O verão europeu é um dos momentos mais aguardados por quem deseja viajar pelo Velho Mundo. Afinal, muito mais do que uma simples estação do ano, ele permite que moradores e turistas possam curtir algumas atrações que só acontecem neste período.
Além disso, a maior parte dos países europeus passa por períodos onde o frio é intenso e, até mesmo na primavera, os termômetros costumam chegar em uma temperatura pouco convidativa.
Por isso, o verão europeu se tornou a alta temporada para quem vai conhecer a Europa e o Assistente de Viagem preparou este conteúdo exclusivo para te apresentar as melhores dicas. Separe seu seguro viagem Europa e embarque conosco neste roteiro. Boa leitura!
Quando acontece e como é o verão europeu?
O verão na Europa acontece entre os meses de junho e setembro. Ou seja, ele dá início no solstício de verão em 21 ou 22 de junho e término no equinócio de outono em 22 ou 23 de setembro.
Em resumo, é quando as temperaturas médias podem ultrapassar os 40°C em países como Portugal e Grécia. Além disso, os dias ficam mais longos nesta época do ano, o que torna o verão ideal para aproveitar ao máximo as cidades e atividades ao ar livre.
Outra coisa importante sobre o verão europeu, é que ele conta com muitos eventos, festivais e atrações acontecendo nesta estação. No entanto, os preços tendem a ser mais altos e as cidades ficam mais cheias e movimentadas durante o verão europeu.
Leia também | Valor mínimo para entrar na Europa
10 Atrações imperdíveis para conhecer durante o verão europeu
1. Hora de ir a praias paradisíacas
Não dá para falar sobre o que fazer no verão europeu sem lembrar das praias incríveis que o continente possui. Por exemplo, a famosa Ibiza, na Espanha, que é conhecida por suas praias deslumbrantes e festas noturnas.
Outras opções incluem a Costa Amalfitana, Itália, Algarve, Portugal, Maiorca, Espanha, Mykonos, Grécia, Côte d’Azur, França, e Riviera Albanesa, Albânia.
2. Festivais de rua
O verão europeu é uma época de muitos festivais de rua, como os festivais gastronômicos e shows imperdíveis. De modo geral, ele ocorre na maior parte dos destinos turísticos, mas tem maior popularidade em países como Espanha, Itália, França, República Tcheca e Alemanha.
Por lá, você pode desfrutar de uma variedade de experiências, que incluem festas e luaus, passeios de barco e muito mais.
Saiba também | Viagem de trem pela Europa
3. Conhecer as catedrais históricas durante o verão europeu
Para os amantes de história ou do turismo religioso, o verão é uma boa época para explorar as catedrais históricas da Europa. Por exemplo, as famosas igrejas e catedrais medievais da Áustria, Romênia, Irlanda, Espanha e Portugal. Afinal, elas são uma parte integral da história e cultura do continente.
4. Passeio pelas montanhas
Outra dica sobre o que fazer durante o verão europeu diz respeito à explorar as montanhas da Europa, como a região de Chamonix, na França. Isso porque, além de vistas incríveis e atividades de aventura, o acesso é mais fácil e existem menos riscos durante a viagem.
5. Vulcões
E se falamos em montanhas, precisamos também citar os famosos vulcões, que fazem parte da história e geologia do Velho Mundo. Dentre os principais, podemos citar o Etna, na região italiana da Sicília, o Vesúvio, que fica em Nápoles e os dois mais populares da Islândia, o Eyjafjallajökull e o Fagradalsfjall.
Saiba também | Melhor seguro viagem para a Europa
6. Encantar-se com as ilhas gregas
Um dos destinos mais procurados durante o verão europeu são as ilhas da Grécia. Porém, Santorini se destaca por suas casas brancas à beira do penhasco que a torna um dos destinos mais charmosos da Europa. Além disso, o local conta com praias de águas azul-turquesa, vilas pitorescas e um pôr do sol deslumbrante.
Ou seja, é o lugar perfeito para relaxar durante o dia e desfrutar de animadas noites de verão.
7. Verão europeu e os eventos de Maiorca
Maiorca é uma das Ilhas Baleares da Espanha e oferece um clima agradável, arquitetura encantadora e praias deslumbrantes. Durante o verão europeu, a ilha é palco de eventos esportivos, concertos ao ar livre e muita diversão à beira-mar.
8. Conhecer parques e eventos na Inglaterra
No verão europeu, a Inglaterra investe em festivais como o Wimbledon Championships e o Notting Hill Carnival. Além disso, é possível caminhar pelos parques e jardins de Londres. Por exemplo, o Hyde Park, Regent ‘s Park e Kensington Gardens, que ficam especialmente agradáveis durante os meses mais quentes.
Já para os amantes de atividades ao ar livre, esta é uma época propícia para passeios de barco, caminhadas, corridas e esportes radicais. Ou seja, torna-se roteiro indispensável em uma viagem para Europa nesta época.
9. Paisagens irlandesas durante o verão europeu
Por sua vez, a Irlanda conta durante o verão com visitas às impressionantes falésias em sua costa oeste, as Cliffs de Moher. Para fãs da série, é possível conhecer os locais onde aconteceram as filmagens de Game of Thrones.
E se sua busca é pela boemia, os pubs mais famosos de Dublin investem em uma programação intensa e diária, onde é possível experimentar a cultura local em sua totalidade.
10. Tour pela Alemanha
Para terminar, temos a Alemanha que também se transforma durante o verão europeu e se prepara com festivais, eventos e feiras que acontecem em seus principais parques. Em cidades históricas como Berlim, Munique, Heidelberg e Colônia, você pode conhecer mais sobre a arquitetura e cultura alemã. E também se deliciar com maravilhosos churrascos e cervejas artesanais.
Saiba mais | Dicas e curiosidades sobre a Alemanha
Descobriu o que fazer no verão europeu? Não abra mão da segurança ao visitar o continente!
Após conferir nossas melhores dicas sobre o que fazer durante o verão europeu, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!
Além disso, quase todos os países da Europa exigem a contratação de uma apólice. Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem internacional que mais combina com você.
Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!