Cultura do Canadá: tradição e tecnologia em um destino imperdível!

Você já teve vontade de conhecer o Canadá? Destino dos sonhos de muitas pessoas, o país norte-americano é rico em inúmeros aspectos. Um dos mais importantes diz respeito à cultura do Canadá, repleta de elementos franceses e ingleses, mesclados aos costumes das tribos indígenas do país.

Primeiramente, é importante elencar os principais elementos que fazem a cultura canadense ser reconhecida mundialmente. Além dos hábitos comportamentais da população local, existem costumes esportivos, culinários, musicais e religiosos.

Se você tem vontade de conhecer, de perto, a cultura do Canadá, é importante ter em mente tudo que será necessário para entrar no país. Por exemplo: visto canadense, passaporte válido, certificado de vacinação, declaração de bens, comprovante de recursos financeiros para permanência e seguro viagem.

Abaixo, a equipe de especialistas do Assistente de Viagem preparou inúmeros tópicos com todas as informações que você precisa saber sobre a cultura do Canadá. Aproveite a leitura e se surpreenda com tudo aquilo que as terras canadenses podem te oferecer.

Hábitos que fazem parte da cultura canadense

Primeiramente, para falar da cultura do Canadá, precisamos falar sobre os hábitos que fazem parte do dia a dia da população. Eles são muito diferentes dos brasileiros. Em contrapartida, isso também desperta curiosidade. Por isso tantas pessoas viajam para o local em diversas épocas do ano. Por exemplo:

  • Cantar “parabéns” sem bater palmas: diferente do que acontece no Brasil, os canadenses cantam os “parabéns”, ou melhor, o “happy birthday to you”, sem bater palmas. Entretanto, isso não faz com que os aniversários sejam menos animados. Assim, não fique desapontado ao não ouvir as palmas;
  • Presentear os aniversariantes de forma inusitada: outro costume diferente dos canadenses diz respeito à forma de presentear os aniversariantes. Normalmente, para não errar, os canadenses entregam vale-presentes ou, como eles chamam, “gift cards”. É menos íntimo, mas muito comum;
  • Duração da vida noturna: quer ficar na balada até o Sol raiar? Como turista, fique à vontade. No entanto, é difícil que os canadenses acompanhem o seu ritmo. Afinal, no país, as baladas tendem a começar cedo. Em contrapartida, a festa tende a terminar cedo, também. A vida noturna, lá, é diferente.

Outro hábitos da cultura canadense

  • Venda e consumo de bebida alcoólica nas ruas: antes de viajar para o Canadá, atente-se à legislação local. No país, a venda e o consumo de bebida alcoólica nas ruas é proibida. Então, você não verá pessoas bebendo enquanto caminham pelas ruas;
  • Pontualidade: outro destaque da cultura do Canadá diz respeito à pontualidade de sua população. Ao marcar um jantar para 21h, então, todos os convidados chegarão pontualmente. Portanto, não conte com possíveis atrasos;
  • Utilização de sapatos dentro de casa: dificilmente você encontrará um canadense que utiliza sapatos, como tênis, dentro de casa. A princípio, para caminhar dentro de uma casa no país, dê preferência aos chinelos. Ou, então, caminhe descalço.

Cultura no Canadá: principais práticas esportivas

Você não estará aproveitando totalmente a cultura canadense sem ficar antenado às principais práticas esportivas do país. Diferente do Brasil, conhecido mundialmente por ser o “país do futebol”, o Canadá se destaca por incentivar diversos outros esportes.

Entre eles, podemos destacar, como parte da cultura do Canadá, os esportes de inverno. Isso porque o país possui inúmeras montanhas geladas e, também, baixas temperaturas que incentivam esses esportes “de neve”.

Esqui, patinação no gelo, hóquei no gelo e lacrosse são algumas das práticas esportivas mais comuns no país. Elas fazem parte, inclusive, dos incentivos estudantis. Isso é resultado do entendimento do governo do país a respeito da importância dos esportes para o bem-estar de sua população.

