Bagagem Extraviada – O que devo fazer se acontecer comigo?

Ter a mala extraviada em uma viagem, infelizmente, é bastante comum nos aeroportos brasileiros e internacionais, e esse é um dos problemas mais temidos pelos viajantes. Existem algumas dicas para diminuir os riscos de o extravio acontecer, mas poucas são as pessoas que conhecem os seus direitos caso isso ocorra de fato.

É importante saber que a partir do momento em que é feito o check-in no aeroporto ou até mesmo na rodoviária, a companhia de viagem é responsável por sua bagagem até o momento do desembarque. Ou seja, em caso de extravio ou danos na bagagem, a responsabilidade é da companhia. Além disso, caso a viagem seja contratada por uma agência, a mesma também responde pelo incidente.

Apesar dos direitos garantidos para os clientes nesses casos, o desespero por perder seus pertences acaba por dificultar na tomada de atitude para saber o destino da bagagem. Porém, existem alguns procedimentos que devem ser tomados para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível.

 

Minha mala foi extraviada. O que fazer?
Por mais cuidadoso que você seja com sua bagagem, inserindo etiquetas de identificação, por exemplo, o extravio pode acontecer principalmente em voos com escala. A primeira coisa a se fazer ao perceber que sua mala não está na esteira de bagagens é procurar um funcionário da companhia aérea em que o voo foi realizado ou indo ao guichê de compra da empresa.

Após mostrar ao funcionário da empresa o comprovante de despacho que é dado pela companhia na hora do embarque, o mesmo pedirá que você preencha e assine o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem – ou a sigla em inglês PIR), que indicará o modelo, os pertences dentro da mala e a situação de extravio.

Caso a mala não seja localizada no mesmo dia no aeroporto, a companhia tem até sete dias para os voos nacionais e 21 dias para os internacionais para encontrar a sua bagagem e enviá-la para o seu endereço informado no RIB. Caso a mesma ultrapasse esse prazo estipulado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia deverá indenizar o cliente por seus pertences em até sete dias, a contar pelo dia de término do período. 

Pagamento de custos
Outro direito bastante importante é em casos em que o extravio ocorra em viagens de destino, ou seja, quando você chega ao local da viagem. A companhia é obrigada a pagar por suas despesas básicas durante o período da procura da bagagem, cobrindo gastos para a compra de roupas, sapatos, itens de higiene, entre outros. O valor de pagamento das despesas é definido por cada companhia. Em voos domésticos, o valor costuma ser de R$305,00. Em caso de viagens internacionais, o valor pode ser maior.

É importante ressaltar que todas as etapas desse processo durante o período de buscas devem ser integralmente comunicadas aos clientes, a fim de que haja uma transparência em relação aos procedimentos que estão sendo tomados pela companhia.

Caso a empresa não tenha prestado as assistências devidas durante a procura, e caso não tenham pago a indenização em casos de não achar a bagagem, o recomendado é que o cliente busque um advogado especialista no caso para a entrada de um processo contra a empresa.

 

Como evitar esse tipo de problema?
Mesmo sabendo os seus direitos e como proceder nesses casos, o ideal é evitá-lo ao máximo com alguns cuidados básicos ou amenizar os problemas. Um deles é sempre deixar pertences importantes e básicos, como joias, dinheiro, alguma muda de roupa e sapato, remédios, entre outros necessários, na mala de mão. Assim, caso isso ocorra, você não dependerá tanto dos pertences da mala.

Além disso, para evita o extravio, sempre coloque identificação em sua bagagem. Um cartão com as informações como endereço, e-mail, telefone e nome completo do lado de fora, e outro do lado de dentro da mala. Também insira alguma fita, adesivo ou qualquer outro detalhe que diferencie sua mala das demais. Assim, será mais fácil de localizá-la. Coloque bons cadeados em sua mala, a fim de evitar arrombamentos e roubos dos seus pertences. Dê preferência aos cadeados modelo TSA, pois a Polícia Federal consegue abri-los sem danificar.

Opte por voos sem escalas, e se realmente não for possível, evite fazê-la em companhias aéreas diferentes, pois a probabilidade de perderem as suas malas é muito maior durante a conexão.

 

Seguro para Extravio de Bagagem
Mesmo com todos os cuidados que você pode ter com relação à sua bagagem, tenha em mente que não depende só de você e por isso é impossível evitar 100% que extravios de malas ocorram. Por isso, viaje sempre com um seguro viagem que contemple a cobertura para extravio de bagagens para que você respaldo de uma seguradora nessas situações, e em muitas vezes, até uma indenização adicional.

A Assistente de Viagem oferece opções de seguros viagens ideais para qualquer tipo de viagem e todos eles com cobertura para sua bagagem. Acesse nosso site e cote o melhor seguro viagem para você: https://assistentedeviagem.com.br/seguro-viagem/.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).