Um dos mais belos cartões-postais do Nordeste, as dunas de Jericoacoara encantam turistas de todo mundo. Isso porque suas belezas naturais que transformam o lugar em um verdadeiro paraíso.
Com dunas impressionantes, que percorrem 20km de extensão, Jericoacoara oferece diversas atividades interessantes aos visitantes,
No entanto, antes de fazer suas malas e escolher o seguro de viagem para chegar nesse lugar paradisíaco, é importante saber as principais informações. Dessa forma, fica mais fácil preparar o itinerário perfeito.
Para te ajudar nessa tarefa, o Assistente de Viagem produziu este texto com todos os dados sobre as dunas de Jericoacoara, além de te informar o que você pode fazer no município cearense. Confira a seguir!
Afinal, onde ficam as dunas de Jericoacoara?
Como você deve ter deduzido, as dunas de Jericoacoara ficam em Jejicó de Jericoacoara, município do Ceará. O local fica a 300km da capital do estado, Fortaleza.
Elas compõem parte do Parque Nacional de Jericoacoara, uma área de proteção ambiental. Ou seja, há um projeto oficial que visa proteger os ecossistemas locais e assegurar a preservação dos recursos naturais.
Por isso, quem visita as dunas de Jericoacoara se deparam com a possibilidade de realizar atividades ligadas ao turismo ecológico. Dessa forma, é possível aproveitar o local de forma sustentável.
Além disso, as dunas se situam num vilarejo de pescadores, que aproveitam as águas cristalinas para retirar seu sustento.
Curiosidades sobre Jericoacoara
Por estar localizada em um lugar inóspito, existem algumas curiosidades sobre Jericoacoara que você precisa saber. E claro, não se esqueça de contratar o seu seguro viagem nacional:
- Não há postes de luz na cidade devido a um norma do Parque Nacional. Para solucionar isso, há um sistema de cabos subterrâneos que fornecem a energia elétrica;
- É muito comum ver diversos animais na rua, como gatos, cachorros e até mesmo, jumentos;
- A Vila de Jericoacoara tem uma rua conhecida como “Rua do Álcool”, onde os ambulantes se reúnem para vender suas bebidas.
Quando ir?
Não há um tempo “certo” para conhecer as Dunas de Jericoacoara. Afinal, se trata de um lugar belíssimo em qualquer momento do ano.
Sendo assim, tudo depende da sua intenção. Na alta temporada, que vai de julho a janeiro, os turistas aproveitam os ventos fortes para praticar windsurf e kitesurf.
Por outro lado, a baixa temporada ocorre no inverno. Com as chuvas características do inverno, há uma queda na quantidade de hospedagens.
Entretanto, esse é o momento ideal para quem busca curtir o lugar de forma mais tranquila.
Taxa de Turismo Sustentável
Um dado interessante é que há uma cobrança para os turistas que visitam as Dunas de Jericoacoara. A prefeitura instituiu em 2015 a Taxa de Turismo Sustentável, que se volta à preservação do meio ambiente.
Assim, os turistas entre 13 e 59 anos devem pagar uma taxa de R$30 reais por semana. As pessoas com deficiência estão isentas da cobrança, que pode ser paga pela internet no site da prefeitura.
Além das dunas, o que fazer em Jericoacoara?
Agora você está pronto para fazer suas malas, pegar o seu seguro viagem Brasil e partir para as Dunas de Jericoacoara, certo? Calma! Antes de tudo, conheça algumas opções de lugares que você precisa conhecer na região!
Pedra Furada
Um dos símbolos mais conhecidos de Jericoacoara, a Pedra Furada se trata de uma formação rochosa em formato de arco, causado pelo processo de erosão da água do mar.
Na maré baixa, é possível caminhar pela formação. Além disso, nos meses de julho e agosto, é possível apreciar o sol se pondo no arco da pedra.
Poço da Princesa
Uma pequena piscina natural que tem cerca de 1,70m de profundidade e se localiza próximo à Pedra Furada. Ideal para quem gosta de tomar um banho de mar durante a maré baixa.
Caverna do Morcego
Refere-se a uma pequena formação rochosa, que fica entre a Praia da Malhada e a Pedra Furada. O nome deriva da presença dos animais na localidade.
Serrote
Trata-se do nome de dois pequenos morros à direita da Vila de Jericoacoara. Aliás, é um dos poucos lugares no Parque Nacional em que há vegetação com arbustos.
Um aspecto interessante é que o essa formação rochosa protege Jericoacoara da força dos ventos e das areias das dunas, permitindo assim que as pessoas realizem caminhadas e contemplem a vista do mar.
Duna do Pôr do Sol
Entre as diversas dunas, essa ganhou esse nome porque as pessoas costumam se reunir nela para assistir o pôr do sol por volta das 17h, criando uma tradição diária.
Durante o dia, os turistas podem aproveitar essa duna impressionante para andar de buggy ou realizar práticas esportivas.
Praça de Jericoacoara
Saindo um pouco da região das Dunas de Jericoacoara, muitas pessoas se reúnem na Praça Edvá Esmerino da Silva, também conhecida como Pracinha de Jeri.
Com bancos em formato de canoas e quiosques cobertos de palha, trata-se de um local bastante típico da região. Por isso, os moradores tornaram a praça em um ponto de referência na cidade.
Poço do Ananias
Apesar do nome, trata-se de uma piscina natural que se forma devido ao represamento da água do mar na época de maré baixa.
Ela fica entre a Praia Principal e a Praia da Malhada, sendo um das principais formações naturais desse tipo na localidade.
Lagoa Azul
Próximo às Dunas de Jericoacoara, a Lagoa Azul se tornou um dos lugares mais conhecidos por turistas do mundo inteiro, devido às suas águas cristalinas e límpidas.
Existem redes suspensas por cima da lagoa, que tornam a experiência para os turistas ainda mais inesquecível.
Praia das Conchas (Pedra Furada)
Por fim, destaca-se a Praia das Conchas, que abriga a Pedra Furada. De visual estonteante, é perfeita para as pessoas que buscam tirar fotos para guardar de recordação.
Contudo, a praia tem um mar bastante agitado, então é necessário que o visitante tenha cuidado ao se banhar.
Conheça as Dunas de Jericoacoara utilizando o Assistente de Viagem!
Você sabia que a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem pode tornar o seu sonho de conhecer as Dunas de Jericoacoara mais próximo da realidade?
Isso ocorre porque, graças a ela, você pode comparar os diversos tipos de seguros de viagem existentes e verificar qual deles se adequa ao seu bolso. Além disso, a ferramenta apresenta os descontos disponíveis.
Então, não perca essa chance de escolher o melhor seguro de viagem! Lembre-se também de acessar o Blog do Assistente de Viagem para ler mais conteúdos exclusivos!