Passaporte amarelo: saiba tudo sobre esse documento para estrangeiros

O passaporte amarelo é um documento ainda pouco conhecido dos brasileiros. Isso porque, diferente daquele que tiramos para viajar pelo mundo, ele possui função e objetivo um pouco específicos.

Contudo, o procedimento para pedi-lo é similar ao dos passaportes diplomáticos, o oficial, o passaporte de emergência e o comum, conforme Decreto 5.978/2006.

Para compreender melhor sobre o passaporte amarelo, suas exigências e particularidades, o Assistente de Viagem preparou esse artigo exclusivo. Acompanhe conosco e boa leitura!

Cores e finalidades de cada um dos passaportes emitidos no Brasil

Antes de abordar sobre o passaporte amarelo, é importante conhecer que ele é um dos 5 tipos de passaportes com emissão feita pela Polícia Federal no Brasil. Cada um possui diferentes finalidades e, até mesmo, facilidades.

Passaporte Comum

De tom azul-escuro, este é o modelo mais usado e conhecido pelos brasileiros, uma vez que sua cor foi adotada por todo o Mercosul e permite a entrada de cidadãos comuns em diversos territórios estrangeiros. Sua validade é de 10 anos a partir da data de emissão.

Passaporte Diplomático

De cor vermelha, esse passaporte é exclusivo para o uso de diplomatas do país e oferece imunidade total. Ou seja, o tratamento de quem porta este documento é diferenciado, uma vez que permite a entrada imediata em algum país estrangeiro ou no retorno ao Brasil.

Em resumo, diplomata tem livre acesso.

Passaporte Emergencial

Em tom azul-celeste, o passaporte emergencial é emitido quando o passageiro foi roubado, furtado ou precisou viajar devido a alguma emergência comprovada. Porém, ele só vale nestas situações e é temporário.

Passaporte Marrom

Muito pouco usado no Brasil, esta cor de passaporte indica que o portador é de um país que não possui relações diplomáticas com nossa nação. Também chamado de laissez-passez, é o modelo mais difícil de encontrar devido à boa relação brasileira com todo o mundo.

Passaporte Amarelo: afinal, para que serve?

Por último, há o passaporte amarelo que, mesmo com utilização em situações emergenciais, é concedido apenas para pessoas apátridas, refugiados e estrangeiros.

Além disso, caso uma pessoa não brasileira comprove que não possui documentos de identidade ou viagem que determinem sua nacionalidade, o passaporte amarelo pode ser usado.

O que diz a lei brasileira sobre a concessão do passaporte amarelo para estrangeiros?

O primeiro decreto que disciplina as condições para um estrangeiro possuir um passaporte brasileiro é de 1996. Ao longo dos anos, houve adaptações de cláusulas conforme a realidade mundial, e a seguir elencamos as principais condições legais.

Dentro do território Nacional

  • Pode ter o passaporte amarelo uma pessoa apátrida, de nacionalidade indefinida, ou asilados ou refugiados se reconhecidos pelo Governo brasileiro;
  • A situação também contempla o estrangeiro de país sem representação dentro do Brasil, desde que aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores;
  • Beneficia-se estrangeiro sem documentação que comprove a nacionalidade ou ainda aqueles que possuem registro nacional e precisam sair do Brasil, caso no retorno não possua o documento de viagem.

Passaporte Amarelo no exterior

  • A concessão pode ser feita para apátridas, pessoas de nacionalidade indefinida ou ainda cônjuge ou viúvo de brasileiro que perdeu a nacionalidade originária devido ao casamento;
  • O critério também abrange estrangeiros legalizados no Brasil que não possuem documento válido no momento do regresso. Porém, deve-se ouvir o Departamento da Polícia Federal antes da concessão do passaporte amarelo.

Como tirar o passaporte amarelo de acordo com cada situação?

O procedimento para pedir o passaporte amarelo é similar ao do passaporte comum, mas existem algumas particularidades de acordo com o motivo do pedido.

De modo geral, o solicitante deve acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário de requerimento. Em seguida, é só realizar o pagamento da taxa, aguardar o sistema computar a operação e agendar uma data para ir à uma unidade da PF.

Por último,  é só conferir a documentação necessária para apresentar no dia do pedido do passaporte amarelo e pronto!

Passaporte amarelo para refugiados reconhecidos pelo governo

Com validade de 2 anos a partir da data de emissão, o passaporte amarelo para refugiados reconhecidos segue o mesmo procedimento explicado acima.

Contudo, caso o status do estrangeiro constar para o Governo Federal ainda como solicitante, é preciso aguardar. Isso porque só é possível a solicitação para aqueles em que o pedido foi aceito.

Passaporte para pessoas apátridas

Pessoas sem nacionalidade precisam, antes de solicitar o passaporte amarelo, comprovar a estadia legal no Brasil através de documentos de identificação e de viagem anterior. Após isso, paga-se a taxa de emissão e realiza todo o procedimento anterior.

Um detalhe importante em todos os casos é que só é necessário levar foto se, entre os solicitantes do passaporte amarelo, houver menores de 3 anos.

Validade do passaporte para estrangeiros

Diferente do passaporte comum que possui validade de até 10 anos, o passaporte amarelo tem validade igual ou menor a 2 anos. Além disso, deve-se explicar que ele permite a saída do país uma única vez.

Em resumo, você pode visitar diferentes países. Mas, ao retornar ao Brasil, a Polícia Federal recolhe o seu passaporte, dando início a um novo pedido.

Informe-se de modo seguro e completo com o Assistente de Viagem

Agora que você conheceu melhor sobre o passaporte amarelo, sua importância e finalidade, o Assistente de Viagem te convida a conhecer nosso site e conferir outros textos informativos como este.

Nosso objetivo é, além de oferecer as melhores opções em seguro viagem através de uma ferramenta comparativa, levar até nossos clientes os melhores conteúdos e dicas sobre viagens, documentação e cuidados ao redor do mundo.

Por isso, você é nosso convidado para acessar muito mais no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).