Tipos de visto americano: conheça as principais diferenças entre eles

Você sabe quais são os tipos de visto americano? Muitas pessoas possuem o sonho de viajar para os Estados Unidos, seja para passear, trabalhar ou estudar. Afinal, os Estados Unidos é um dos países mais importantes e desenvolvidos do mundo.

No entanto, a maioria dos viajantes se preparam para a viagem, fazem um planejamento inicial e quando chega na hora do visto, ficam com dúvidas. Mas isso é normal, pois existem vários tipos de visto americano.

Por isso, é fundamental ficar atento no momento da escolha do seu visto e entender qual se adequa às suas necessidades de viagem. Isso porque cada tipo de visto americano é destinado a uma função ou atividade que você vá exercer no país. 

Ao selecionar o visto correto, você consegue reunir toda a documentação necessária para dar entrada no pedido do seu visto. 

Quer saber quais são os tipos de visto americano? Então embarque com a Assistente de Viagem neste artigo completo com todos os detalhes sobre o tema. Vem com a gente!

Confira os principais tipos de visto americano

Primeiramente, entenda que existem diversos tipos de visto americano. Cada visto é feito para atender as necessidades de viagem do turista. Portanto, separamos as principais informações sobre. 

Tipo B-1 (Negócios)

O tipo de visto americano B-1 é para pessoas que desejam viajar para os Estados Unidos a negócios. Ou seja, para participar de conferências internacionais, negociar, contratos, dar palestras, empreender ou participar de serviços voluntários.

Além disso, essa categoria também é para atletas profissionais ou amadores que estejam participando de competições sem receber prêmios em dinheiro. No entanto, fique atento: se a competição oferece prêmio em dinheiro, o atleta deverá utilizar o visto tipo P.

Por último, essa categoria também serve para prestadores de serviços domésticos que foram contratados por um cidadão norte-americano para trabalhar no país. Por exemplo: motoristas, babás e cozinheiros.

Tipo B-2 (Turismo ou Tratamento Médico)

O tipo B-2 é emitido por pessoas que desejam ficar temporariamente no país por lazer ou tratamento médico. Esse tipo de visto americano é o mais comum entre os viajantes que desejam visitar o país.

No entanto, aqueles que vão ao país para participar de eventos esportivos ou culturais sem receber dinheiro também podem solicitar esse tipo. Além disso, vale ainda para o viajante que tem a vontade de realizar um curso rápido, que não seja acadêmico.

Tipos de visto americano: Tipo J-1 (Intercâmbio)

Outro tipo de visto bastante comum entre os viajantes é o Tipo J-1. Esse visto de intercâmbio é amplo e várias pessoas se encaixam nessa categoria

Normalmente estudantes que vão fazer estágios, pesquisa ou treinamentos podem solicitar esse tipo de visto. 

Entretanto, alunos de pós-graduação, bolsistas, intercambistas e pessoas que pretendem trabalhar no país como au pair também podem solicitar esse tipo de visto americano.

Tipo F-1 e Tipo M-1 (Estudantes)

O F-1 é um tipo de visto americano que é feito para pessoas que pretendem estudar no país. Há a exceção de quem deseja fazer cursos de pós-graduação ou pesquisa, que se encaixa ao tipo J-1. 

Portanto, saiba que o tipo F-1 vale para alunos do ensino fundamental, médio e superior, e também cursos de idiomas.

E caso o viajante vá fazer aulas em instituições que não são acadêmicas, como por exemplo as escolas técnicas, será necessário solicitar o tipo de visto americano M-1.

Tipo C-1 (Trânsito pelos EUA / Tripulantes)

Esse tipo de visto americano serve para os viajantes que vão fazer escala no país. Ou seja, aqueles que irão passar pelos Estados Unidos para chegar a outro destino. O tipo C-1 garante que o viajante transite pelo país.

Mas, se o tripulante tiver o intuito de desembarcar no país como passageiro e embarcar em outro avião, será preciso emitir uma variável desse visto, o C-1D 

Tipos de visto americano I, P e R (Categorias Especiais)

Esses três tipos de visto americano são específicos para algumas categorias profissionais. O tipo I é para jornalistas que vão produzir alguma matéria ou realizar coberturas de eventos por um período estabelecido. 

