Ilha de Malta: uma viagem inesquecível

Você já ouviu falar sobre a Ilha de Malta? Localizada no continente europeu, em pleno mar mediterrâneo, a ilha é um destino inesquecível. Isso porque conta das paisagens, que tiram o fôlego de todos os viajantes que passam no loca.

O pequeno país é popular entre brasileiros para fazer intercâmbio e para aproveitar as belíssimas praias, com um dos melhores climas da Europa.

Em toda a sua área, Malta possui uma paisagem deslumbrante. Inclusive, sua capital foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Por ser um destino popular, muitas vezes possui passagens aéreas caras. Principalmente durante a alta temporada do verão europeu

Entretanto, com planejamento, é possível encontrar bilhetes baratos e, ainda, contratar um seguro viagem que te protegerá durante as férias.

Como a Ilha de Malta é um destino europeu, o ideal é fazer a contratação de um seguro viagem internacional. Em seguida, é importante providenciar toda a documentação necessária para visitar o local. Inclusive, a carteira internacional de vacinação.

Abaixo, confira informações essenciais elencadas pela equipe de especialistas do Assistente de Viagem, para fazer a viagem até a Ilha de Malta. Temos certeza de que você não se arrependerá de conhecer aquele que é um dos lugares mais incríveis do mundo!

Qual é a documentação necessária para ingressar no país europeu?

Em síntese, a pequena ilha não exige uma documentação muito diferente dos outros países europeus. Porém, ao decidir viajar para Malta, é imprescindível que você providencie:

  • Passaporte válido e emitido há, no mínimo, seis meses da data da viagem;
  • Comprovante da compra de passagens de ida e volta;
  • Comprovante de hospedagem no país;
  • Comprovante de recursos financeiros para a estadia máxima de 90 dias, inclusive cartão de crédito de bandeira internacional;
  • Apólice de contratação do seguro viagem Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros;
  • Certificado Internacional de Vacinação, emitido a pelo menos 10 dias do embarque, inclusive com o esquema vacinal completo contra a COVID-19.

Após separar toda essa documentação, você estará pronto para ir. Caso pretenda permanecer mais tempo no país, é ideal solicitar um visto. Principalmente se você for estudante e estiver, por exemplo, em um intercâmbio.

Onde fica a Ilha de Malta?

A República de Malta é um pequeno país europeu. Basicamente, é composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas. Por sua vez, estas estão situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África.

Como resultado, o arquipélago maltês está encravado no centro do Mar Mediterrâneo. Entretanto, mesmo sendo independente, as terras mais próximas do local são italianas. 

Por exemplo, a grande ilha da Sicília, ao norte, as ilhas Pelágias, ao oeste e a ilha de Pantelleria, ao noroeste. 

Malta tem uma área de 316 km², sendo considerado o menor país da Europa. Porém, possui a maior densidade demográfica do continente. 

Dessa forma, é um dos destinos europeus mais curiosos existentes, perfeito para quem quer fazer uma viagem inesquecível.

O que fazer durante a viagem?

De antemão, vale a pena dizer que a Ilha de Malta é o lugar perfeito para quem quer conhecer um país inteiro durante uma viagem. Portanto, opções sobre o que fazer não faltam! 

Além da excelente gastronomia, você encontrará diversos passeios que valem a pena!

Malta apresenta, aos seus visitantes, paisagens magníficas, praias exuberantes e, ainda, inúmeros museus com a cultura maltesa. Apesar de ser pequena, a ilha garante diversos pontos turísticos incríveis e ainda está incluso nos atrativos da Europa

Por isso, se você está pensando em viajar para a região, separamos os principais destinos naturais que você pode conhecer. Além, é claro, de alguns outros locais que não envolvem a natureza, mas que podem ser visitados nesta viagem. Confira-os!

Blue Lagoon

A Blue Lagoon se localiza na ilha de Comino e é uma praia paradisíaca. Sua principal marca é a água do mar em tom azul turquesa, cristalina e calma. Para chegar até lá, é preciso pegar um barco, saindo do porto de Ċirkewwa. 

O ponto turístico quase não tem areia para guarda-sol e cadeiras. Ou seja, não espere cenários semelhantes ao Brasil. Entretanto, se você é um viajante que curte mergulhos, certamente deverá visitar o local.

