Ilhabela é um destino famoso do litoral paulista, principalmente para aqueles viajantes que buscam conhecer praias paradisíacas, tranquilas e com boa infraestrutura. Com população de pouco mais de 35 mil habitantes, Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos do Brasil e possui 19 ilhas. Além disso, por seu conjunto montanhoso, tem pontos como o Pico de São Sebastião e o Morro do Papagaio, respectivamente com 1279 e 1302 metros de altura.
Vizinha à também famosa cidade de Ubatuba, Ilhabela fica a cerca de 212 km da capital e por atender aos requisitos de uma lei estadual, possui maior verba para a promoção do turismo em estâncias balneárias.
Neste artigo, preparamos um especial sobre a ilha e tudo o que você precisa saber antes de conhecê-la. Confira conosco e boa leitura!
Como chegar em Ilhabela e realizar a travessia de balsa
Por se tratar de uma ilha, o transporte é feito por balsas, durante o dia todo e até mesmo em madrugadas, feriados e fins de semana. Para chegar em Ilhabela, o acesso a partir de São Paulo é feito pela Rodovia Ayrton Senna, Governador Carvalho Pinto e Tamoios. O trajeto tem cerca de 2h30 partindo da capital e para quem pretende realizar a viagem de avião, o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos. De lá até Ilhabela, as opções são sempre terrestres.
As balsas saem do distrito de São Sebastião e possuem valores diferenciados de acordo com dias úteis ou fins de semana e feriados. A travessia pode ser feita também com carros ou caminhonetes, e para consultar tarifas e horários, basta acessar o site do departamento hidroviário de São Paulo.
A primeira dica é: se puder, sempre chegue antes do horário de embarque. De modo geral, em horários de maior movimento e períodos de alta temporada, o embarque pode demorar até uma hora. Para aqueles que não querem aguardar, há ainda a opção do app Hora marcada, que permite o agendamento da travessia. Contudo, o valor é cerca de 3 vezes o ticket normal da balsa.
Andando pela ilha: transporte
Os passeios de barco são formas rápidas de se chegar aos pontos mais distantes de Ilhabela. Isso porque são feitos em flexboats, um tipo mais veloz de barco.
Algumas praias como a Bonete só é acessível pelos barcos, ou ainda por trilhas de até 4 horas. No caso de passeios com veículo próprio, certifique-se que o caminho é acessível por automóveis sem tração 4×4.
O que conhecer e fazer em Ilhabela
Todo turista que vai a Ilhabela estará rodeado de belíssimas praias. Além delas, também não podem deixar de conhecer o Parque Estadual, num complexo de preservação ambiental com mais de 27 mil hectares. Abaixo, confira os principais pontos turísticos da ilha.
Parque Estadual de Ilhabela
O parque inclui 12 ilhas, 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel, totalizando um arquipélago com 19 locais para visitação. A área total inclui todas as praias, mirantes e cachoeiras e é cercado pela Mata Atlântica. Para realizar uma de suas trilhas, é necessário o acompanhamento de um monitor local e credenciado.
Praia do Veloso e Praia do Curral
As duas praias são alguns dos points preferidos dos turistas. Enquanto a Praia do Veloso conta com o mar mais tranquilo (ideal para crianças, por exemplo), a Praia do Curral tem diversos restaurantes, quiosques e barracas. Sem consumo mínimo, os estabelecimentos mais famosos ali são o Siri Loko, o Comandante Adriano e o Papagaio Bar.
A praia tem 400 metros de extensão e é bastante utilizada também para caminhadas na areia.
Clique aqui e conheça as praias mais paradisíacas do Brasil
Praia do Julião, Praia da Feiticeira e Fazenda São Mathias
A Praia do Julião tem 250 metros de extensão e areia fina e branca. Ali é possível encontrar o antigo alambique da ilha, que já produziu famosas cachaças locais.
Já a Praia da Feiticeira tem uma ótima infraestrutura para estacionamento e possui 2 cachoeiras que desaguam no mar. Ali é possível conhecer a Fazenda São Mathias, um casarão colonial que, segundo a lenda, pertenceu a uma senhora de escravos que escondeu seu tesouro com a ajuda de seus serviçais. Porém, após escondê-lo, teria matado todos os escravos e até hoje não se sabe o paradeiro da fortuna.
Praia das Pedras Miúdas e Ilha das Cabras
A praia das Pedras Miúdas é uma faixa de areia bem simpática, mas devido às pequenas pedrinhas no mar (que nomeiam a praia), o banho pode ser um pouco incômodo. Ela fica a cerca de 200 metros da Ilha das Cabras, que permite a visitação a um Santuário Ecológico Marinho com peixes, tartarugas e até cavalos marinhos. O local é recomendado para quem quer fazer mergulho e conhecer sobre a fauna marinha.
Mirante do Piúva
Aqui é a melhor escolha para aquela foto incrível de Ilhabela, com direito a um letreiro colorido da cidade. Com várias vagas no estacionamento, oferece uma vista incrível do movimento das barcas e dos povoados de São Sebastião e Ilhabela.
Praia do Pequerê, Praia do Engenho e Fazenda do Engenho d’Água
A praia do Pequerê está localizada no centro da vila e próximo de todo o comércio de Ilhabela. Por sua vez, a Praia do Engenho d’Água tem, em seus arredores, uma fazenda de mesmo nome, tombada como patrimônio histórico e construída no Século 17.
Na Praia do Engenho existe uma releitura da via crucis em aço inox, obra do artista plástico conhecido como Paixão e com até 3 metros de altura.
Clique aqui e confira outros destinos incríveis pelo Brasil
Saco da Capela
Para os amantes do pôr do sol, essa é a praia ideal. Isso porque conta com uma estrutura perfeita para se passar a tarde e ver o movimento dos barcos e veleiros.
Centro histórico de Ilhabela
Por último, temos a vila, que por ser pequena é bem fácil de explorar. O pier de Ilhabela oferece um espaço charmoso para quem quer observar o mar, com uma praia tão minúscula que desaparece completamente nas marés altas.
Na Rua do Meio estão os principais estabelecimentos como, por exemplo, bares, sorveterias, restaurantes e lojas para presentes.
A Matriz de Nossa Senhora da Ajuda fica no ponto central da vila e teve sua construção iniciada em 1697.
Onde ficar em Ilhabela
O centro histórico de Ilhabela, também conhecido como Vila, divide a ilha entre o norte e o sul. E aí está a indecisão de boa parte dos turistas. Ainda que o sul possua pior infraestrutura e condições de estradas, ali estão as praias mais famosas e belas. Como por exemplo, a Praia do Curral e a Praia da Feiticeira. Por sua vez, o norte conta com praias como Perequê e Pedra do Sino, com vagas para estacionar e mais incidência de comércios.
Por isso, se sua viagem for de carro, fique próximo ao centro da vila. Já em situações de baixa temporada, decida a partir da hospedagem. Dessa forma, será mais fácil explorar a ilha.
E por último, se você pretende pouco esforço e ficar próximo a uma praia legal, escolha nas proximidades da Praia do Curral.
Conclusão
Certamente escolher conhecer Ilhabela será realizar uma viagem incrível por cenários belíssimos. Afinal, a ilha é um lugar mais admirado por viajantes do Brasil e do mundo.
E para que sua viagem tenha apenas momentos inesquecíveis, você não pode deixar de consultar as opções do seguro viagem nacional para evitar imprevistos e problemas.
Para mais informações e para se manter informado sobre os destinos mais incríveis do Brasil e do mundo, acompanhe o blog do Assistente de Viagem