O que fazer em Mariana em 10 dicas essenciais para o seu roteiro

Quem se pergunta sobre o que fazer em Mariana, certamente já pesquisou sobre a cidade colonial de Minas Gerais e conferiu as belezas e encantos da primeira capital mineira. Porém, a cidade une história, gastronomia e belezas naturais que a tornam um roteiro único para quem vai visitá-la;

Sendo assim, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo com 10 dicas essenciais para quem deseja saber o que fazer em Mariana. Confira as opções, separe seu seguro viagem nacional e embarque conosco por mais um roteiro. Boa leitura!

Conhecendo Mariana e sua história

Primeiramente, antes de explicar o que fazer em Mariana, é importante contar um pouco sobre sua história. Afinal, a cidade está no Caminho dos Diamantes para quem vai percorrer um dos percursos da Estrada Real.

Além disso, fica a apenas 15 quilômetros de Ouro Preto, o que permite conhecer ambas em um único passeio. Em resumo, Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais e se situa a cerca de 2 horas de Belo Horizonte.

Confira também | Principais cidades coloniais do Brasil

Cultura e história de Mariana

A cidade de Mariana tem uma rica história que remonta ao período colonial do Brasil. Isso porque, desde sua fundação em 16 de julho de 1696, faz parte da tradição e cultura de toda Minas Gerais.

Inicialmente, Mariana foi um arraial chamado Nossa Senhora do Carmo. Porém, rapidamente se tornou um importante fornecedor de ouro para Portugal e, em 1711, foi elevada à categoria de vila, recebendo o nome de Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo.

Posteriormente, em 1745, foi elevada à categoria de cidade e recebeu o nome de Mariana, em homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, esposa do rei lusitano D. João V.

Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais, a primeira vila, sede do primeiro bispado e a primeira cidade a ser projetada na região. Ou seja, a cidade desempenhou um papel fundamental no contexto das descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro que marcaram o Brasil Colônia.

Em 1945, a cidade teve tombamento histórico pelo Iphan, o que reforçou seu caráter histórico para o estado de Minas Gerais.

O que encontrar em Mariana

Quem busca saber o que fazer em Mariana, é possível explicar que a cidade possui um verdadeiro museu a céu aberto. Isso porque conta com igrejas, casarios coloniais e espaços culturais. Além disso, possui uma beleza única em meio às montanhas de Minas, com cachoeiras e trilhas.

Por fim, para os mais religiosos, há eventos culturais que destacam a cidade entre os roteiros da Semana Santa em Minas Gerais, além do Carnaval e outros atrativos.

A seguir, listamos 10 dicas essenciais para quem procura saber o que fazer em Mariana. Continue a leitura.

1 | O que fazer em Mariana: religiosidade e fé

Ao todo, 5 das diversas igrejas de Mariana contam a história religiosa de Minas e da cidade. De modo geral, elas apresentam uma forte influência do barroco. São elas:

Basílica de São Pedro dos Clérigos | Teve sua construção no Século 18 e conta com esculturas em madeira dourada, pinturas e esculturas. Além disso, sua fachada tem uma grande cúpula, com duas torres, o que a destaca no alto da cidade.

Catedral Basílica da Sé | É a igreja central e não dá para elencar o que fazer em Mariana sem colocá-la em destaque. Sua fundação data de 1704 e se tornou catedral desde a criação da Diocese de Mariana, em 1745.

Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja São Francisco de Assis | As duas igrejas ficam uma ao lado da outra, na Praça Minas Gerais, atual sede da Câmara de Vereadores de Mariana. Contudo, ambas possuem estilos arquitetônicos próprios, ainda que contem com artes de pedra sabão e fachadas barrocas.

Igreja Nossa Senhora das Mercês | Construída pela irmandade de mesmo nome, ficou pronta em 1787. Diferente das outras, possui estilo mais simples, mas conta com um interior rico que conta com a lápide do fundador da irmandade, Antônio de Albuquerque Maranhão.

2 | Estação de Trem

Outro ponto turístico para responder sobre o que fazer em Mariana é a Estação de Trem que possui um complexo cultural. Em resumo, ele inclui a Praça Lúdico-Musical, a Biblioteca da Estação e o Espaço Cultural da Estação.

Além disso, o complexo é composto pelo antigo casarão que abriga exposições e atividades culturais. A estação é um importante ponto turístico em Mariana, oferecendo aos visitantes uma experiência rica em história e patrimônio.

Por sua vez, a Praça Lúdico-Musical proporciona um ambiente agradável para os visitantes, enquanto a Biblioteca da Estação e o Espaço Cultural oferecem oportunidades de aprendizado e interação cultural. O antigo casarão é um local de destaque para exposições e eventos culturais, contribuindo para preservar a história ferroviária e promover a cultura local.

3 | Ouvir o órgão Arp Schnitger

O órgão Arp Schnitger de Mariana é um instrumento musical de grande importância histórica e cultural. Isso porque ele está localizado na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, também conhecida como Catedral Sé de Mariana e é uma peça única.

