroporto Internacional na Libéria (LIR). Sua indicação é maior para os turistas que visitam Guanacaste, Monteverde e La Fortuna. 

O espanhol é a língua oficial da Costa Rica; porém, por ser um país turístico e bem próximo aos Estados Unidos da América muitos costa-riquenhos dominam o inglês. 

Portanto, certamente, não haverá problemas de comunicação. A religião predominante é o catolicismo, mas há espaço para outras. Por último, a Costa Rica é um país democrático, pacífico e sem exército militar desde 1948. 

Cólon: moeda oficial da Costa Rica

O Cólon é a moeda oficial do país, mas nem sempre se consegue encontrar com facilidade a moeda em casas de câmbio aqui. Por isso, assim como a influência americana no idioma, o dólar americano é bem aceito em todo país. 

A dica é trocar um pouco do dólar nas casas de câmbio no aeroporto, ou nas principais cidades da Costa Rica, como: San José, Libéria, Monteverde.

Gastronomia nos pontos turísticos da  Costa Rica

Quanto à alimentação, certamente, você não encontrará dificuldade. Há uma ampla oferta de restaurantes, lanchonetes, cafés tanto com opções de culinária nacional como internacional.

Entre os pratos típicos da Costa Rica estão: chancleta (batata recheada), casado (arroz, feijão, batata, salada e proteína), peixes, frutos do mar, carne bovina, frango e frutas.

Em relação à energia elétrica a voltagem é 110w e as tomadas são de dois pinos achatados (Tipo A), nada que um adaptador não resolva.

Ponte, em Monteverde, floresta tropical, em Costa Rica

Turismo na Costa Rica

Quando falamos em turismo na Costa Rica, o ecoturismo é o grande destaque. Isso porque sua diversidade de flora, fauna e ecossistema é destaque em todo o continente americano por quem busca aventuras ao ar livre.

Aliás, vale a pena explicar que o país reúne 5% da biodiversidade de todo mundo e 24% de seu território possui proteção ambiental.

Atividades ao ar livre na Costa Rica

Então, se o turismo nos principais pontos turísticos da Costa Rica está na sua lista de desejos, é bom adquirir resistência física, investir em um bom calçado, roupas adequadas para práticas esportivas e muita disposição, porque serão dias de pura aventura, diversão e descobertas. 

Entre as principais atividades ao ar livre estão o surf, rafting, arvorismo, mergulho, rapel, balonismo, tirolesa e trilhas.

Por sua vez, para relaxar, a pedida são os dias de vida boa nas praias, parques, ruínas, sítios arqueológicos, locais históricos, deliciosas refeições à beira mar e aproveitar a agitada vida noturna da Costa Rica.

Pontos turísticos da Costa Rica na capital San José

Além de ser a capital da Costa Rica, San José é a cidade mais povoada do país. Ela se localiza no Vale Central entre impressionantes montanhas da Cordilheira Central, parques nacionais, reservas florestais, vulcões e plantações de café. 

Além disso, San José é plana e repleta de verde que confirma a riqueza natural existente em todo o território nacional. Sua fundação aconteceu na primeira metade do século XVIII e é uma cidade que acolhe turistas de todo o mundo.

Sua arquitetura é diversa, como são os costa-riquenhos. No setor norte da cidade há uma grande variedade de casas com inspiração europeia, contudo são coloridas como o país. Veja agora os pontos turísticos da Costa Rica na capital San José. 

Teatro Nacional

San José, basicamente, é uma parada obrigatória por ser a principal porta de entrada do país e pólo cultural da Costa Rica.

Os pontos turísticos que não podem faltar nessa visita são:

  • Teatro Nacional (inaugurado em 1897);
  • Museu do Ouro Pré-Colombiano, Parque Central;
  • Catedral Metropolitana de San José;
  • Teatro Popular Melico Salazar.

Vulcão Irazú

Porém, as principais atrações da cidade são os vulcões, entre eles: o vulcão Irazú, o mais alto do país, é um dos mais bonitos da Costa Rica. 

Assim, San José nos reserva dezenas de passeios, natureza e acesso a uma grande quantidade de esportes, de aventura, de atividades culturais e sociais.

Pontos turísticos da Costa Rica para os amantes de praias

A Costa Rica ocupa um lugar privilegiado no coração da América Central pela riqueza de suas praias, compreende 1.228 km de litoral, dos quais 1.016 km na costa do Pacífico e 212 km no mar do Caribe. 

As costas ficam separadas por apenas 3h por terra ou 45min pelo ar a partir de San José. Estima-se que 600 praias envolvem todo o território nacional. Vamos conhecer?

Praia Tamarindo

Pensou em praia, um dos pontos turísticos da Costa Rica de maior fama é a orla da Tamarindo. Isso porque ela possui o clima parecido com o de Miami, Estados Unidos. Ou seja, é um destino cheio de baladas, restaurantes e bares.

Se estiver atrás de um pouco de agito, você vai amar este lugar. Entre os passeios de Tamarindo se destacam atividades náuticas como stand up paddle, caiaque, passeios de barco com mergulho ou simplesmente apreciar o pôr-do-sol.

Praia de Punta Uva

Aqui temos uma das mais lindas praias da Costa Rica, em Puerto Viejo. De modo geral, é um cenário tipicamente caribenho, deslumbrante com areias brancas e águas com lindos tons de azul e verde. 

Por isso, tomar um banho de mar ou fazer um mergulho no local é maravilhoso, já que as águas são bem quentinhas e agradáveis.

Guanacaste

As praias localizadas na área de Guanacaste oferecem aventura, recreação e uma grande variedade de atividades. 

Se preferir algo mais isolado, há pequenos hotéis boutique perto da Península de Santa Elena, ou compostos de hotéis maiores localizados perto do Golfo de Papagayo.

Ilha do Coco: outro incrível destino entre os pontos turísticos da Costa Rica

A Ilha do Coco ganhou o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. Seu nome se dá em razão da infinidade de coqueiros espalhados pela ilha. 

Além disso, conta com uma floresta tropical, onde é possível fazer longas caminhadas pela mata e admirar os pássaros, lindas cachoeiras e conhecer o vulcão La Fortuna. 

Já o mergulho pertinho de tubarões e peixes de várias espécies é a dica para aproveitar suas águas cristalinas.

Praias do Pacífico Central

Os turistas podem desfrutar de praias perfeitas para se bronzear, nadar, mergulhar com snorkel, velejar ou simplesmente relaxar. Nela está localizada a Puntarenas com seus navios de cruzeiro gigantes no cais e os famosos frutos do mar, servidos como ceviche. 

Se estiver em busca de emoção, as praias de Jaco e Hermosa têm condições ideais para o surf. À noite, a diversão atravessa a madrugada.

Pacífico Sul

Esta região da Costa Rica combina praia, vegetação e os recifes de coral da Isla de Caño, perfeitos para a prática de mergulho com snorkel. Isso porque ela é uma das 100 ilhas e uma incrível reserva biológica. 

Além disso, entre julho e outubro, as baleias jubarte migram do Hemisfério Sul (Patagônia e Bariloche) e chegam ao Pacífico Central e à Isla de Caño.

Por isso, vale reservar um tempo para descobrir as praias do Golfo Dulce e da Península de Osa, protegidas por reservas biológicas e pelo Parque Nacional Corcovado. 

Perfeito para pescar, surfar ou apenas admirar a vida selvagem como a arara. Estas praias são facilmente acessíveis graças aos voos locais de Golfito e Puerto Jimenez.

O que fazer na Costa Rica: principais atrações e pontos turísticos

Apesar de pequena, os pontos turísticos da Costa Rica provam que tamanho não é documento. Em outras palavras, se o assunto é atrações, festividades e simpatia de um povo, você está no lugar certo.

Mesmo que o país se destaque pelo ecoturismo, há atividades para todos os gostos e muito o que ver e fazer neste pequeno país.

Parque Nacional Manuel Antonio

Esse é o passeio para quem procura uma imersão total com a natureza, em meio a uma exuberante floresta tropical, o local proporciona contato com muitos animais.

Por exemplo, bicho-preguiça, macacos, iguanas, guaxinins, tamanduás e aves exóticas. Além disso, a caminhada pelo parque é bem longa, uma vez que o parque também conta com 12 ilhas e praias ideais para mergulhar e relaxar.

Vulcão Arenal

É, sem dúvida, uma paisagem impressionante. O Vulcão Arenal está situado em um Parque Nacional, na cidade de La Fortuna. 

Além de apreciar esta beleza da natureza, é possível ainda fazer uma caminhada pela floresta tropical e praticar atividades radicais, como, rapel, arvorismo e rafting.

Rio Celeste

O Rio Celeste possui um inacreditável tom de azul esmeralda, que deixa os turistas encantados. 

Essa tonalidade se dá em razão do encontro de dois rios que, ao receberem a luz do sol, deixam as águas com uma linda coloração. É uma das paisagens mais lindas da Costa Rica.

Parque Rincón de La Vieja

Nesse parque de 14.083 hectares de extensão está localizado o Vulcão Rincón de La Vieja. O parque possui dois setores: Las Pailas e Santa Maria. No setor Las Pailas encontramos vulcões, crateras e cataratas. 

Já em Santa Maria podemos caminhar pelos bosques ou relaxar nas águas termais.

Parque Nacional Cahuita

É um parque terrestre e marinho na Área de Conservação do Caribe de La Amistad, na Costa Rica. É um encanto à parte, pois ele abriga as mais lindas praias do país. 

Além de apreciar a paisagem e o mar azul, é possível fazer uma trilha muito bacana e manter contato com muitos animais locais.

Canales Tortuguero está entre os pontos turísticos da Costa Rica para os amantes de água doce

Um programa imperdível na Costa Rica é um passeio de barco pelos canais de água doce e salgada em Tortuguero. 

Durante o trajeto é possível explorar as lagoas e as lindas praias nas proximidades do Canales Tortuguero. Por último, a região possui uma flora e fauna riquíssima e surpreendente.

Turrialba

As grandes atrações dessa charmosa cidade dominada pela natureza são o Rio Pacuare, onde está o terceiro melhor rafting do mundo, e o vulcão ativo Turrialba. No caminho até a cidade encontramos o vulcão Poás.

Monteverde

Monteverde e Santa Elena são as cidades para se hospedar e explorar a floresta tropical. Também é a pedida para prática do ecoturismo e esportes radicais como a tirolesa de 800m de altura que ligam uma árvore à outra. 

Há também opções para quem quiser só aproveitar a natureza em trilhas de dificuldade leve à moderada.

Pontos turísticos da Costa Rica para quem busca cultura e história

Esse é um país que oferece atrações para todos os gostos. Prova disso é que também há vários pontos turísticos da Costa Rica para quem busca cultura e história. Veja: 

Museu Nacional da Costa Rica

É o mais antigo do país, está localizado no edifício histórico do Quartel Bellavista, cenário onde em 1948, o ex-presidente Figueres aboliu o exército. 

Tem uma importante exposição arqueológica e, também exibe uma das coleções históricas mais importantes, onde articula a história da Costa Rica desde sua descoberta até os dias atuais.

Museu de Jade e Cultura Pré-Colombiana

Localizado no centro de San José, em um edifício moderno que abriga uma coleção de aproximadamente 7000 mil objetos da era pré-colombiana, incluindo jade, cerâmica, pedra, entre outros. 

Sem contar a coleção de arte e etnografia que conserva o patrimônio arqueológico da América Central.

Museu do Banco Central

Os museus do Banco Central da Costa Rica protegem parte do patrimônio arqueológico, numismático e artístico em um edifício localizado no coração de San José. 

Sua sala principal é o Museu do Ouro Pré-Colombiano, onde através de artefatos de ouro você pode se aproximar das culturas pré-hispânicas. A sala do Museu Numismático exibe a maior coleção de moedas e notas do país.

Pontos turísticos da Costa Rica: Museu Histórico Agrícola Tecnológico de Santa Ana

O Museu Histórico Agrícola possui: a Casona, o Trapiche, o Benefício do Café e a Sala de Exibição. Por isso, está entre os pontos turísticos da Costa Rica para quem quer um passeio que o transporte aos finais do século XIX.

Por lá, você irá encontrar alavancas, café e maquinário agrícola dessa época. A exibição ilustra a história da agricultura no Vale Central e conta com belos jardins e caminhos.

Museu de Ciências Naturais La Salle

Conta com mais de 70 mil amostras em exibição em suas seções de paleontologia, geologia, malacologia, invertebrados, peixes, répteis, aves e mamíferos. Fazer um passeio por este museu é uma experiência fantástica.

Museu das Crianças

Esta bela estrutura do século XX foi inaugurada como museu em 1994. É o primeiro museu interativo da América Central com temas relacionados às ciências, história, tecnologia e artes.

Nele encontramos a Galeria Nacional de Arte, o Complexo Juvenil do Conhecimento e o Auditório Nacional.

Monumento Arqueológico Nacional de Guaiabó

Costa Rica oferece maravilhas culturais com declarações reconhecidas mundialmente, entre elas se encontram: Os pastores e a carroça (obra Mestra do Patrimônio Oral e Inatingível da Humanidade) e o Monumento Arqueológico Nacional de Guaiabó. 

Existem outras manifestações e tradições culturais nacionais como: o baile do swing crioulo, o Calipso Limonense, a fabricação de cerâmica Chorotega, a Festa dos Diabinhos Borucas etc.

Pontos turísticos da Costa Rica: clima no país

O clima da Costa Rica proporciona o turismo durante os 12 meses do ano, as temperaturas não variam muito. No entanto, o clima é dividido em duas estações: a chuvosa e a seca.

A alta temporada no país ocorre entre os meses de dezembro e abril, no período mais seco, tornando as atividades ao ar livre bem propícias por conta do clima tropical e ausência de chuvas. 

Contudo, se estiver hospedado ao lado do Caribe, a incidência de chuva é muito maior do que do outro lado, ou seja, no Oceano Pacífico.

Se preferir fugir da agitação, é possível fazer turismo na Costa Rica também entre maio e novembro. Esse período é marcado pelas chuvas, mas ainda assim pode aproveitar muito o ecoturismo.

Mapa da Costa Rica

A Costa Rica é dividida em sete províncias: Alajuela, Cartago, Guanacaste, Heredia, Limon, Puntarenas e San Jose.

Cachoeira no Rio Celeste

Conheça os pontos turísticos de Costa Rica sem preocupação: conte com o Assistente de Viagem

Conforme vimos ao longo do texto, a Costa Rica é o destino ideal para quem busca o contato com a natureza e está cheio de energia para se aventurar entre florestas tropicais, praias, vulcões e agito de um povo festivo. Pura vida!

Quer viajar com segurança e tranquilidade? Adquira um seguro viagem internacional e aproveite muito as suas férias na Costa Rica!

Gostou de conhecer a Costa Rica? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e dicas sobre viagens, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).