Você conhece o estado do Maranhão? Veja o nosso guia completo

O Maranhão é um estado do Nordeste brasileiro de riqueza natural sem igual. Nele encontramos uma diversidade de fauna e flora incríveis, com destaque para os famosos Lençóis Maranhenses, as dunas branquinhas, os mangues em seu litoral, o cerrado ao sul e até mesmo um pezinho na Floresta Amazônica.

Assim, as opções de destinos turísticos são bem variadas e democráticas. No ritmo suave e alegre do reggae – o Maranhão é conhecido como a terra do ritmo aqui no país – iremos desbravar e conhecer um dos destinos mais procurados do Brasil, seja por brasileiros ou estrangeiros, em especial, os europeus. 

Por isso, acompanhe o nosso guia completo sobre a região e descubra quais são os principais pontos turísticos, as praias mais famosas, além de muitas outras curiosidades interessantes sobre o estado maranhense. Continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Pôr do sol no Maranhão

Conheça a capital São Luís do Maranhão

A capital São Luís é de fácil acesso. Apenas 3 horas de voo separam São Paulo de São Luís, capital do MA. Com essa curta viagem chegamos a uma cidade insular, conhecida por sua natureza, centro histórico e arquitetura com influência portuguesa, espanhola, holandesa e francesa. Além disso, é popularmente conhecida como a: “Ilha do Amor”, “Jamaica Brasileira” e “Atenas Brasileira”.

Em 1612, a cidade de São Luís do Maranhão foi fundada por franceses, depois foi invadida por holandeses até ser colonizada pelos portugueses. Tais influências são vistas em seu centro histórico considerado Patrimônio Histórico pela Unesco desde 1977. A influência também segue em sua diversidade cultural e gastronômica. 

A infraestrutura voltada para o turismo é excelente e abrange desde as mais simples pousadas aos mais luxuosos resorts all inclusive. Já a programação é convidativa para todas as faixas etárias e estilos. Em São Luís do Maranhão encontramos belas praias para relaxar, para práticas esportivas, parques nacionais de natureza para lá de espetaculares, história, cultura e um pulsante agito noturno. 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

A região é famosa por suas dunas de areias claras e suas belas lagoas interdunares. É um importante ambiente de preservação dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, além de ser tomado por áreas de restinga, campos de dunas e costa oceânica distribuídos em 155 mil hectares. 

O Parque está situado em três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. A nossa dica é separar dois dias de viagem para conhecer e não perder o pôr-do-sol da região. É importante ressaltar que os Lençóis não ficam próximos de São Luís, então é importante se preparar para uma viagem um pouco mais longa. 

Pontos Turísticos do estado de Maranhão

O estado do Maranhão possui inúmeros pontos turísticos distribuídos pelo estado, mas muitos estão localizados logo na capital. Há múltiplas opções do que fazer, o que ver e o que desfrutar no Maranhão. 

Separamos uma grande quantidade de opções para que você desbrave essa região a fundo. Confira:

  1. Centro Histórico de São Luís

O Centro Histórico de São Luís é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Ele conta com construções do século passado, além de existirem aproximadamente 4000 casarões tombados. Desde 1977 é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Centro histórico de São Luiz, no Maranhão

2. Palácio dos Leões

É onde se encontra a sede do Governo atualmente. Em sua entrada há duas esculturas de leão, que dão o nome ao local. Já em seu interior, as salas mantém a decoração original com peças francesas dos séculos 18 e 19. Mas, atenção: apenas uma parte do edifício fica aberta às visitas, então alguns trechos ficam restritos aos turistas.

3. Igreja da Sé

A famosa Igreja da Sé fica próxima ao Centro Histórico de São Luís. Considerada um dos monumentos mais antigos de todo o estado nordestino, foi denominada Igreja de Nossa Senhora da Vitória em homenagem à Nossa Senhora. 

4. Casa de Nhozinho

Esse museu não pode ficar de fora da sua lista! 

Localizado no coração de São Luís, capital da região, é uma homenagem ao trabalho de um dos artesãos maranhenses mais importantes: Nhozinho. Ele era portador de uma doença degenerativa e ficou conhecido por trabalhar até os seus 70 anos. Em sua arte há peças indígenas e tradicionais do Maranhão. 

5. Rua Portugal

A Rua Portugal é também bastante interessante para os turistas e fica localizada no bairro de Praia Grande, em São Luís. A extensão da rua abriga os mais antigos sobrados e becos da capital maranhense. Suas fachadas são cobertas por azulejos que dão um ar vintage e um visual lindo. 

6. Casa do Maranhão

Instalada em um amplo casarão neoclássico do século 19, o local oferece exposições culturais permanentes na capital maranhense. Entre os temas: folclore, lendas, histórias e tradições maranhenses.

7. Casa da Festa

A Casa da Festa tem história: desde o século 19 traz um rico acervo para os visitantes da região. Neste lugar você vai conhecer roupas que eram típicas na época e objetos utilizados em festividades como o Carnaval. A visita ao local é guiada somente com o acompanhamento de profissionais.

8. Convento das Mercês

Pode parecer algo ligado à religião, mas o Convento das Mercês é um importante ponto histórico da capital maranhense e que não tem nada a ver com o convento em si. Construído no ano de 1654, o local abriga o Memorial José Sarney, além de um espaço cultural e o Museu da Memória Republicana.

9. Feira da Praia Grande (Tulhas)

Uma feirinha não poderia ficar de fora da lista! Instalada em uma construção aberta do século 19, essa feira é super famosa na cidade e possui diversos quiosques que vendem doces, cachaças e até temperos e utensílios de cozinha. Às sextas há apresentação do Tambor de Crioula, uma dança típica do estado nordestino. 

10. Espigão da Ponta d’Areia – São Luís do Maranhão

Já pensou em fazer uma caminhada, passeio de bicicleta, patins ou até mesmo uma corridinha no fim de tarde: O Espigão da Ponta d’Areia possui 527 metros de calçadão e ainda, tem brinquedos para as crianças, além de lanchonetes para petiscar e beber. Por lá, o pôr-do-sol é único.

11. Reserva do Itapiracó

Localizada na cidade de São Luís (como muitos outros pontos turísticos), a Reserva abriga mais de 200 espécies de fauna e flora amazônicas. Além das matas, você encontra praças, campos de futebol, quadra poliesportiva, área para futevôlei e muitos outros entretenimentos. É um excelente local para um piquenique e contemplar a natureza exuberante. 

12. Letreiro “Ilha do Amor”

Já imaginou conhecer um ponto turístico com o seu amor? O letreiro “Ilha do Amor” fica em São Luís, capital, e chama atenção devido ao coração decorado com  azulejos portugueses, ideal para uma foto romântica ou para a família que viaja pela região nordestina. 

13. Alcântara

Agora, fora da capital São Luís e partindo de barco, Alcântara é conhecida pela arquitetura composta de ruínas bem conservadas que dão um ar melancólico ao local. É conhecida por abrigar a Festa do Divino Espírito Santo. Além disso, Alcântara também possui praias vazias, o que pode atrair turistas que buscam tranquilidade.

14. Chapada das Mesas

Este é um dos principais pontos turísticos do estado, que se encontra no sul do Maranhão. É indicado para quem ama paisagens naturais, cachoeiras e trilhas. O parque Chapada das Mesas fica nos municípios de Estreito, Carolina e Riachão, que também oferecem aos turistas águas calmas e cristalinas para nadar e se deliciar. 

Chapada das Mesas

15. Delta das Américas

Essa região fica entre a divisa dos estados do Maranhão e Piauí. O turismo na cidade de Tutóia, localizada no Maranhão, cresce bastante. A região do Delta do Parnaíba também faz parte da famosa Rota das Emoções, em que ficam os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

16. Raposa

A cidade fica a 30 km de São Luís. O maior ponto turístico dessa região é o passeio de barco até as Dunas de Carimã, que são conhecidas por Fronhas Maranhenses (um apelido carinhoso, que lembra os Lençóis Maranhenses). 

17. São José de Ribamar

A cidade de São José de Ribamar abriga cerca de 500 mil visitantes, que prestam homenagem ao Santo São José de Ribamar. Nessa região ficam as praias do Meio e Araçagy, que muitos pensam que se localiza na capital São Luís. 

18. Lagoa do Cassó

Também fora da capital, a cidade Primeira Cruz é um dos pontos que tem crescido no estado, especialmente entre os próprios maranhenses. O local ainda é de difícil acesso e tem uma estrutura simples, mas alguns já chamam de “Jericoacoara do Maranhão” devido à beleza.

19. Festa de São João

A festa de São João é conhecida no Brasil inteiro, mas é originária da região maranhense. A comemoração reúne milhares de pessoas em todo o país com danças tradicionais, comidas típicas, apresentação do Tambor de Crioula, além de outras atrações da época.

20. Festa do Bumba-meu-boi

Todos já devem ter escutado falar sobre esse nome, não é mesmo? A festa ocorre nos meses de junho e julho, mas também pode acontecer em outras épocas. O bumba-meu-boi conta a história de um escravo que matou o gado do seu senhor para satisfazer o desejo da esposa grávida. É uma comemoração idealizada por negros, que sofreu perseguição durante o século 19.

Conheça as praias do Maranhão

Apesar das praias do Maranhão não serem o principal motivo do turismo no estado, encontramos bons motivos para visitá-las entre uma aventura ecológica, gastronômica ou entre um passeio histórico e cultural. 

Com certeza encontrará uma praia para chamar de sua e um lugar para se esticar e relaxar. Veja quais você pode visitar na região:

Praia de Calhau

A primeira praia da nossa lista é a do Calhau. Toda a orla, que se encontra na Avenida Litorânea de São Luís, possui águas calmas e muitas dunas. O lugar é ideal para praticar esportes, além de contar com quiosques que dão uma nova faceta para o lugar e oferecem mais entretenimento para quem vai curtir a praia. À noite também tem shows ao vivo.

Praia de Olho d’Água

Diferente da primeira opção, a Praia de Olho d’Água chama a atenção dos turistas pela paisagem exuberante. É formada por dunas, morros e falésias. Para quem gosta de praticar esporte à vela, o lugar é indicado para esse tipo de entretenimento entre os meses de julho e no mês dezembro devido aos ventos fortes.

Praia do Meio

Localizada no município de São José de Ribamar, 25 km da capital maranhense. A praia fica bem na Baía do Arraial, próximo ao oceano, e é uma experiência única para quem gosta de lugares mais rústicos e naturais. Nos arredores da praia é possível encontrar bons quiosques, bares e restaurantes, sendo um lugar ideal para passar o dia e curtir o sol e o mar.

Lençóis maranhenses

Conclusão

Diante de inúmeros atrativos e uma atmosfera convidativa, não há como resistir aos encantos naturais, arquitetônicos e culturais de um povo alegre que abraça com o coração cada um dos turistas que chegam por lá pela primeira, ou fazem do Maranhão seu destino de férias exclusivo. 

Conforme vimos, opções não faltam e o melhor de tudo é uma viagem bem acessível. Por isso, se você está a fim de viajar pelo Brasil, coloque o estado do Maranhão na sua lista, pois os locais para conhecer são infinitamente preciosos! E claro, não se esqueça de conferir o seu seguro viagem nacional para aproveitar sem preocupações. 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).