Quem busca saber o que fazer na República Tcheca, certamente já se rendeu aos encantos de um dos países mais incríveis do Velho Mundo. Por isso, damos continuidade aos nossos roteiros pelo leste europeu.
Afinal, a República Tcheca não apenas é o maior destaque da região como oferece atrações incríveis e com preços muito mais interessantes que outros países europeus. Além disso, há voos com escalas que saem do Brasil de diversas capitais, o que facilita a viagem.
Por isso, já separe o seu seguro viagem Europa e embarque conosco pelas melhores dicas sobre o que fazer na República Tcheca. Boa leitura!
História da República Tcheca
Para entender sobre nossas dicas sobre o que fazer na República Tcheca, é necessário saber que o país tem uma história rica e complexa. Isso porque, desde a formação do Grande Império da Morávia no século 9, ele passou por períodos como a dinastia Přemyslid e a revolução Hussita. Ou seja, o país testemunhou mudanças políticas e culturais profundas.
Além disso, a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial e a era comunista de 1948 a 1989 também deixaram marcas. Por fim, a separação da Tchecoslováquia em 1993 deu origem à República Tcheca, que se tornou parte da União Europeia em 2004.
Com uma população altamente desenvolvida e uma economia baseada no comércio internacional e na indústria automobilística, a República Tcheca mantém sua identidade cultural e histórica única.
Pontos de atenção ao visitar a República Tcheca
Por ser parte dos países europeus que estão no Tratado de Schengen, antes de conhecer o que fazer na República Tcheca, você precisa contratar o seu seguro viagem internacional. Além disso, mesmo sem a necessidade de visto, o passaporte também é obrigatório.
Assim como a maior parte dos países europeus, a República Tcheca possui as estações do ano bem definidas. Em resumo, o verão possui um clima intenso enquanto o inverno atinge temperaturas bem baixas. A moeda oficial do país é a coroa tcheca, entretanto, é possível utilizar euro em praticamente todos os lugares.
Em relação às atrações turísticas do país, o ideal é sempre agendá-las virtualmente, através de sites oficiais ou agências de viagem. Dessa forma, você evita filas longas ou atendimento demorado na maior parte dos locais.
O que fazer na República Tcheca em 8 atrações imperdíveis
1 | Fazer um passeio pelo Rio Moldava
O primeiro motivo que responde o que fazer na República Tcheca é ter uma experiência única pelas águas do Rio Moldava. Afinal, ele corta toda a capital do país e permite aos turistas apreciar uma vista impressionante.
Durante o passeio, os visitantes podem apreciar a beleza do rio e da cidade, enquanto também podem descobrir a rica história e cultura da República Tcheca.
2 | Visitar o Relógio Astronômico Comunista
Com o nome de Orloj, o Relógio Astronômico de Praga fica na Praça da Cidade Velha da capital tcheca. Sua construção data de 1410, ou seja, ele é o mais antigo do seu tipo em funcionamento no mundo.
Embora tenha sido parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, foi restaurado e continua a funcionar até os dias atuais. Além disso, ele não marca apenas as horas, como também marca três horários diferentes: o “Horário Babilônico”, o “Horário da Europa Central” e o “Horário Tcheco Antigo”.
Saiba também | Viagem de trem pela Europa
3 | O que fazer na República Tcheca: visitar o maior castelo do mundo
No Castelo de Praga, os visitantes podem explorar uma rica história e uma arquitetura deslumbrante. Isso porque há destaques que incluem a majestosa Catedral de São Vito, símbolo de Praga e da República Tcheca, e a pitoresca Rua do Ouro, com suas casas coloridas.
Além disso, o Vladislav Hall, uma imponente sala construída entre 1492 e 1502, é um ponto de interesse significativo. Em resumo, ele é o maior castelo do mundo e foi a residência dos Reis da Boêmia. Posteriormente, tornou-se a sede do presidente da República Tcheca, em 1918.
4 | Passear pelos Salão dos Vinhos Tchecos em Valtice
Para quem aprecia bons vinhos, dá para responder sobre o que fazer na República Tcheca a partir da indicação do Salão dos Vinhos de Valtice. Afinal, é onde se pode desfrutar de uma experiência única de degustação da bebida.
Ele se situa no Palácio Valtice e, além da degustação, os visitantes podem explorar as caves do palácio, conhecer mais sobre a produção vinícola local e desfrutar da beleza dos jardins e vinhedos da região de Morávia.
Sendo assim, é um destino imperdível para os amantes de vinho e para aqueles que desejam vivenciar a cultura vinícola tcheca em um ambiente histórico e encantador.
5 | Degustar a gastronomia e cervejas do país
Famosa por sua rica gastronomia e tradição cervejeira, a República Tcheca conta com uma variedade de cervejas de alta qualidade. Por exemplo, a Kozel, que tem produção desde 1874 e a Pilsner Urquell, uma das cervejas mais famosas do mundo.
Além disso, a República Tcheca é líder mundial em consumo de cerveja per capita. Por sua vez, na gastronomia, destacam-se pratos como o filé-mignon e petiscos tradicionais que harmonizam perfeitamente com as cervejas locais.
Leia também | Valor mínimo para entrar na Europa
6 | Se encantar com a Igreja de Nossa Senhora de Týn, em Praga
Ainda que a igreja mais conhecida da República Tcheca seja a do Menino Jesus de Praga, a construção religiosa mais importante do país é outra. Neste caso, falamos da Igreja de Nossa Senhora de Týn, que também fica na Praça da Cidade Velha em Praga.
A igreja começou a ser construída em 1365 e foi influenciada pelo movimento reformista da Boêmia, liderado por Jan Hus. Embora tenha sido construída em estilo gótico, a igreja atual é mais conhecida por seu estilo barroco, que data de 1689.
Dentro da igreja, os visitantes podem encontrar uma variedade de artefatos históricos, incluindo altares decorados, telas de grandes dimensões, bancos góticos, uma pia de estanho e um púlpito gótico.
Além disso, a igreja é famosa por seu órgão antigo, construído em 1702.
7 | Ir ao Mundo Medusa
Outra atração imperdível para quem busca saber o que fazer na República Tcheca é visitar, na capital do país, o aquário de nome Mundo Medusa.Isso porque seu nome se origina pela exclusividade do local em abrigar mais de 10 mil espécies de medusas, distribuídas em 38 tanques.
Sendo assim, a atração turística é muito popular e atrai cerca de 200 mil visitantes por ano.
Saiba também | Melhor seguro viagem para a Europa
8 | Bairro judeu e o que fazer na República Tcheca
Por último, merece citação sobre o que fazer em Praga, o Bairro Judeu que se situa no alto da cidade. De nome Josefov, é um local histórico e culturalmente rico, com uma história que remonta à Idade Média.
Em resumo, o bairro surgiu como resultado da união de duas comunidades judias em Praga. Contudo, durante séculos, o bairro foi marcado por discriminação e segregação, mas em 1850, foi oficialmente integrado à cidade de Praga.
O bairro possui sinagogas, além do Velho Cemitério Judeu de Praga é um local de grande importância. Afinal, ele conta com 12 mil lápides e sepulturas de figuras notáveis da comunidade judaica.
O mais triste da história do local é que, segundo historiadores, era ali que Adolf Hitler pretendia criar um memorial quando conseguisse acabar com todos os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Descobriu o que fazer na República Tcheca? Não abra mão da segurança ao visitar o país!
Após conferir nossas melhores dicas sobre o que fazer na República Tcheca, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!
Além disso, quase todos os países da Europa exigem a contratação de uma apólice. Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem internacional que mais combina com você.
Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!