O tipo P é para artistas que farão apresentação no país. Já o tipo R é para religiosos que pretendem exercer alguma função no país.

Tipo H-1B e Tipo O (Especialistas)

O tipo de visto americano H-1-B é para profissionais que vão executar alguma atividade específica que exija conhecimento de um especialista

No entanto, no caso de profissionais que com especialidade em artes, negócios, atletismo, ciências, e educação, precisam solicitar o tipo O-1. 

Mas se tiver uma equipe acompanhando, esses dependentes devem solicitar o tipo O-2 e O-3.

Existem outros tipos de visto americano?

Além desses tipos de vistos americanos que citamos acima, existem outros tipos que vale destacar aqui para você ter o conhecimento. Portanto, confira mais alguns deles.

  • Tipo L-1: Esse é para gerentes, executivos e pessoas especializadas que foram transferidas para alguma filial nos Estados Unidos. Se o viajante levar dependendente, eles devem emitir tipo L-2;
  • Tipo G: Esse tipo é exclusivo para profissionais em missão oficial;
  • Tipo A-1 e A-2: Esse aqui é para diplomatas ou oficiais de governos estrangeiros, se estiverem acompanhados, estes precisam do visto tipo A-3;
  • Tipo H–2A e H2-B: Esse tipo é para trabalhadores agricultores temporários e profissionais fazendo algum serviço temporário;
  • Tipo E: Esse é para investidores e comerciantes;
  • Tipo U-1, U-2 e U-3: É para estrangeiros é para estrangeiros em território americano, seus cônjuges e filhos solteiros;
  • Tipos T-1, T-2 e T-3: Esse é para estrangeiros vítimas do crime de tráfico humano, seus cônjuges e filhos e demais familiares, respectivamente;
  • Tipo Q: Por fim o tipo Q, que é para viajantes participantes de programas de intercâmbio cultural com instituições americanas).

Como tirar o visto americano?

O processo é parecido para todos os tipos de visto americano. A única coisa que modifica é a documentação que o viajante terá que apresentar na hora que que for solicitar o visto. Entretanto, a Assistente de Viagem separou um breve passo a passo.

  1. Primeiro faça o cadastro no consulado americano, preencha o formulário DS-160, que é eletrônico;
  2. Realize o pagamento da taxa consular e aguarde a compensação pelo período de três dias úteis. Depois disso, acesse o calendário para realizar a entrevista com o CASV e o consulado americano;
  3. Compareça no atendimento com o CASV, que vai realizar a coleta digital e documentações básicas;
  4. Compareça na entrevista com o consulado americano na data marcada e tenha todos os documentos essenciais em mãos;
  5. Por fim, após a aprovação de todos os documentos, aguarde o prazo determinado pelo consulado para confeccionar o documento.

Mas quais são os documentos exigidos?

Como você viu acima, mesmo sendo parecidos, cada tipo de visto americano possui uma documentação específica. Sendo assim, leve todos os documentos essenciais:

  • Documento de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Os 3 últimos contracheques;
  • Certidão de Casamento;
  • Os 3 últimos extrato bancários;
  • Comprovante do endereço;
  • Passaporte com a validade mínima de 6 meses;
  • Averbação: em caso de ser divorciado.

Conclusão

Agora que você acompanhou toda a leitura do nosso conteúdo, certamente você entendeu quais são as diferenças entre os tipos de visto americano, não é verdade? Portanto, escolha qual deles se adequa melhor à sua viagem.

Depois disso, prepare as malas para aproveitar esse período no território americano. Mas não esqueça de escolher o seu seguro viagem internacional para garantir tranquilidade e segurança para sua viagem.

E para encontrar os melhores planos de seguro viagem, você precisa conhecer o Assistente de Viagem. Com a aquisição do seu plano, você terá serviços essenciais durante a viagem, como assistência médica, rastreamento de bagagem, atendimento odontológico e muito mais.

Vai ficar fora dessa? Não perca tempo. Escolha o seu seguro viagem e vamos decolar juntos nessa viagem. 

E para ficar por dentro de conteúdo sobre viagens, acompanhe o Blog do Assistente de Viagem. Dessa forma você terá acesso a conteúdos exclusivos!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).