Ele foi construído pelo famoso construtor de órgãos alemão Arp Schnitger, conhecido por sua habilidade e maestria na construção de órgãos no Século 17.

O órgão Arp Schnitger é considerado uma preciosidade musical e um tesouro histórico, contribuindo para a riqueza cultural e artística da região de Mariana. Contudo, para vê-lo sendo tocado, é necessário conferir antes os horários de exibição, uma vez que não são fixos.

4 | Pelourinho e Casa de Câmara e cadeia

Na já citada Praça Minas Gerais, estão o pelourinho e a Casa de Câmara e cadeia. O primeiro foi um símbolo de justiça e autoridade da época da escravidão. Por isso, mesmo com o fim dela, a cidade optou por deixá-lo em seu local de origem, como memória de um período sombrio da nossa história.

Por sua vez, a Casa de Câmara e Cadeia de Mariana era a sede do governo local e, atualmente, tem uso como centro cultural.

5 | Praça Gomes Freire

No coração de Mariana, temos uma praça com forte arborização e que se tornou um point de moradores, turistas e estudantes. Também conhecida como Jardim, é o local onde acontecem eventos culturais e é possível conferir música ao vivo e apresentações gratuitas o ano todo.

Isso porque é um complexo que conta com bares, lanchonetes e restaurantes e possui uma alta atividade, principalmente à noite e nos finais de semana.

Leia também | O que fazer na Serra do Cipó

6 | O que fazer em Mariana: conhecer a Mina da Passagem

A Mina da Passagem em Mariana é considerada a maior mina do mundo aberta para visitação. Ou seja, é uma verdadeira viagem no tempo e o passeio tem uma peculiaridade.

Isso porque, diferentemente das outras minas de Mariana e Ouro Preto, a descida é feita por um carrinho de mineração, por seus 120 metros.

Acredita-se que, em seu auge, houve a extração de mais de 35 toneladas de ouro.

Um ponto de atenção para quem quer conhecê-la é que ela fica no bairro Passagem de Mariana, em direção a Ouro Preto. Contudo, é possível optar pelo uso de carro alugado, agência de viagens ou mesmo o transporte público, que é gratuito em Mariana.

7 | Rua Direita

Assim como acontece na maior parte das cidades coloniais, Mariana também tem sua rua Direita, com calçamento da época e lojas em prédios históricos. Por isso, vale a pena um passeio por suas vielas, para entender melhor sobre a arquitetura do período no Brasil.

8 | ICHS

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Ufop, no campus Mariana, funciona há quase 5 décadas em um prédio que merece visitação. Afinal, não dá para indicar o que fazer em Mariana sem incluir uma de suas joias arquitetônicas que permanece altiva e com uso constante.

Mesmo sem acervo ou museu específico, é possível conferir a vida acadêmica enquanto conhece grandes salões e jardins incríveis com árvores frutíferas.

9 | Cachoeira do Brumado e de Passagem

Para quem ama turismo de aventura, é possível responder sobre o que fazer em Mariana com a citação das duas principais quedas d’água da cidade. Contudo, elas ficam em localizações que exigem trilhas para se chegar.

A primeira, no já citado bairro de Passagem de Mariana, com uma caminhada curta de pouco mais de 10 minutos.

Por sua vez, a Cachoeira do Brumado está localizada no distrito de Brumado, e possui maior infraestrutura para turistas. Ou seja, nela é possível encontrar maior fluxo de turistas, mesmo se situando a cerca de 40 minutos do centro da cidade.

Leia também | Turismo histórico no Brasil

10 | Pico da Cartuxa

Por fim, merece destaque o Pico da Cartuxa, uma vez que é um destino popular para amantes da aventura e caminhantes. De modo geral, ele está localizado a 4 quilômetros do centro e é um local popular para parapente, já que oferece uma vista única da cidade e da região circundante.

Além disso, ele faz parte da Serra do Espinhaço e oferece uma caminhada desafiadora com vistas deslumbrantes do campo circundante. O pico também é um local popular para observação de aves, com uma variedade de espécies de aves encontradas na região.

Informações importantes antes de ir para Diamantina

Para concluir, listamos algumas dicas adicionais que irão te ajudar a ter a melhor experiência em Mariana. Confira!

Como chegar | O aeroporto de Diamantina recebe apenas voos domésticos. Por isso, a melhor opção para quem optar por avião é descer no Aeroporto de Confins e percorrer de carro ou ônibus os 150 quilômetros até a cidade.

Clima | Mariana possui temperatura tropical o ano quase todo. Porém, no inverno, pode chegar a temperaturas baixas, em torno dos 6 graus;

Alta temporada | Responder sobre o que fazer em Mariana pode mudar conforme a época do ano. Afinal, a cidade é famosa como um dos melhores lugares para passar o Carnaval em Minas Gerais, ano novo ou Semana Santa. Também confira as atrações para festas populares como a comemoração do aniversário da cidade.

Descobriu o que fazer em Mariana? Não abra mão da segurança ao conhecer a cidade!

Após conferir nossas melhores dicas sobre o que fazer em Mariana, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: