Viajar e conhecer praias pelo mundo é um dos maiores desejos de muitos brasileiros. Por isso, é fundamental conhecer um dos destinos mais procurados na Europa para curtir as belezas naturais, como as praias de Portugal.
Com opções de norte a sul do país, você certamente já deve ter escutado falar das gigantes ondas de Nazaré, uma das praias mais famosas do país. Então, se você deseja conhecê-las, prepare o seguro viagem e as dicas que daremos ao longo deste conteúdo.
Isso porque preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre as melhores praias de Portugal por região. Certamente, se você ainda estava em dúvida sobre conhecer Portugal, você vai se encantar ainda mais com as belezas naturais do país.
Praias do Norte de Portugal
Conhecer as terras portuguesas é uma viagem à história. Por isso, grande parte das praias de Portugal, além de lindas, também estão próximas a centros históricos e construções bem características do povo português.
Praia do Moledo
A primeira praia que não pode ficar de fora da sua lista de praias do norte é a Praia do Moledo. Bem próxima à fronteira com a Espanha, Moledo é considerada uma das mais bonitas praias de Portugal e ideal para toda a família.
Além de sua beleza natural, a praia ainda reserva algumas qualidades terapêuticas, muito por conta da grande concentração de iodo em suas águas. Além disso, por ser uma praia de longa extensão, tem a presença de muito vento.
Logo, uma praia sem muitas ondas e com muito vento, lugar perfeito para a prática de alguns esportes aquáticos como windsurf.
Praia de Viana do Castelo
A região de Viana do Castelo reserva diversas praias durante sua faixa litorânea. Com isso, cada uma delas oferece uma característica única. A praia da Arda é uma das mais frequentadas e oferece uma areia branquinha.
Além dela, a praia de Afife além de apresentar uma paisagem magnífica das dunas contrastando com as águas cristalinas, também é muito procurada pelos surfistas. Até por isso, é uma das praias com mais estrutura de Portugal, como bares e restaurantes.
Já a praia do Carreço é ideal para quem viaja em família e deseja curtir uma praia mais tranquila. Por não receber muitos ventos, a praia oferece águas tranquilas e uma ótima imersão à natureza, perfeita para passar o dia.
Praia de Esposende
Assim como outras regiões de Portugal, a área de Esposende reserva belas praias, com uma rara união entre as águas claras, vegetação e areia branca. A praia da Apúlia também apresenta alguns moinhos de vento lindos para dar ainda mais brilho à paisagem.
Já a praia de Ofir, conhecida pelos corais que surgem com a maré baixa, é uma das mais visitadas do Norte de Portugal. Além das águas cristalinas ela também apresenta dunas e pinhais para transformar ainda mais a paisagem.
Além disso, a praia de Ofir também é famosa pela agitação noturna através dos bares, restaurantes e boates ao redor da costa. Por isso, é o ponto de parada ideal para quem viaja em grupo ou deseja curtir a noite de Portugal.
Praias do Centro de Portugal
Conheça agora as principais praias do Centro de Portugal que você não pode deixar de visitar durante a sua viagem. Vale lembrar que para aproveitar toda a estadia em Portugal com segurança é muito importante fazer um seguro viagem.
Praia de Figueira da Foz
Localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Coimbra, a região é conhecida pela suas enormes faixas de areias, ou seja, ideal para receber vários turistas e famílias. Por isso, Figueira da Foz é local de de veraneio de vários portugueses.
Entre as praias mais conhecidas da região está a praia do Relógio e a praia de Buarcos, uma praia de pescadores que reserva vários restaurantes típicos. Logo, ideal para se deliciar com a gastronomia local e apreciar a vista do litoral.
Praia de São Pedro de Moel
A praia localizada na região de Leiria possui falésias em contraste com o mar. Ela também abriga o Farol do Penedo da Saudade que está em funcionamento há mais de 100 anos.
Com casinhas brancas no alto das falésias e com ótima estrutura para curtir a praia, São Pedro de Moel é bastante procurada por grupos de amigos e familiares que visitam as praias da região central de Portugal.
Para conhecer as praias do centro e outras regiões de Portugal é muito importante realizar um bom planejamento para evitar deslocamentos desnecessários. Além disso, é fundamental contratar um seguro viagem Europa.
Praia de Nazaré
Certamente a praia de Nazaré é conhecida pelas ondas gigantes. Entretanto, é uma das praias que mais conservam a tradição e cultura portuguesa.
Por isso, Nazaré é uma antiga vila de pescadores, ou seja, você provavelmente vai encontrar mulheres em trajes típicos, como as sete saias secando peixes no palito à luz do sol na areia.
Através do elevador de mais de 100 anos é possível chegar ao sítio de Nazaré, o ponto mais alto da região e com a paisagem completa do litoral, sendo uma das mais emblemáticas e tradicionais de Portugal.
Praias do Sul de Portugal
As praias de Portugal localizadas na região Sul costumam ser mais belas e procuradas pelos turistas. Por isso, separamos algumas das 6 principais praias da região sul portuguesa, reconhecidas pelas águas de tom verde.
Praia da Rocha
Localizada em Portimão, na região de Algarve, a praia da Rocha é considerada uma das praias mais bonitas do país e cartão postal das praias portuguesas. Afinal, as falésias coloridas ao redor da água esverdeada não são encontradas em qualquer lugar.
Na praia é possível realizar maravilhosos mergulhos para conhecer a vida marinha, principalmente por conta da água cristalina em dias mais ensolarados. Além disso, a praia conta com boa infraestrutura.
