Los Angeles é a cidade mais importante do estado norte-americano da Califórnia e a segunda mais populosa dos Estados Unidos, atrás apenas de Nova York. Contudo, ao contrário do encanto da Grande Maçã, os encantos da “Cidade do Anjos” estão na indústria aeronáutica, no turismo e, principalmente, em Hollywood, seu bairro mais famoso.
Além disso, algumas das praias mais famosas dos Estados Unidos estão ali, como Santa Monica, Malibu, Venice Beach e Long Beach. Já para os amantes do inverno, Los Angeles fica a apenas uma hora de Mountain High e Mount Baldy, duas estâncias famosas por atividades na neve. E para completar o pacote, a cidade ainda é próxima de Las Vegas.
Por isso, preparamos um artigo especial para quem pretende conhecer tudo que a cidade oferece, com dicas que não podem ficar de fora do seu roteiro! Confira e boa leitura!
Los Angeles e o universo midiático mais importante do mundo
Segundo Woody Allen, em Los Angeles “eles não jogam o lixo fora porque reciclam em forma de programas de TV”. Apesar do tom de ironia ao afirmar isso, é possível entender a citação quando se entende que tudo por ali respira a indústria do entretenimento, seja a TV ou cinema.
Mas até mesmo a reclamação do cineasta nova-iorquino serve como referência para que os turistas saibam o que irão encontrar ali: referências midiáticas de tudo o que se vê em filmes, seriados e programas de televisão.
A primeira coisa que se observa, de vários lugares da cidade, é a famosa placa de Hollywood. Construída em 1923, o letreiro era uma propaganda imobiliária que foi ressignificada ao longo dos anos. Isso mesmo! Uma das placas mais famosas do mundo, que todos querem conhecer, surgiu com a intenção de vender imóveis. Por falar nela, para chegar até o monte que a abriga, há um percurso de trilha que só pode ser realizado a pé. Contudo, a vista completa da cidade garante o espetáculo da subida.
E também em suas proximidades, está o maior parque urbano dos Estados Unidos, o Griffith Park. Apenas para comparação, ele é 5 vezes maior que o Central Park de Nova York, e possui em seu interior um zoológico, um observatório astronômico, um planetário, piscinas e outras atrações imperdíveis.
O que você não pode deixar de conhecer em Los Angeles
Conforme explicitado acima, os encantos de Los Angeles são muitos, por isso, decidimos fazer uma breve lista do que não pode ficar de fora em um roteiro pela cidade.
Hollywood Boulevard: as estrelas mais famosas numa única calçada
O distrito de Hollywood é um dos mais incensados entre os turistas do mundo inteiro que querem estar perto de famosos e da cultura das celebridades. E para agradá-los, existe a Hollywood Boulevard, popularmente conhecida como Calçada da Fama. Nela, mais de 2 mil pessoas possuem estrelas dedicadas, desde astros do cinema, da música e até mesmo dos esportes. Ainda que seja preciso um pouco de paciência para encontrar seu artista favorito, a experiência atrai muita gente.
Grauman’s Chinese e Kodak: Dois teatros que fazem parte da história do cinema
Nas proximidades da Hollywood Boulevard está o Grauman’s Chinese Theatre, ou Teatro Chinês, onde já se realizaram 3 cerimônias do Oscar e acontecem estreias de grandes produções em Los Angeles. Para quem deseja apenas visitar, o passeio é gratuito e para os filmes em cartaz, é possível adquirir ingressos online no site oficial.
Desde 2002, a cerimônia anual de entrega do Oscar foi transferida para o Kodak Theatre, anexo ao shopping Hollywood & Highlander Center. Ali, é possível realizar uma visita guiada, começando por onde se estende o tapete vermelho da cerimônia e conhecendo os bastidores do evento, com histórias e curiosidades.
Visita aos estúdios de produção cinematográfica
Um velho ditado diz que não se vai à Roma sem visitar o papa. Pois em Los Angeles, não é possível conhecer a cidade sem entrar dentro de um dos estúdios de cinema de Hollywood.
Isso porque eles funcionam como um grande cenário do que é apresentado há mais de um século nas telonas, e a experiência é incrível.
Aliás, os 4 principais estúdios em Los Angeles (Universal, Warner, Paramount e Sony) oferecem visitas guiadas para os turistas.
Quem já foi para a Disney, em Orlando, sabe que por lá existe um parque temático da produtora, contudo, a proposta em Hollywood é percorrer alguns dos cenários de filmes e séries. Já a Paramount possui um roteiro diferente, conforme o horário de gravações em seus estúdios, mas andando pelas ruas, é possível reconhecer cenários de filmes e séries antológicas.
Nos estúdios da Warner, além do passeio, há ainda a exibição de um filme sobre a história do local e uma exposição permanente com objetos de filmes e séries de diversos anos.
Apesar da Sony não ter mais a sua sede na cidade de Los Angeles, o estúdio que se conhece é o antigo MGM, que foi adicionado à rede há alguns anos atrás.
Beverly Hills: O paraíso das estrelas em Los Angeles
Por último, temos Beverly Hills com suas avenidas largas, rodeada de palmeiras e mansões luxuosas. Mas o que atrai mesmo o turista para o bairro é conhecer a casa das estrelas. Para isso, os guias oferecem um mapa com os endereços dos famosos, por exemplo, Tom Cruise, Johnny Depp e Madonna.
Além das mansões, é possível encontrar na avenida Rodeo Drive, em Beverly Hills, franquias das lojas mais sofisticadas do mundo, como Cartier, Prada e Chanel.
Encantos de Los Angeles além do cinema e televisão
Mesmo sendo a principal fonte da economia de Los Angeles, a cidade possui outros encantos. E deles, é possível destacar as praias, os bairros mais afastados do centro com características mexicanas, coreanas, chinesas e até mesmo russas.
Na área próxima a Silver Lake, há um ambiente mais tranquilo, com bicicletas para aluguel e restaurantes dedicados à gastronomia natural.
Já na região central, há o ginásio Staples Center, sede dos times de basquete de Los Angeles Lakers e Clippers.
Para os amantes de cultura, há o Getty Center, que abriga galerias de arte com obras originais de Monet e Van Gogh. Já o LACMA (Los Angeles County Museum) tem obras de Miró, Rembrandt e Picasso.
E também a casa da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, o Walt Disney Concert Hall.
Por último, ainda que um pouco afastado do centro da cidade, há o Museu de História Natural, com esqueletos de dinossauros, mamíferos e aves, além de pinturas pré-históricas e um acervo imenso sobre o assunto.
O que considerar antes de escolher Los Angeles como destino de viagem
Agora que você já conhece mais sobre os encantos de Los Angeles, e pretende colocar a cidade em seu roteiro, fique atento às dicas importantes. Para qualquer lugar dos Estados Unidos, além do passaporte válido, é obrigatório o visto de viagem, que, temporariamente, não está sendo emitido pela embaixada americana no Brasil.
Além disso, devido às restrições impostas pelo governo americano, mesmo quem possui o visto e o passaporte precisa fazer uma quarentena em outro país de 14 dias, sempre que tiver saído ou feito conexão no Brasil.
E se vai viajar e quer total segurança em seu passeio, não se esqueça de adquirir um seguro viagem internacional. Neste outro artigo, explicamos qual o seguro viagem mais adequado para viajar para os Estados Unidos.
Gostou das dicas sobre Los Angeles? Então confira no blog Assistente de Viagem outros conteúdos sobre os lugares mais incríveis do mundo!