Nada melhor para quem deseja conhecer outras culturas do que saber como funciona o intercâmbio. Essa é uma oportunidade de vivenciar mais profundamente um território do que apenas turistando.
Mas antes mesmo de saber como funciona o intercâmbio enquanto vivência, é fundamental entender tudo que precisa ser feito para chegar lá e quais são as possibilidades e tipos de intercâmbio.
Todo mundo pode fazer intercâmbio a partir dos 16 anos, e a idade máxima para isso depende da própria pessoa. É possível fazer intercâmbio de estudos, tanto para aperfeiçoamento de idiomas, quanto de especializações e até de trabalho.
Em todo caso, a experiência de saber como funciona o intercâmbio é excepcional. E na hora de se programar para esse evento, procure a Assistente de Viagem. Ter uma experiência tranquila é muito mais fácil quando se vai acompanhado de um bom seguro de viagem.
E para saber mais sobre como funciona o intercâmbio, acompanhe esse conteúdo!
O que é um intercâmbio?
Intercâmbio é a mudança de país para fins de estudo ou trabalho, que começa no processo da sua concepção e permeia o tempo em que deve acontecer, a instituição que o participante deve ser alocado e tudo mais que for preciso.
O intercâmbio é uma prática que vem das famílias nobres da Europa desde o século XX, que visava mandar os filhos para instituições renomadas fora do país de origem.
E por ser uma prática tão comum e tão visada, ela é regularizada e facilitada. Por exemplo, os países que requerem visto para a entrada do estudante disponibilizam os vistos para estudo e trabalho para quem estiver dentro das regras do intercâmbio.
São essas facilidades que fazem com que todos os anos muitas pessoas procurem entender como funciona o intercâmbio e vale, por exemplo, para quem já investe em um curso de inglês online ou pretende aprender o idioma do zero.
Intercâmbio Acadêmico
Um dos principais assuntos quando se fala em mudança de país para estudo é como funciona o intercâmbio para fins acadêmicos. Estudar fora é o desejo de milhares de estudantes, desde os níveis high school, até os PHDs.
Para conseguir um intercâmbio acadêmico é necessário que o estudante busque pelas instituições que deseja concorrer a uma vaga, aplique os testes necessários e se prontifique a enviar os documentos solicitados.
É possível atestar para mais de uma instituição por vez. Esse trâmite também pode ser mediado por agências de intercâmbio.
Intercâmbio com trabalho remunerado
E quando o assunto é como funciona o intercâmbio, muita gente depois dos 20 anos se sente velha demais para encarar essa experiência. No entanto, é possível fazer intercâmbio com qualquer idade, inclusive para outros fins que não sejam apenas os de estudo.
Esse é o caso do intercâmbio com trabalho remunerado. Ele pode ser feito via voluntariado, em que uma pessoa tem como remuneração a estadia e a alimentação enquanto ajuda uma organização em sua rotina.
Além disso, outra opção é o intercâmbio para funcionários de grandes empresas multinacionais. Essa é uma oportunidade recorrente em grandes conglomerados, que visam a troca de experiências dos seus colaboradores.
Procure pelos setores de RH da sua empresa para saber mais sobre como funciona o intercâmbio dentro da instituição.
Afinal, como funciona o intercâmbio?
No geral, existe um passo a passo simples de como funciona o intercâmbio, tanto de estudos como de trabalho. O principal ponto é escolher exatamente o que se deseja aprender.
Em seguida, é importante cotar as instituições que aceitam intercambistas brasileiros. Assim, fica mais fácil ter um planejamento completo que abarque tempo de viagem, tipo de acomodação para alugar e os documentos necessários.
Por fim, é só se aplicar com ajuda de uma agência ou por si mesmo para essas instituições. Ao final dos processos, é necessário contratar um seguro viagem que contemple todo o período, assim como também atualizar o documento de identificação e a carteira de vacinação.
Conheça como funciona o intercâmbio em 4 países
Existem os países que são queridinhos de intercambistas do mundo todo. Neles estão concentradas grandes instituições de ensino e empresas renomadas.
Por isso, muitos deles dão ampla abertura para quem deseja esse tipo de experiência. Saiba como funciona o intercâmbio nesses lugares:
Como funciona o intercâmbio para os Estados Unidos
Os Estados Unidos unem todas as possibilidades de experiência. É a imersão na cultura norte-americana que tem uma metodologia de ensino regular diferente e que aposta em grandes empresas de inovação.
Para conseguir fazer um intercâmbio nos EUA é necessário emitir o visto de estudante com antecedência e ter todos os documentos de comprovação de estadia e retorno em dia.
Intercâmbio na Irlanda
A Irlanda concentra grandes instituições de ensino e é o foco de intercambistas que buscam cursos de especialização como mestrado e doutorado.
Além disso, assim como os EUA, é necessário se atentar para os documentos de comprovação de estadia, de retorno e de saúde. Para saber mais sobre como funciona o intercâmbio nas instituições do país, deve-se procurar diretamente por elas.
Cada uma tem a sua norma de aplicação e desempenha papéis diferentes na ajuda aos estudantes que as procuram.
Como funciona o intercâmbio para a Coreia do Sul
A Coreia do Sul é um polo de inovação tecnológica. Por isso, tem sido cada vez mais procurada para intercambistas que procuram experiências de trabalho remunerado.
Conhecer uma cultura que lida com o trabalho de maneira tão diversa proporciona um acréscimo exponencial no currículo. Por isso, para saber mais sobre como funciona o intercâmbio de trabalho, procure por empresas que abrem programas desse tipo pela embaixada da Coreia.
Intercâmbio no Canadá
Muita gente procura saber como funciona o intercâmbio no Canadá por ser um país seguro e interessante. Além disso, o Canadá tem uma política diferente dos EUA, com acesso a saúde mais facilitado e programas de imigração.
O intercâmbio no Canadá também é ideal para quem busca experiências em trabalho, afinal, esse é um polo de startups que sempre procura novos talentos.
Conclusão
Procurar saber como funciona o intercâmbio é o primeiro passo para ter uma das melhores experiências da sua vida. É importante entender o tipo de intercâmbio que deseja fazer, assim como tudo que é necessário para investir nele.
E não se esqueça de garantir uma experiência tranquila com amplo acesso à saúde contratando um pacote de seguro com a Assistente de Viagem. Para saber mais sobre como funciona o intercâmbio, e os mais diversos roteiros para conhecer o mundo, acompanhe o Blog da Assistente de Viagem.