Ilha de Gozo

A ilha de Gozo é a segunda maior do país. As suas paisagens mostram uma atmosfera rural. É bem menos habitada, quando comparada às outras ilhas. Porém, é um lugar seguro e com uma beleza natural incrível, que tira o fôlego de seus turistas.

Ao viajar para a ilha de Gozo, visite a cidadezinha de Victória, capital, e a Tal Mixta Cave, uma caverna que garante o visual mais extraordinário da região. Caso você esteja procurando um lugar calmo para visitar, essa é a melhor pedida!

Valletta

Valletta é a capital da Ilha de Malta e um dos locais mais imperdíveis para se conhecer. São muitas fortificações, museus, atrações culturais e ruas charmosas, com arquitetura típica maltesa. Além disso, você encontrará inúmeros bares e restaurantes interessantes para visitar.

Como citamos anteriormente, o centro histórico de Valletta é Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, ao visitar o local, você encontrará inúmeros turistas que ficaram curiosos com as belezas locais.

Praias de Sliema

As praias de Sliema são lindas e de altíssima classe. Areia? Esqueça disso! Todas as praias são formadas por grandes rochas e as pessoas se bronzeiam sobre suas toalhas, além de entrarem no mar por escadas de piscina. 

Além da belíssima paisagem, totalmente “instagramáveis”, as praias de Sliema oferecem excelente infraestrutura para seus visitantes. Se você for ao local, encontrará tudo aquilo que precisa, principalmente quando falamos de restaurante à beira-mar.

Praia de Golden Bay

 Outro lugar que merece sua atenção durante a viagem à Malta é a praia de Golden Bay. Localizada na costa ocidental da ilha, Golden Bay se destaca por sua beleza, mar de cor paradisíaca e ampla faixa de areia dourada.

Então, se você quer pegar Sol no continente europeu, não pode deixar de conhecer Golden Bay. 

Por estar localizada em uma baía, suas águas são protegidas do vento, o que mantém sua água calma, fazendo-a excelente para viagens em família com crianças pequenas ou idosos. 

Mdina

É a antiga capital de Malta, conhecida como “Cidade Silenciosa” por ter menos de 300 habitantes. Além disso, é local pouco habitado, possui belas paisagens e, também, muita história! Isso atrai turistas do mundo todo.

A região é murada, como uma grande fortaleza, e por estar localizada em um dos pontos mais altos da ilha, a vista é inacreditável. Por isso, é um dos pontos turísticos mais visitados da Ilha de Malta, que você não pode deixar de fora do seu roteiro.

Marsaxlokk

Marsaxlokk é um autêntico porto de pesca, com barcos coloridos chamados de luzzu, pintados em cores contrastantes, sempre com “olhos” na sua proa, com a função de proteger os pescadores. Aos domingos, acontece um mercado de peixe tradicional que vale a visita. 

Entretanto, nesse enorme mercado você encontrará inúmeros modelos de souvenir, além de muitos bares e restaurantes ao longo do porto, perfeitos para o almoço. A maioria serve peixe, mas você também encontrará pizzas e sanduíches.

Aquário Nacional de Malta

Construído em 2013, está localizado ao lado da Baía de Saint Paul, na cidade de Qawra.

 É uma oportunidade de conhecer todos os tipos de animais marinhos da região do Mediterrâneo e Malta, bem como peixes dos oceanos Pacífico e Índico, além de um túnel subaquático com tubarões e raias.

Trata-se de uma parada obrigatória para aqueles que se interessam pela biologia marinha, bem como para quem gosta de observar aquários. Pode ser, também, um passeio interessante para famílias com crianças, uma vez que estas se interessam pela vida do mar.

Está apaixonado pela Ilha de Malta? Contrate um seguro viagem com o Assistente de Viagem e visite o local!

Agora que você já sabe mais sobre a Ilha de Malta, bem como sobre a documentação necessária para visitar o local, é hora de iniciar os preparativos para viajar. Depois da passagem, lembre-se de contratar o seu seguro de viagem e garantir um passeio seguro.

O país encanta pelas praias lindas, cavernas, passeios de barco, bares, restaurantes, ruínas, parques, museus e suas ruelas históricas. Além disso, o país conquista pela receptividade, gastronomia, alegria e pelos seus dias lindos com temperaturas agradáveis. 

Assim, na primeira oportunidade, viaje para o local!

E, caso você seja uma pessoa profundamente interessada em viagens, não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem. Por lá, além de falarmos sobre seguros de viagem, também damos dicas imperdíveis para que cada trip seja inesquecível!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).