O que fazer em Moçambique: 10 pontos turísticos imperdíveis

Se você pensa em fazer turismo na África e ainda não sabe o que fazer em Moçambique, nós já adiantamos: o país precisa estar em seu roteiro. Afinal, essa joia da África Central possui uma reserva de vida selvagem e história colonial únicas.

Além disso, é possível conferir por lá desde leões brancos a búfalos, além de paisagens paradisíacas e muita cultura.

Por isso, confira esse conteúdo exclusivo do Assistente de Viagem, saiba o que fazer em Moçambique e já separe malas, documentos e seu seguro viagem internacional para embarcar nesta aventura!

História de Moçambique

Antes de conferir o que fazer em Moçambique, precisamos entender sobre essa rica tapeçaria que é sua história e cultura. Afinal, ela envolve desde os primeiros habitantes bantus, que trouxeram consigo a agricultura e a metalurgia no século I, até os comerciantes árabes e persas que, a partir do século VIII, entrelaçaram Moçambique nas rotas do comércio marítimo do Oceano Índico.

Além disso, com a chegada de Vasco da Gama em 1498 marcou o início de uma nova era, com a colonização portuguesa que se estendeu até o Século 20, enfrentando resistência de impérios locais como o de Monomotapa.

Após a independência, o país foi palco de uma guerra civil até 1992, que deu lugar a um processo de reconstrução e crescimento. Sendo assim, é possível fazer uma imersão na cultura moçambicana a partir da mistura de tudo isso. Ou seja, da influência bantu, árabe, indiana e portuguesa, seja na música, na dança ou na língua.

O que saber antes de embarcar para Moçambique

Seja para quem pretende fazer um safári na África ou incluir Moçambique no roteiro, a primeira dica importante é contratar um seguro viagem para garantir tranquilidade e segurança durante seu passeio.

Afinal, essa é a melhor solução para evitar gastos extras ou imprevistos enquanto você decide o que fazer em Moçambique. E atente-se que não importa o tipo de turismo que você pensa em fazer, ter uma apólice torna-se essencial para todas as modalidades de viagem.

Outro ponto fundamental é ter o cartão de vacinas atualizado e pensar em roupas e acessórios para dias extremamente quentes. Afinal, a média anual de temperatura em Moçambique fica em torno de 25º quase todo o ano, com mínimas que podem alcançar os 15°.

10 Dicas sobre o que fazer em Moçambique

A seguir, elencamos alternativas para todos os tipos de turistas. Ou seja, buscamos responder sobre o que fazer em Moçambique, levando em conta diferentes faixas etárias e possibilidades de passeios. Continue a leitura.

1 | Explorar as Ilhas de Bazaruto

A primeira forma de encontrar o que fazer em Moçambique é navegar pelo arquipélago de Bazaruto. Isso porque ele possui águas cristalinas e recifes de coral que são os protagonistas de uma história subaquática. Além disso, você pode mergulhar com snorkel ou cilindro para encontrar um elenco de vida marinha colorida, que vão desde peixes tropicais até o majestoso dugongo.

Leia também | Viagem diferente ao redor do mundo

2 | Saborear a gastronomia local

Moçambique é um banquete de sabores dentro da culinária africana, onde o marisco é o rei da mesa. Sendo assim, permita-se degustar uma história culinária rica, com pratos como a Matapa, feita de folhas de mandioca e amendoim, e o frango à Zambeziana, marinado em uma poesia de especiarias e coco.

3 | Visitar a Ilha é a melhor resposta sobre o que fazer em Moçambique

Que tal caminhar pelas ruas de pedra da Ilha de Moçambique e adentrar um capítulo vivo da história do país? Afinal, por lá você vai presenciar as influências árabes, indianas e portuguesas que tecem a arquitetura e a cultura deste Patrimônio Mundial da UNESCO.

4 | Aventurar-se em Tofo e Praia do Tofo

Tofo é o palco de uma aventura aquática, conhecida por suas ondas perfeitas para o surf e por ser um ponto de encontro para observação de tubarões-baleia e raias mantas. Ou seja, trata-se de um conto de adrenalina e encontros inesquecíveis com gigantes gentis do oceano.

Leia também | Viagem para a África do Sul

5 | Conhecer o Parque Nacional da Gorongosa

Aqui você encontrará o renascimento de um dos mais biodiversos parques da África. Sendo assim, a dica é fazer um safári e testemunhar a restauração de um ecossistema, onde cada animal e planta tem uma história de resiliência e esperança.

6 | O que fazer em Moçambique: Passear pela Beira

A cidade da Beira  é como um livro aberto para a história colonial de Moçambique. Afinal, por lá está o Grande Hotel Beira, uma relíquia arquitetônica do país. Além disso, é possível sentir a brisa do mar na Praia do Macuti, onde o farol e o naufrágio contam histórias de aventuras marítimas.

7 | Imersão Cultural em Maputo

A capital de Moçambique, Maputo, é um mosaico cultural vibrante. Então, explore a Fortaleza de Maputo, a Casa de Ferro e o Mercado Central e entenda as várias camadas da história moçambicana. Por fim, não deixe de provar a famosa bebida local, a Tipo Tinto, que é a base da refrescante caipirinha de Moçambique.

8 | Divirta-se em Vilankulo

Em resumo, Vilankulo é o portal para o arquipélago de Bazaruto e um destino em si. Isso porque é possível realizar por lá, atividades como kitesurf e cavalgadas na praia. À noite, deixe-se levar pelo ritmo da música local em um dos muitos estabelecimentos vibrantes da cidade.

9 | Explore a Reserva Especial de Maputo

A uma curta distância da capital, esta reserva é um santuário para elefantes, zebras e uma variedade de aves aquáticas. É um capítulo menos conhecido da vida selvagem de Moçambique, mas igualmente fascinante.

10 | Relaxe em Ponta do Ouro

Por último, não podíamos esquecer de indicar a quem busca o que fazer em Moçambique, a Ponta do Ouro. Afinal, o lugar é conhecido por suas praias deslumbrantes e águas quentes e, por isso, se tornou um refúgio para os amantes do mar. Lá você pode mergulhar com golfinhos e explorar o mundo subaquático, ou simplesmente relaxar na areia e escrever suas memórias ao som das ondas.

Sabe o que fazer em Moçambique e quer curtir tudo com segurança? O Assistente de Viagem tem a melhor solução!

Após conferir nossas melhores dicas para um passeio inesquecível por terras moçambicanas, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: