Estudar inglês no exterior: veja 5 destinos ideais e mais dicas imperdíveis

Estudar inglês no exterior é um passo fundamental para todos que desejam aprender o idioma, de forma aprofundada. Porque este intercâmbio permite o contato direto com a língua.

Assim, o aluno vai praticar diariamente o inglês, em  todo tipo de situação cotidiana, como ir a restaurantes, pedir informações na rua, etc. E também estudará em salas de aulas, aprendendo com os próprios nativos. Portanto, é a melhor forma para compreender como eles pronunciam as palavras, vocabulários e que gírias usam. 

E não apenas pelo aprendizado do idioma, mas estudar inglês em outro país também é uma excelente oportunidade para conhecer a cultura e as curiosidades da região. 

E sabe o melhor de tudo? É que há muitas ofertas de destino de estudo! São opções para todos os bolsos, culturas e objetivos em aprender o inglês.

Para te ajudar, separamos cinco destinos ideais para quem deseja estudar inglês no exterior. Aproveite a leitura!

Irlanda

A Irlanda é um ótimo destino para quem deseja estudar inglês no exterior. Especialmente em Dublin, cidade que se popularizou tanto entre os brasileiros. Com o charme de uma cidade pequena, a região é fácil de se locomover, seja a pé, de bicicleta ou por transporte público. 

O diferencial na Irlanda é que o estudante pode trabalhar mesmo se estiver matriculado apenas em um curso de inglês. Nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso estar em um curso acadêmico para poder trabalhar. 

E o fato de Dublin ter muitos brasileiros pode ajudar em sua adaptação no país, mas nossa dica é sempre priorizar o inglês nas conversas, se o objetivo é assimilar o idioma. 

África do Sul

O segundo país de nossa lista de estudar inglês no exterior é a África do Sul. Em Cabo, há a melhor oferta de escolas para intercambistas. 

A cidade tem ótimas opções de atrações locais, como restaurantes, parques, bares, etc. E além disso, a moeda local, chamada rand, sofre uma desvalorização em relação ao real. O que torna a África do Sul um destino barato, se comparado a outros países. 

Nova Zelândia

A Nova Zelândia além de proporcionar muitas belezas naturais, também é um destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior. 

Apesar de não ser a capital, a cidade de Auckland é a mais famosa e populosa do país. Lá, a vida é de uma agitada metrópole, cercada de maravilhas naturais. 

A Nova Zelândia também permite trabalhar com um visto de estudante de escolas de idioma do país. Essas instituições oferecem diversas opções de cursos, incluindo inglês geral, preparatórios para TOEFL e IELTS, inglês para trabalho, etc. 

E outro fator motivador para estudar inglês no exterior na Nova Zelândia é que dólar neozelandês é mais barato do que outras moedas, como o dólar americano, euro, e o dólar canadense. 

Malta

Cada vez mais procurado por quem deseja estudar inglês no exterior, Malta se diferencia dos padrões europeus quando o assunto é custo de vida. 

Pelo fato de a língua ser uma das oficiais do país, a oferta de escolas de inglês é grande, e com instituições de qualidade. 

A partir de R$424 por semana , você pode cursar inglês em cidades como Valletta. Já em Saint Julians, o custo pode ser a partir de R$669.

Canadá

Mas nem só de Europa e Estados Unidos vivem as opções para estudar inglês no exterior. O Canadá possui excelentes escolas e cidades multiculturais, ideais para você treinar o idioma. 

Os brasileiros que optarem por estudar no Canadá terão mais facilidades em obter o visto, comparado aos Estados Unidos.  Além disso, o dólar canadense, costuma ser mais estável. 

Todavia, para trabalhar no país, é preciso ser estudante de pós-graduação. Eles recebem uma work permit para 20 horas de trabalho semanais.

Dicas para estudar inglês no exterior

Agora que você conheceu os 5 destinos ideais para estudar inglês no exterior, preste atenção nessas dicas que separamos para estudar o idioma fora do Brasil;

Para facilitar, separamos o processo por etapas, incluindo a pesquisa de escolas de inglês no exterior e toda a documentação necessária. Veja. 

Junte dinheiro

Após decidir que estudar inglês no exterior é o seu objetivo, o primeiro passo é juntar dinheiro. E por isso, pesquise os preços dos cursos e o custo de vida das cidades e países que deseja fazer o intercâmbio. 

Se quer gastar pouco ou economizar, nossa dica é fugir das capitais e grandes centros. Portanto, pense em estudar no interior dos países escolhidos para estudar. O custo de vida no dia a dia não é alto e assim, você pode economizar para visitar posteriormente as capitais e grandes cidades.

Pesquise as escolas

Outra etapa fundamental é conhecer  as escolas de inglês no exterior. É importante fazer um teste de nivelamento para saber qual o seu nível de inglês. 

Geralmente as pessoas que fazem o intercâmbio costumam ter um conhecimento prévio do idioma, para não passar perrengues no exterior. Mas saiba que também é possível aprender inglês do zero. 

As ilhas de Malta são um ótimo destino para isso, pois tem muitas escolas que incluem moradia, o que facilita muito na etapa de aprendizagem do inglês. 

Fique atento às datas

Fique atento às datas de início dos cursos de inglês no exterior. Assim, você consegue  planejar sua viagem com alguns meses de antecedência. Em países da Europa e na América do Norte o ano letivo começa em setembro. 

Prepare a documentação

Agora é o momento de preparar toda a documentação para o seu visto de estudo. Verifique as regras do país escolhido para estudar inglês no exterior. 

Por exemplo, há países, como a Irlanda e Malta, que não pedem visto se a estadia for menor que 6 meses.  Mas outros destinos exigem esse documento. 

Em regra geral, para tirar o visto de estudo no exterior, você precisará de: 

  • carta de aceitação da escola;
  • passagem de ida e volta;
  • comprovante de alojamento;
  • comprovante da matrícula;
  • comprovante de pagamento;
  • seguro de viagem;
  • comprovantes financeiros.

Para esclarecer as dúvidas, procure o Consulado do país quando ainda estiver no Brasil. O estudante que for menor de idade só pode viajar com autorização dos pais.

Saiba os prós e contras das escolas

É importante dividir os prós e contras de cada escola que você pesquisa, incluindo informações como:

  • local do curso;
  • preços;
  • avaliação dos estudantes;
  • carga horária;
  • clima do país;
  • custo de vida.

Para uma escolha ideal, você deve seguir aquilo que mais combina com o seu perfil e sua realidade de vida. 

Estude inglês no exterior com o Seguro Viagem Internacional

Para estudar inglês no exterior com mais segurança e tranquilidade, é fundamental ter o Seguro Viagem Internacional. Além de ser uma exigência para retirar o visto em muitos países, também ajuda em momentos de imprevistos que possam ocorrer. 

Seja enfermidades, perdas de bagagens, atrasos de voos, entre outros, com o seguro de viagens sua experiência de estudar inglês no exterior se torna mais proveitosa e sem preocupações. 

Com o Seguro Viagem Internacional, você tem diversos atendimentos, em todo o mundo, 24 horas por dia e 7 dias por semana, como:

  • Assistência Médica Hospitalar;
  • Farmacêutica;
  • Odontológica;
  • Repatriação;
  • Seguro Bagagem e muito mais.

Compare e compre online seu Seguro Viagem Internacional ou Nacional no Assistente de Viagem, o site pioneiro de assistência de viagem 24h. Conheça mais acessando o nosso site!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).