Seguro Viagem é um serviço de assistência ao viajante, para ser utilizado em casos de emergência, e tem por finalidade cobrir custos relacionados a doenças ou acidentes durante viagens, extravio de bagagens, repatriação, e outras coberturas. É válido durante um período predeterminado escolhido no momento da compra do seguro.
As coberturas variam de acordo com a companhia e o plano. Todos os planos de seguro viagem oferecem cobertura para enfermidade e acidentes, porém é muito comum os planos oferecerem uma série de outras coberturas, do tipo: extravio de bagagem, atraso de voo, concierge, fiança, e outras.
As seguradoras mantêm centrais de atendimento disponíveis 24h para atender as necessidades dos viajantes. Para acionar o seguro basta ligar, enviar e-mail, e até WhatsApp, para a seguradora e solicitar auxílio. As seguradoras também permitem que o viajante ligue a cobrar do exterior para a central de atendimento no Brasil para que o atendimento seja feito em português. Todos os meios de contato com a seguradora estão informados no certificado (apólice) que o viajante recebe após a contratação do seguro viagem.
É comum alguns chamarem Seguro Viagem de Assistência Viagem, Assistência Médica Internacional, ou até (de forma equivocada) de Seguro Saúde. A SUSEP proíbe o uso desse último termo para se referir ao seguro viagem.
Por que contratar um serviço de assistência ao viajante?
O planejamento de uma viagem pode levar um ano todo, mas um mínimo inconveniente pode estragar tudo. É impossível prever uma tormenta que provoque o fechamento de um aeroporto, uma emergência médica ou legal, mas é possível minimizar as conseqüências que esse acontecimento pode provocar no planejamento de seu roteiro.
Brasileiros viajando para Europa devem contratar obrigatoriamente uma cobertura de no mínimo 30 mil Euros de acordo com exigências do tratado de Schengen. Em caso de não apresentação do certificado (voucher) a entrada pode ser negada.