Praia do Guincho
A praia do Guincho localizada na região de Cascais é conhecida por suas dunas e águas azuis. Além disso, por ter uma corrente de vento frequente é outra praia ideal para esportes aquáticos como kitesurf e windsurf.
As duas dunas também servem de paisagem e trilha para caminhadas relaxantes para admirar a beleza natural da região.
Praia do Meco
A praia do Meco possui uma das águas mais fortes de Portugal, por isso, é preciso muito cuidado ao decidir tomar um banho de mar. Além disso, a praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, é considerada a primeira praia naturista de Portugal.
Por ter um acesso um pouco mais complexo, ela ainda reserva uma boa conservação da natureza e é uma das mais selvagens da região. Logo, é uma praia que oferece beleza natural em estado puro, sem muita infraestrutura, além de alguns poucos bares.
Outras praias de Portugal
De modo geral as praias da região sul, ou seja, as praias de Algarve são consideradas as mais famosas e melhores praias de Portugal, principalmente Lagos, Albufeira e Faro.
Na alta temporada, no verão europeu, as águas esverdeadas se tornam ainda mais cristalinas.
Além disso, embora sejam um pouco mais geladas que o padrão das praias brasileiras, o forte calor europeu torna as praias ainda mais convidativas para um banho de mar. Em sua maioria, as praias de Algarve contam com enormes falésias e ótimas faixas de areia.
Por serem bastante procuradas, as praias da região sul costumam ser as que oferecem mais estruturas de restaurantes. Por isso, Albufeira é a região perfeita para quem deseja curtir o dia em ótimas praias e também aproveitar o agito da noite portuguesa.
Dicas e informações úteis para visitar as praias de Portugal
Com essa pequena amostra do que as praias portuguesas reservam a seus moradores e turistas é possível entender a necessidade de ficar pelo menos uma semana em Portugal.
Além das praias, Lisboa e Porto também são cidades muito frequentadas pelos amantes da história e ideal para cconhecer a rotina da vida portuguesa.
Por isso, Portugal não é um daqueles lugares que você pode visitar rapidamente. Além disso, existem diferentes tipos de viagens que o país oferece.
Portanto, você pode visitar Portugal e conhecer Lisboa, Porto, Coimbra, Óbidos e se deslumbrar com a arquitetura, museus e gastronomia. Entretanto, você também pode visitar Portugal apenas para curtir as dezenas de praias maravilhosas.
Para isso, o mais interessante é escolher praias próximas e concentradas em uma região, como Norte ou Sul, por exemplo. Com essa iniciativa seu roteiro fica mais prático e você pode aproveitar mais dias e tempo em casa praia.
Caso tenha a oportunidade de ficar pelo menos duas semanas é possível desbravar as belas praias de Portugal e ainda conhecer cidades históricas como Lisboa e Braga. Por isso, o principal é determinar qual o objetivo da viagem e o tempo disponível.
Logo, é fundamental conhecer Portugal com segurança e todas as belezas que o país tem a oferecer a elaboração de um roteiro bem específico por região. Além disso, reservar hospedagens com antecedência também é muito importante.
Afinal, Portugal é um país que recebe muitos turistas durante todo o ano, principalmente no verão europeu, por isso pode ser complicado encontrar hotéis durante a viagem.
Além disso, como em qualquer viagem para fora do país, principalmente em locais de praias, é essencial contratar o seguro viagem internacional para se prevenir de imprevistos.
Quando viajar para Portugal?
Portugal é um país reconhecido por sua gastronomia, mas também reserve muita história. Por isso, para conhecer a cidade é preciso entender o tipo de viagem que você deseja fazer. Afinal, é possível visitar cidades históricas e praias no país.
Para conhecer as praias de Portugal o ideal é viajar com muito calor e dias ensolarados e longos. Por isso, o melhor mês para ir para praia em Portugal é entre o fim da primavera e durante o verão europeu, ou seja, entre os meses de maio e setembro.
Ao conhecer as praias de Portugal nessa época do ano é possível aproveitar os dias longos, bem mais longos que no Brasil e aproveitar todas as belas praias.
No entanto, viajar para Portugal no inverno também pode ser interessante para quem deseja conhecer cidades históricas e frequentar os museus, centros culturais e castelos.
Conheça as praias de Portugal com segurança
Com todas as informações no texto é possível conhecer mais sobre as praias de Portugal e entender porque elas são uma das mais procuradas pelos turistas de todo o mundo. Afinal, as praias contam com vasta variedade de belezas naturais e águas cristalinas.
Portanto, conhecer as praias de Portugal é um momento de imersão na natureza, seja pelas falésias coloridas, pelas dunas e areias brancas e principalmente pelas águas azuis ou esverdeadas.
Portugal sempre vai reservar boas histórias. Para aproveitar o que há de melhor nas praias de Portugal o mais indicado é visitar o país durante o fim da primavera e o verão. Logo, os meses de maio até setembro são os mais ensolarados e ideias para praia.
No entanto, Portugal também é um país que apresenta muita cultura e história. Por isso, visitar outras regiões do país, como Lisboa, Porto e Braga também é muito interessante, para conhecer museus e castelos.
Portanto, se deseja visitar as duas opções de viagens que Portugal oferece, o ideal é realizar uma viagem mais longa, com mais de uma semana pelo menos. Em qualquer época do ano Portugal é lindo e reserva boa gastronomia, paisagens e histórias.
Agora que você já sabe mais sobre as praias de Portugal é hora de montar aquele planejamento de viagem e contratar o seguro viagem Europa.
Caso tenha gostado desse artigo e deseje acompanhar outros conteúdos, não deixe de acessar o Blog do Assistente Viagem.