Entretanto, não é por isso que esportes mais populares nas outras américas, como basquete e futebol, ficam de fora. Inclusive, um dos maiores destaques esportivos do país é a Seleção Feminina de Futebol, que coleciona campeonatos.

Conheça a gastronomia canadense e se apaixone!

Outro destaque da cultura do Canadá é a sua gastronomia. Ela possui influências francesas e inglesas. Por isso, é uma das mais ricas do mundo. É muito difícil viajar para o país e não se apaixonar pelos pratos típicos.

Por exemplo: o Poutine. É um prato que, basicamente, leva batata frita, carne com molho e, também, queijo cheddar. Pode ser comido como um lanche, no meio da tarde, ou como uma refeição. O importante é prepará-lo com bastante tempero!

Outro destaque gastronômico do Canadá é o Maple Syrup. Você já deve tê-lo visto em filmes, uma vez que muitas pessoas tendem a utilizá-lo como adicional às panquecas doces. Não deixe de experimentá-lo.

Além disso, não saia do Canadá sem provar o famoso Smoked Meat Sandwich. Ele é, basicamente, um sanduíche de carne defumada. O que torna esse prato único é o seu tempero, feito com ervas e especiarias.

Cultura do Canadá: grandes nomes da música internacional são canadenses. Você sabia?

Você sabia que grandes nomes da música internacional são canadenses? Entre eles, podemos destacar: Justin Bieber, Shawn Mendes, Drake, Celine Dion, Shania Twain, Alanis Morissette, Avril Lavigne, Neil Young, Michael Bublé e Nelly Furtado.

Por isso, é impossível falar sobre a cultura do Canadá sem citar a música. No país, anualmente, inúmeros festivais musicais são realizados. Eles atraem turistas do mundo inteiro, que querem conhecer, de perto, o território de alguns de seus ídolos.

São, também, famosas bandas canadenses, Simple Plan e Nickelback. Se você foi um adolescente no início dos anos 2000, certamente conheceu uma infinidade de músicas dessas bandas. Elas também estão, com frequência, em shows confirmados no país norte-americano.

Se você for para o Canadá e quiser conhecer mais sobre a cultura local, não deixe de ouvir esses grandes artistas. Assim, quando visitar o país, se sentirá mais à vontade a respeito da parte “musical” do Canadá.

Conheceu a cultura do Canadá? Contrate sua apólice com o Assistente de Viagem

Agora que você já sabe mais sobre a cultura do Canadá, é hora de iniciar os preparativos para viajar. Então, fique atento à documentação necessária para fazer uma viagem mais tranquila. Após planejar o roteiro e comprar as passagens, prepare:

  • Passaporte válido, emitido há, pelo menos, 6 meses;
  • Seguro viagem internacional;
  • Passagens aéreas de ida e volta;
  • Comprovante de hospedagem que compreende os dias de sua estadia no país;
  • eTA, cuja obrigatoriedade pode ser checada no portal do governo canadense, para brasileiros que já possuem visto estadunidense;
  • Certificado Internacional de Vacinação emitido há dez dias da data de viagem;
  • Declaração de bens, para indicar todos os pertences que estão sendo levados para o país;
  • Comprovante de segurança financeira para a estadia no país. Além do dinheiro, é importante levar cartão de crédito internacional.

Lembre-se, especialmente a respeito da escolha do seguro viagem, de optar pela melhor apólice de seguro, para que a sua estadia seja mais segura. Como resultado, você terá uma viagem muito mais tranquila. Então, visite o Assistente de Viagem e faça a sua cotação!

E, caso você seja uma pessoa profundamente interessada em viagens, não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem. Por lá, além de falarmos sobre seguros de viagem, também damos dicas imperdíveis para que cada trip seja inesquecível.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).