Canela é uma cidade do Rio Grande do Sul com pouco mais de 42 mil habitantes e famosa por suas atrações turísticas relacionadas a temperaturas mais baixas. Juntamente com Gramado, Canela faz parte da serra gaúcha e oferece desde atrativos naturais quanto uma estrutura turística ideal para casais e famílias.
Com ruas largas e arborizadas, apresenta um clima tranquilo e oferece, em geral, casas de veraneio, parques, museus temáticos e diversas vinícolas.
No artigo de hoje vamos conhecer melhor a cidade, a melhor época do ano para visitar e tudo o que você irá encontrar. Vem conosco e boa leitura!
Como chegar à Canela e melhor época do ano para visitar
Os dois aeroportos mais próximos de Canela são o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (124km) e o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (73km). Em Caxias, há 5 saídas de ônibus todos os dias e de Porto Alegre, a rota é realizada em intervalos de 1 hora, de segunda a domingo.
Por tradição, a alta temporada acontece durante o inverno, contudo, de outubro até a primeira quinzena de janeiro são muitos os visitantes que buscam a cidade para participar de eventos tradicionais. Dentre os mais famosos estão o Natal Luz (realizado na cidade vizinha de Gramado) e o Sonho de Natal. No mês de outubro, Canela recebe o Festival Internacional de Bonecos com apresentação de marionetes em vários espaços culturais por toda a cidade.
O que você não pode deixar de fazer em Canela
Para os amantes de cultura e história, o passeio por Canela pode começar pela Matriz Nossa Senhora de Lourdes, conhecida popularmente como Catedral de Pedra. Um dos principais símbolos da cidade é uma igreja com estilo gótico, 12 sinos e mais de 65 metros de altura. Além dela,o Parque Estadual do Caracol e o Parque da Ferradura são dois dos principais pontos de interesse de turistas, devido suas trilhas ecológicas, mirantes, rios e os passeios de bondinho ou trem.
Enquanto no primeiro está situado um dos principais cartões postais da cidade – A Cascata do Caracol – o segundo possui uma estrutura acima de um cânion que oferece uma visão completa da vista, numa altura de 360 metros.
Museus curiosos por toda a cidade
Outro ponto que merece destaque em Canela são os museus. Criativos e um tanto incomuns, eles recontam histórias de objetos e costumes da região e do mundo.
O primeiro a se conhecer é o Memorial do Ferro de passar, que conta com um acervo de mais de 300 peças do utensílio doméstico.
Já o Museu da Moda de Canela se dedica à história das roupas femininas, e nele você verá desde peças da antiguidade até réplicas de vestidos famosos, como por exemplo, da Princesa Diana.
Por sua vez, o Castelinho Caracol apresenta mobiliário, ferramentas e roupas legítimas do início do Século 20. O local pertenceu à tradicional família alemã Franzen e por mais de 5 gerações oferece, além do passeio, guloseimas como o apfelstrudel, o sorvete de creme e o chá de maçã.
Por último, há o Mundo a vapor que mostra a paixão dos irmãos Benito e Omar Urbani por máquinas a vapor e o Museu Egípcio, que apresenta réplicas de tumbas, artefatos e até mesmo múmias, e foi concebido por um artista plástico de Sharkia, do Egito.
Diversão para crianças em Canela
As crianças também irão se divertir em algumas das atrações oferecidas em Canela. Isso porque há desde o Parque Terra Mágica Floryball com cinema repleto de efeitos sensoriais e movimentos de poltronas, personagens folclóricos e teatro de bonecos até os brinquedos radicais do Alpen Park, que possui trenó, montanha-russa e elevador com queda livre.
Outro passeio imperdível para os pequenos está no Mundo Gelado do Capitão, com esculturas e mobiliário todo feito de gelo e uma caverna com -10º de temperatura.
Onde comer em Canela
A gastronomia de Canela oferece uma variedade de pratos típicos alemães, principal país que colonizou a região. Dentre os restaurantes, os mais famosos são:
Schnitzelstubb – com clássicos como o salsichão e o schnitzel, empanado muito comum em países europeus;
Pappardelle – com massas caseiras de rondelli, lasanha e pizzas;
Bistrô da Lu – especializada em paella e frutos do mar;
Cannelé Bistrot – oferece clássicos franceses como cassoulet e confits de pato;
Galangal – possui receitas inspiradas em países asiáticos e o menu contempla sushis, yakissoba e pad thai.
Circuito de vinhos na Serra Gaúcha
O roteiro turístico em Canela, assim como em outras regiões serranas do Brasil, possui uma etapa exclusiva para os amantes de vinhos, cachaças e cervejas artesanais.
Dentre os principais locais de visitação estão:
Alambique Flor do Vale – é possível conhecer as etapas de produção da cachaça, além de fazer trilhas ecológicas e avistar a paisagem em um mirante;
Cervejaria Farol – o turista irá visitar a produção de vários tipos de cervejas artesanais e entender sobre o padrão alemão de produção;
Vitivinícola Jolimont – A vinícola produz vinhos tintos, brancos e espumantes e realiza um passeio desde as parreiras até o armazenamento.
Confira aqui 4 lugares frios para viajar no Brasil
Onde se hospedar em Canela
Em geral, é possível se hospedar em Canela, na região central – para quem busca ficar perto de tudo – ou em pousadas e hotéis mais distantes do centro. A maior parte das hospedarias oferecem comodidades como lareiras e ofurôs de águas quentes, ideais para dias frios.
Por se tratar de uma região repleta de Mata Atlântica no meio de várias araucárias, toda a cidade está rodeada por ampla área verde.
Não deixe de solicitar as tradicionais mantas típicas gaúchas e, para quem não é muito fã de temperaturas baixas, solicite um quarto com aquecimento.
Conclusão
Canela possui tantos encantos quanto a vizinha Gramado, e é uma opção de viagem inesquecível para aqueles que buscam tranquilidade.
Portanto, se você pretende conhecer a cidade, não se esqueça de contratar um Seguro Viagem Nacional a fim de garantir segurança para qualquer imprevisto.
Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo e para saber mais sobre destinos dentro do Brasil, continue acompanhando o blog do Assistente de Viagem!