10 comidas africanas para uma experiências gastronômica incrível

As comidas africanas estão longe de ser apenas exóticas. Afinal, em um continente com tanta cultura e história, o ato de cozinhar se relaciona diretamente a experiências que são literalmente sensoriais.

Além disso, algumas das iguarias possuem versões brasileiras, como por exemplo, o acarajé, o vatapá e até mesmo a feijoada. Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo para dar água na boca e trazer curiosidades sobre pratos que você não pode deixar de provar quando for conhecer os principais países da África.

Acompanhe conosco e já pode ir preparando documentos, malas e reservando o seguro viagem, que garantimos que você irá se encantar. Boa leitura!

Gastronomia na África: uma tour de sabores pelas comidas africanas

A gastronomia africana é extremamente diversa e rica, refletindo a variedade de culturas, tradições e ingredientes encontrados em todo o continente. Por isso, é importante ter em mente que quando falamos em comidas africanas, é impossível abranger toda a pluralidade que a cozinha daquele continente pode oferecer.

Aliás, já fica uma dica importante para quem pretende se aventurar pelos aromas e sabores de um país diferente. Ter um seguro viagem internacional é imprescindível para não correr o risco de ter uma indigestão devido a ingredientes ou pratos incomuns para o nosso paladar.

Gastronomia, história e religiosidade

De modo geral, alguns países possuem pratos típicos que definem não só as comidas africanas como os costumes e até mesmo a religiosidade local. Isso porque, assim como acontece em alguns lugares do Brasil, há a questão da gastronomia se relacionar diretamente com oferendas ou alimentos para determinadas crenças.

Por exemplo, na culinária nigeriana, pratos que levam uma quantidade farta de especiarias são oriundos de religiões de matriz africana. Por sua vez, a culinária egípcia remonta à antiguidade, com influências da comida árabe, mediterrânea e africana. De modo geral, o pão é um elemento central no país famoso pelas pirâmides.

Outra localidade que merece destaque é a África do Sul, uma vez que as influências europeias e asiáticas trouxeram combinações para as carnes que, para deixar o cardápio ainda com mais requinte, aposta nos vinhos para acompanhamento.

Comidas africanas que você precisa conhecer

1 | Jollof Rice – um prato icônico da Nigéria

Abrindo nossa lista das mais incríveis comidas africanas, temos o Jollof Rice. Famoso na Nigéria, ele também é encontrado em outros países da África Ocidental, como Gana e Senegal. Em resumo, trata-se de arroz cozido em um molho de tomate rico em especiarias, cebola, pimentão e outros ingredientes, como carne, frango ou legumes. Ou seja, é um prato saboroso e colorido, muitas vezes servido em ocasiões especiais e festivais.

2 | Bobotie entre as melhores comidas africanas da África do Sul

Em seguida, temos o Bobotie, que nada mais é que um ensopado de carne moída temperada com especiarias, como curry, gengibre e canela. Além disso, ele possui cobertura com uma mistura de ovos e leite. Por fim, pe assado no forno até ficar dourado e servido com arroz, chutney de manga e amêndoas fatiadas.

Neste caso, ele é uma combinação única de sabores para quem ama pratos agridoces.

Leia também | Viagem para África do Sul

3 | Tagine

Por sua vez, o Tagine é um prato típico do Marrocos, nomeado após o recipiente de barro em que é cozido. Ele é um ensopado aromático e condimentado, geralmente feito com carne (como cordeiro, frango ou peixe). Para completar, acrescenta-se legumes, frutas secas, como ameixas e damascos, além de açafrão, cominho e canela.

Devido ao seu cozimento lento no tagine resulta em uma carne macia e saborosa, com um molho rico.

4 | Injera: o pão fermentado da Etiópia

Considerado a base da alimentação na Etiópia, o injera é feito com farinha de teff, um grão nativo do país. Além disso, pode ser degustado com diferentes ensopados e vegetais colocados sobre ele. Por isso, torna-se uma experiência única de comer com as mãos e apreciar os sabores intensos da culinária etíope.

5 | Couscous: um prato conhecido no Brasil entre as comidas africanas típicas

Se o nome soou familiar, o preparo é ainda mais próximo de alguns lugares do Brasil. Isso porque o couscous é um prato tradicional em países como Marrocos, Argélia e Tunísia.

Contudo, por lá, ele é feito a partir de sêmola de trigo durum, que é cozida no vapor até ficar leve e solta.

Assim como aqui, ele pode ser salgado ou doce, e acompanhar desde carnes, legumes até frutas ou queijos.

6 | Koshari e a tradição culinária do Egito

Do Egito, temos entre as comidas africanas o koshari que é uma mistura de macarrão, arroz, lentilhas, grão-de-bico e cebola frita. De modo geral, eles são servidos em uma única tigela, com molho de tomate picante e uma mistura de vinagre e alho. Por isso, o koshari é uma combinação que aposta na simplicidade para oferecer um sabor bem peculiar.

7 | Doro Wat

Além do já citado Injera, a Etiópia também possui o Doro Wat. Neste caso, ele é um ensopado picante de frango. Seu preparo, em resumo, consiste em marinar a ave e cozinhá-la lentamente com cebola, alho, gengibre e berbere.

Por fim, ele costuma ser servido dentro do próprio injera, contribuindo para um prato que alimenta e oferece nutrientes complexos durante a degustação.

Leia também | Viagem de volta ao mundo

8 | Bunny Chow

O Bunny Chow é outro prato popular na África do Sul, especialmente na comunidade indiana. Ele consiste em um pão redondo oco, geralmente feito de pão branco, que é recheado com um curry picante de carne, frango ou legumes.

Aqui fica um alerta, já que mesmo sendo uma refeição saborosa e prática, muitas vezes ele é servida como comida de rua, o que exige um cuidado extra ao provar.

9 | Ndolé

De Camarões temos entre as melhores comidas africanas o Ndolé. Basicamente este é o nome de uma planta também chamada de amargoseira. O preparo acontece ao cozinhar as folhas em um molho de amendoim e completar o prato com carne de porco, camarão ou peixe defumado.

Por último, serve-se arroz ou outro cereal para acompanhar o Ndolé e reduzir a sua textura cremosa.

10 | Briouats e as comidas africanas para petiscar

Fechando nossa lista, temos os Briouats, que são pastéis em forma de triângulo ou cilindro, originários do Marrocos. Ou seja, eles funcionam muito mais como um lanche, uma vez que são feitos com massa filo recheada com uma mistura de carne picada (como cordeiro ou frango), amêndoas, especiarias e ervas aromáticas.

Entretanto, há quem prefira colocá-los como parte de uma refeição, ainda que a degustação possa ser um pequeno aperitivo.

Aprendeu sobre as principais comidas africanas? Conheça o Assistente de Viagem!

Como vimos neste conteúdo, saborear as diferentes comidas africanas pode ser uma experiência única e deliciosa. E se você já anotou suas favoritas, é hora de conhecer o Assistente de Viagem e ter a oportunidade de viajar pela África com segurança, comodidade e conforto.

Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e viaje tranquilo, seja para África ou para qualquer outro lugar do mundo!

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: